Acabe com a insônia com estes sucos caseiros
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Neste artigo compartilhamos 5 deliciosas combinações com propriedades medicinais, que ajudarão você a adormecer e ter um sono reparador
Trate a insônia com a dieta
A insônia é um distúrbio que afeta muitas pessoas e condiciona enormemente sua qualidade de vida. Se não descansarmos à noite, não podemos recuperar a energia e nosso corpo estará mais predisposto a sofrer de doenças.
Além disso, aqueles que sofrem de insônia podem ter uma grande angústia por querer dormir e não conseguir isso. Por esse motivo, muitas vezes recorrem a medicamentos que trazem efeitos colaterais para a saúde.
Recomendamos experimentar estes sucos naturais e caseiros que, além de serem deliciosos, nos ajudarão a combater a insônia naturalmente.
Recomendamos que você leia:3 estratégias curiosas para combater a insônia pelas quais seu cérebro agradecerá
5 sucos naturais
Experimente estas combinações para criar sucos com propriedades relaxantes, ou misture os diferentes ingredientes ao seu gosto, para obter novas receitas.
1. Abacaxi e beterraba
Este refrescante suco de cor rosa nos fornecerá os nutrientes que precisamos para dormir melhor:
- Abacaxi: é rico em triptofano, que é o precursor da melatonina e da serotonina. A melatonina nos ajuda a dormir, enquanto a serotonina aumenta nossa sensação de bem-estar.
- Beterraba: a beterraba se destaca por seu alto teor de magnésio, que está intimamente relacionado a alguns tipos de insônia. Quando temos um déficit desse mineral em nosso corpo, nosso sonho é superficial e acordamos várias vezes durante a noite.
2. Banana, morango e espinafre
Este suco cremoso e equilibrado é o lanche ideal se quisermos melhorar o descanso noturno. Embora contenha espinafre entre seus ingredientes, o sabor predominante é o da banana e do morango:
- Banana: é muito benéfica para tratar a insônia, graças ao seu conteúdo em melatonina, o hormônio do sono. Além disso, contém magnésio, o que nos ajudará a relaxar os músculos em caso de tensões.
- Morango: o morango também contém melatonina, um hormônio que secreta a glândula pineal.
- Espinafre: o espinafre se destaca pelo seu conteúdo de vitamina B6, que leva nosso cérebro a gerar melatonina e serotonina.
3. Tomate e alface
Este suco de vegetais pode ser uma alternativa salgada, semelhante ao gaspacho. Podemos temperá-lo com sal marinho, azeite, alho e vinagre:
- Tomate: promove a produção de melatonina, e é rico em magnésio, fósforo e potássio.
- Alface selvagem: destaca-se por suas incríveis propriedades sedativas e relaxantes. Suas virtudes analgésicas também são reconhecidas, o que também nos ajudará a descansar melhor, se sofrermos de dor crônica.
4. Cenoura e amêndoa
Este delicado suco, além de combater a insônia é muito benéfico para os olhos, pele e ossos:
- Cenoura: da mesma forma que o espinafre, a cenoura é rica em vitamina B6.
- Amêndoa: as amêndoas contêm ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6. Por ter bons níveis desses nutrientes, conseguimos um sono mais tranquilo.
Veja também:Melhore sua digestão e alivie a inflamação com esta vitamina de mamão e leite de amêndoas
5. Cereja e aveia
Este suco é delicioso, com um leve toque ácido, que podemos adoçar com um pouco de estévia ou mel:
- Cereja: contém melatonina e magnésio, entre outros nutrientes benéficos. Também possui propriedades anti-inflamatórias e alivia a dor muscular.
- Aveia: é um cereal muito especial porque, embora seja muito enérgico, tem propriedades relaxantes no nosso sistema nervoso. Desta forma, nos ajudará a combater a insônia, o estresse, a ansiedade e o nervosismo.
Quando beber os sucos?
- Podemos beber esses sucos ao longo do dia, fora das refeições, se quisermos equilibrar nosso sistema nervoso. Isso pode ser muito benéfico para pessoas que sofrem de ansiedade, estresse ou irritabilidade.
- Se quisermos apenas tratar a insônia, tomaremos esses sucos durante a tarde. Evitaremos beber antes de dormir, pois alguns são diuréticos, e podem nos acordar durante a noite, com a necessidade de urinar.
- Devemos ter um pouco de paciência, pois poderemos não notar seus efeitos desde o primeiro dia.
- Recomendamos evitar o uso de estimulantes, especialmente à tarde, tais como o café, o chá, o cacau ou bebida cola.
“]
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.