A fibromialgia pode ser hereditária?

A fibromialgia pode ser desencadeada por uma infecção, estresse ou trauma. Saiba mais neste artigo!
A fibromialgia pode ser hereditária?

Última atualização: 11 Fevereiro, 2021

A fibromialgia é uma doença complexa e difícil de explicar, mas será que ela pode ser hereditária? Trata-se de um distúrbio que provoca dores musculares e ósseas sem um estímulo que as cause diretamente.

Ou seja, a fibromialgia é algo normalmente indolor que provoca uma sensação intensa de dor. A própria palavra vem do grego e do latim, nos quais “fibro” se refere às fibras do tecido conjuntivo, “mio” ao músculo e “algia” à dor.

É uma patologia muito mais comum nas mulheres do que nos homens. Estima-se que afete cerca de 2% da população mundial, e ainda é um distúrbio complicado de ser diagnosticado e tratado.

Os avanços na medicina atual nos permitiram começar a formular hipóteses sobre as possíveis causas da fibromialgia. Por isso, neste artigo explicamos por que a fibromialgia pode ser uma doença hereditária e que outras situações podem causá-la.

O que é a fibromialgia?

Como já mencionamos, a fibromialgia é um distúrbio complexo. Isso porque as causas que a provocam ainda não são muito conhecidas e são muito subjetivas, pois o que se altera é a percepção da dor da pessoa.

Alguém com fibromialgia sente dor músculoesquelética sem que haja uma lesão que a explique. Por isso, é importante distingui-la de qualquer lesão articular ou dos próprios ossos e músculos, pois os sintomas serão semelhantes.

Além disso, essa doença costuma estar associada a sintomas diversos e heterogêneos. Em primeiro lugar, é muito comum que a pessoa que a padece experimente cansaço e rigidez em todo o corpo. Da mesma forma, é comum sentir formigamento nas mãos ou pés e até mesmo uma sensação de inflamação.

É comum que a fibromialgia sujeite a pessoa a uma sensação de dor muito intensa que acaba afetando quase toda a vida do portador. Inclusive, essas pessoas costumam sofrer de depressão, ansiedade ou outros transtornos psiquiátricos.

A dor atrapalha muito a atenção e a capacidade de relacionamento, afetando também os aspectos sociais e de trabalho. Por outro lado, pode estar associada a muitos outros sintomas, como as enxaquecas e a síndrome do intestino irritável.

Dores nas costas

A fibromialgia pode ser hereditária? Quais são as suas causas?

Os cientistas continuam tentando descobrir quais são as causas dessa patologia. Acredita-se que o que ocorre é que a concentração de certas substâncias que provocam a sensação de dor aumenta no cérebro.

Além disso, parece que os receptores dessas substâncias são sensibilizados. Isso significa que, a cada novo sinal de dor, os receptores dão uma resposta exagerada, tornando a percepção daquela dor quase insuportável.

Vários fatores que podem influenciar o desenvolvimento desta doença têm sido considerados. Por exemplo, parece que certas infecções poderiam desencadeá-la. Da mesma forma, alguns estudos relacionam o início da fibromialgia a traumas ou situações estressantes.

No entanto, as pesquisas mais recentes indicam que esta pode ser uma doença hereditária. Os cientistas descobriram que, em certas famílias com fibromialgia, havia mutações no DNA das mitocôndrias.

As mitocôndrias são uma parte das células que também contêm DNA, mas diferente daquele do núcleo. Este DNA é sempre transmitido de mãe para filho. Ou seja, os genes do pai não influenciam a herança desse órgão celular.

Essa suposição de que a fibromialgia é hereditária explicaria por que ela tende a afetar mais as mulheres e também por que costuma haver diferentes casos na mesma família.

Dor lombar

Tratamento da fibromialgia

A fibromialgia não tem tratamento curativo. Atualmente, somente os sintomas podem ser tratados para tentar diminuir a dor e o impacto na vida do paciente. Por isso, o apoio psicológico e social para essas pessoas é muito importante.

Porém, o fato de tudo apontar para um mecanismo genético nos permite acreditar que em breve haverá um tratamento que permita atuar diretamente sobre a causa para evitar a doença.

Para concluir

A fibromialgia é uma doença muito incapacitante. Sua causa ainda não foi confirmada cientificamente. No entanto, parece que sua origem é uma mutação genética e que, portanto, trata-se de uma patologia hereditária. 

Pode interessar a você...
4 hábitos para lidar com a dor causada pela artrite reumatoide
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 hábitos para lidar com a dor causada pela artrite reumatoide

Se você chegou a este artigo, é porque está procurando opções para lidar com a dor causada pela artrite reumatoide. Confira algumas dicas a seguir.