A menstruação irregular depois do parto

Quando a menstruação voltará depois da gravidez é uma preocupação recorrente para muitas mães, mas isso não precisa ser um problema
A menstruação irregular depois do parto

Escrito por Thady Carabaño

Última atualização: 23 agosto, 2022

É muito comum ficar com a menstruação irregular depois do parto. É das preocupações mais frequentes entre as mães que deram à luz recentemente e a consulta mais recorrente nos consultórios médicos e em uma infinidade de portais ou fóruns na internet.

Conseguir que seus níveis hormonais pré-gravidez deixem a menstruação regular leva um tempo . Claro, esse período de recuperação varia de mulher para mulher, não só porque cada corpo é diferente, mas também por causa da amamentação (ou falta da amamentação) do bebê.

Por que a menstruação se torna irregular logo após o parto?

Ver a primeira menstruação e recuperar uma certa  regularidade  costuma demorar, porque as mudanças hormonais da gravidez não terminam com o nascimento do bebê , mas continuam a ocorrer no corpo da mulher durante o período subsequente.

Cesariana pode ser a razão da menstruação irregular depois do parto

Recuperar esse equilíbrio pode demorar de 2 meses até um ano, ou inclusive 18 meses. Além do mais, uma vez que seu primeiro período pós-parto finalmente chega, ainda pode levar dois, três ou mais períodos antes de regularizar. Por isso, você tem que ter paciência e não se alarmar.

A menstruação irregular depois do parto está ligada à capacidade da mulher para produzir leite. Uma vez que a placenta é expulsa através de um parto vaginal ou natural, ou retirada por meio de uma cesariana, libera-se prolactina, o hormônio da amamentação materna.

Como os hormônios femininos funcionam?

Progesterona, estrogênios e prolactina são os hormônios responsáveis pela menstruação irregular após o parto. Liberam-se durante a gravidez, enquanto a prolactina se encarrega do desenvolvimento das mamas, a progesterona e os estrogênios controlam para que a prolactina não inicie a produção de leite. Ainda não é o momento.

Mas assim que o bebê nasce, a produção de progesterona e estrogênios decai. São mantidos os níveis mínimos durante vários meses, com o que a prolactina aumenta e se transforma na nova protagonista, já que estimula a produção do leite que alimentará ao bebê.

Este delicado equilíbrio hormonal não só oferece à mulher a certeza de que seu corpo tem a capacidade de amamentar, mas também a libera da menstruação enquanto atende aos exigentes cuidados de um recém-nascido. Sim, te livra da menstruação! Não é fabuloso?

Como é a menstruação durante a amamentação?

Quer a mãe amamente exclusivamente ou combine a amamentação com fórmulas lácteas, a  prolactina estará em seu pico nos primeiros meses de vida do bebê , então a progesterona e os estrogênios não serão dominantes. Eles permanecerão assim enquanto o bebê continuar mamando.

Nesse contexto, a  menstruação não aparece . A produção de estrogênios e progesterona é mínima, sendo a  amenorreia  a nova realidade para as mulheres.

Uma mulher que amamenta pode ver sua menstruação novamente de 6 a 18 meses após o nascimento do seu bebê. Claro, também pode aparecer muito mais cedo e a mulher ver os primeiros períodos menstruais 3 ou 4 meses após o parto.

Depois de descer a primeira menstruação, o usual é que o período seja igualmente irregular. Pode variar em duração e regularidade do ciclo e quantidade do fluxo. A menstruação irregular depois do parto indica que, provavelmente, seu ciclo menstrual não voltará a ser como era antes de engravidar.

E se eu não estiver amamentando?

Quando a mãe decide não amamentar ou não pode fazer isso, o processo de regularização do ciclo menstrual é mais rápido, mas não é imediato. A prolactina dispara depois do parto, mas é a sucção do bebê que aumenta a produção de leite e de prolactina.

Ao não existir produção de leite, os níveis de prolactina irão diminuindo aos poucos. À medida que a prolactina vai caindo, pouco a pouco se reativa a produção de progesterona e estrogênios.

A mulher que não amamenta pode ver sua primeira menstruação aos 2 ou 3 meses. Inclusive, para muitas o período não voltará a ser como era antes da gravidez.

O ciclo pode se prolongar ou parar, o fluxo pode ser maior ou pode ser menor. A síndrome pré-menstrual também pode aparecer ou desaparecer. A recuperação depois da gravidez leva seu tempo; cada mulher terá seu próprio ritmo.

Se a menstruação for irregular posso engravidar?

A resposta é: sim. Ainda que haja menos probabilidades de que isso aconteça, é possível.

Se a menstruação for irregular posso engravidar?

Enquanto o ciclo se regulariza é difícil determinar quais são os dias férteis. Inclusive muitas mulheres ficaram sabendo que estavam grávidas nesse período.

Ao iniciar as relações sexuais depois do famoso resguardo, o ideal é não confiar e usar métodos anticonceptivos extras como camisinhas ou anticoncepcionais orais.

Ainda que a amamentação materna possa ser um bom anticonceptivo natural, não é completamente confiável. Há probabilidades de engravidar novamente.

A menstruação irregular após o parto é a realidade da maioria das mães. Se apesar de tudo você ainda estiver preocupada com a irregularidade da menstruação, não hesite em consultar um ginecologista.

Pode interessar a você...
4 conselhos para reduzir o fluxo na menstruação
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 conselhos para reduzir o fluxo na menstruação

O fluxo protege a vagina de possíveis infecções, a limpa e umedece. No entanto, pode aumentar consideravelmente durante a menstruação e afetar a vi...


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Santana Pérez, F., Gisel Ovies Carballo, D., and Padrón Durán, R.S. (1999). MÉTODO DE LACTANCIA AMENORREA COMO ANTICONCEPCIÓN POSPARTO EN UN ÁREA DE SALUD URBANA. Rev Cubana Endocrinol 10, 110–115.
  • Cetina, T.C.D.E., and Polanco-Reyes, L. (1996). La amenorrea de la lactancia como método de planificación familiar. Salud Publica de Mexico 38, 58–63.
  • Valdés G, P., and Orellana C, J.J. (2007). ¿Son los niveles de prolactina y estradiol al tercer mes posparto factores predictores del tiempo de aparición de la primera menstruación posparto?: Modelo predictivo mediante análisis de sobrevida. Revista Medica de Chile 135, 419–426.

Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.