Dicas para ter unhas mais bonitas, fortes e saudáveis

· 28 de março de 2017
Lembre-se de que suas unhas não são ferramentas, por isso, não as utilize como tal. Procure utilizar luvas sempre que for necessário e seque-as bem para evitar o desenvolvimento de fungos.

Ter unhas fortes e saudáveis permite exibir mãos mais bonitas. Lembre-se de que são uma parte importante de nosso corpo, com um alto valor estético, mas também com uma função específica.

Conheça neste artigo algumas dicas para ter unhas mais bonitas durante o ano inteiro. Não perca!

Recomendações para ter unhas mais bonitas

Parecemos acreditar que tê-las saudáveis é algo meramente estético. No entanto, é preciso saber que também cumprem funções importantes em nossa saúde; como, por exemplo, proteger nossos dedos (nosso principal instrumento de toque).

Ademais, são uma “janela” para saber como nos encontramos de saúde. Estas dicas te ajudarão a ter unhas mais bonitas e saudáveis:

Mantê-las limpas e secas sempre

Ao estarem úmidas ou com sujeira, podem se converter no lugar favorito de bactérias e fungos. É preciso cuidar bem da higiene, não deixá-las muito tempo de molho, colocar luvas de borracha antes de manipular produtos químicos, secá-las bem com uma toalha ou até usar o secador de cabelo depois de tomar banho.

Não use-as para qualquer coisa

Um erro muito comum que cometemos é usá-las de modo incorreto. Não servem como abridor de latas, nem para destampar coisas.

Tampouco para arranhar algo que ficou grudado na bancada, nem para retirar um adesivo, etc. Lembre-se de que, para todas essas coisas, existem ferramentas específicas.

Trate-as bem e não as “obrigue” a fazer trabalhos que as possam danificar.

unhas-mais-bonitas

Hidrate-as diariamente

As unhas precisam estar hidratadas, assim como ocorre com a pele das mãos ou de qualquer parte do corpo.

Além disso, essas também ficam secas e isso traz consequências para o seu aspecto e saúde. Quando utilizar creme de mãos, não deixe de também massageá-las. Se, ainda, tendem a partir ou quebrar com facilidade, talvez a causa seja a falta de hidratação.

Corte-as sempre

Tê-las compridas não é cômodo e pode machucar. Ademais, ao cortá-las (e não lixá-las) estamos ajudando-as a crescer mais rápido e forte.

Não corte as cutículas (um erro frequente na manicure), porque essas têm um objetivo: impedir que as bactérias entrem na pele ou no corpo.

Não coma as unhas

Morder as unhas e ir cortando-as pouco a pouco não somente é muito feio, como também danifica a área da pele debaixo da unha. Também, por estarem sempre úmidas, será mais fácil se contagiarem com fungos ou contrair doenças.

E a saliva evitará que as unhas fiquem fortes e cresçam como deveriam. Caso costumem sair aquelas pequenas peles na lateral das unhas, é melhor cortá-las e não retirá-las com a boca, assim evita-se infecções e que a pele fique em carne viva.

Saiba mais: 7 razões para parar de roer as unhas

unhas-mais-bonitas

Não use esmalte todos os dias

As unhas precisam “respirar”, e o esmalte não permite isso. Isto não quer dizer que temos que deixar de lado as belas cores da temporada; mas sim permitir que, uma ou duas vezes na semana, essas fiquem livres de qualquer produto.

Além disso, os esmaltes de unhas podem ter ingredientes nocivos para a saúde.

Se você costuma usar muito esmalte, tente usar os mais naturais. Aplique sempre uma base incolor antes de qualquer outro tom. E atenção com as cores fortes, como o vermelho, o preto, o azul ou o roxo, porque mancham.

Com relação ao removedor de esmaltes, opte por aqueles que não possuem acetona e, mesmo assim, não o use mais de uma vez na semana.

Seguir uma dieta saudável

O que comemos repercute em todo o nosso corpo, tanto de modo interno quanto externo. Se quisermos ter unhas bonitas, é necessário consumir alimentos que sejam ricos em proteínas; como o peixe, a carne, os laticínios ou os vegetais de cor verde escura.

Dessa maneira, o organismo produzirá uma maior quantidade de queratina, o material do qual são feitas.

Vigiar qualquer mudança

Diz-se que “os olhos são o espelho da alma”. Poderíamos adicionar que “as unhas são o espelho do corpo”. Algumas alterações em sua cor, textura, forma ou na velocidade de crescimento podem estar indicando algum problema.

Por exemplo, se as unhas estiverem amareladas, não somente se trata do uso excessivo de esmalte, também pode ser devido a algumas doenças pulmonares.

unhas-mais-bonitas

Se estiverem muito escuras, isso pode significar a presença de melanoma (câncer de pele). São muitas as causas que levam a mudança de coloração das unhas (manter o cigarro perto, usar algum produto nocivo, não retirar o esmalte durante muitos dias).

É bom, então, conhecê-las bem e prestar atenção às mudanças. O crescimento médio é entre 2 e 3 cm ao ano. Analise se apresentam estrias verticais, se escamam, se crescem mais ou menos em uma determinada época do ano, etc.

Leia mais: Como identificar os primeiros indícios do melanoma

Proteja as unhas durante todo o ano

unhas-mais-bonitas

Quando faz frio, é bom usar luvas de lã para se proteger do frio e, no verão, não se esqueça de passar o protetor solar também sobre elas.

Além disso, mantenha-as lixadas curtas e, para que fiquem mais claras, pode-se esfregá-las com um pedaço de limão uma vez na semana (sempre de noite ou se não for sair de casa).

Outro remédio caseiro que pode ajudar a melhorar o aspecto é esquentar um pouco de azeite de oliva e aplicá-lo com massagens.