3 estratégias curiosas para combater a insônia pelas quais seu cérebro agradecerá

Uma das melhores formas de desconectar o cérebro do estresse do dia é tomarmos uma ducha relaxante antes de ir para a cama e ler um livro.

Algo que todos sabemos é que nosso cérebro regula seus ciclos de sono e vigília ao se harmonizar com as horas de escuridão e as horas de luz.

Olhando de maneira simples, para a maioria das pessoas parece fácil, porém, e aqui está o autêntico problema, tal relação nem sempre se cumpre.

Se fosse assim, bastaria chegar à noite para que, ao deitarmos e fecharmos os olhos nesse ambiente sereno e escuro, o sono nos abraçasse por completo durante oito horas seguidas.

Porém, as pessoas que sofrem de insônia crônica ou ocasional sabem que essa magia não acontece de forma tão simples.

Então, o que é que acontece com o nosso cérebro para que ele seja incapaz de satisfazer essa necessidade biológica?

Os fatores são múltiplos, sabemos. Às vezes, é a idade; outras, são doenças associadas, como a diabetes, a artrite, a fatiga crônica, a fibromialgia…

Agora, nesta ocasião queremos nos aprofundar em três aspectos que, talvez, muitas pessoas desconheçam.

Queremos propor três chaves que têm a ver, precisamente, com a relação entre o cérebro e nossos ciclos de sono e que podem ajudar a dormir um pouco melhor. Confira.

1. Óculos de bloqueio da onda azul-verde para cuidar de seu cérebro

Mulher com insônia esfregando os olhos

Este dado é curioso e ao mesmo tempo interessante, e é conveniente conhecê-lo.

Todos os dispositivos eletrônicos que usamos de forma habitual, como o computador, o celular e nossos tabletes, emitem um espectro de luz de onda azul-verde, que tem um grave impacto para o nosso cérebro.

  • É um estimulante muito forte. Além disso, dentre seus efeitos está o de reduzir de forma notável nossa produção de melatonina, o hormônio do sono que é liberado depois da exposição à escuridão.
  • Assim, se dentre seus costumes está, por exemplo, ficar a noite trabalhando no computador ou assistir a um filme ou série na televisão, o mais recomendável é que use óculos específicos onde este tipo de onda de luz seja bloqueado.
  • De fato, bastaria usar estes óculos durante 3 horas antes de ir dormir para notar seus efeitos.

Além disso, é preciso lembrar que, na medida em que envelhecemos, produzimos menos melatonina.

Assim que, se somarmos a isso o impacto dos dispositivos eletrônicos, entenderemos porque nos custa cada vez mais conciliar o sono.

Não deixe de consultar seu oftalmologista sobre a conveniência de utilizar óculos.

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2. Coma determinados alimentos antes de dormir

Leite de amêndoas com mel para combater a insônia

Há muitas pessoas que experimentam o seguinte: deitam e dormem rápido, porém depois de uma hora ou uma hora e meia, acordam ativas e permanecem revirando na cama.

  • Se você experimentou isso mesmo de forma regular, é possível que precise estabilizar seus níveis de glicose no sangue para que esse descanso se mantenha de forma estável, sem esses picos de queda tão desastrosos.
  • Para evitar isso você pode fazer um pequeno teste: 10 minutos antes de deitar, tome um copo de água morna com uma colher de sopa generosa de mel de abelha orgânico.

Trata-se apenas de fazer um pequeno experimento e ver qual é o resultado.

Há pessoas que podem experimentar o efeito contrário e despertar. Porém, se funciona, você já sabe que em seu caso você tem passado por alguma queda nos seus níveis de glicose.

3. Controle sua mente “errante”

Cérebro

Quando dormimos, parte de nosso cérebro também o faz. Dizemos “parte” porque, em sua maioria, aproveita nossa inconsciência para realizar múltiplas tarefas de mantimento.

  • Dentre essas partes de nosso cérebro que também dormem estão o córtex cingulado posterior, o córtex pré-frontal medial e o córtex parietal inferior.

Estas regiões regulam dinâmicas psicológicas como a autoconsciência, o pensamento autobiográfico, a mente analítica e também a errante.

  • Quando uma pessoa dorme de forma profunda tem estas áreas “desativadas”. Porém, muitos indivíduos que sofrem de insônia apresentam uma grande atividade cerebral.
  • A razão? Porque sua mente errática não para de “divagar”, de pensar no que fizeram e não fizeram, no que farão amanhã, no que tal pessoa lhes disse, no que nos preocupa, no que lemos ou assistimos na televisão…
  • Esse vai e vem mental tem muitas vezes como desencadeante o estresse e a ansiedade, e é um círculo de agonia que é muito complicado de romper ou parar.
  • Para alcançá-lo, é preciso criar rotinas, por exemplo, 2 horas antes de nos deitarmos, tomaremos um banho relaxante e leremos um livro.

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Diremos a nós mesmos que não vamos pensar em nada, só nos limitaremos a navegar pela leitura, a nos deixar levar por uma história alheia à nossa.

Vamos descansar a mente.

Não deixe de provar estas dicas simples para ver quais resultados terão para você.

 

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