Os melhores vegetais anticâncer

· 8 de dezembro de 2014
Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental. O consumo elevado de carne vermelha está relacionado ao desenvolvimento de câncer de pâncreas, próstata, mama e rins.

Neste artigo falaremos sobre vegetais com capacidade de prevenir o câncer. Essa é uma doença caracterizada pelo crescimento desordenado de célula. Como resultado, as células de cumprir suas funções, debilitam o organismo, impedindo o funcionamento dos órgãos ou órgãos afetados.

Esta doença atualmente é uma das que mais causa morte no mundo. Isso ocorre porque muitos fatores comuns podem influenciar sua aparição, como a genética, as mudanças hormonais, entre outros mais.

Muitos pesquisadores se dedicam a buscar um tratamento adequado contra o câncer e a medicina cada vez mostra mais avanços.

Com relação a estes estudos, foi comprovado que alimentação está relacionada com desenvolvimento, prevenção e tratamento desta doença. Em razão disso, foram descobertos certos alimentos com propriedades anticâncer.

Entre os principais alimentos anticancerígenos, podemos encontrar uma grande variedade de vegetais. Esse alimentos, devido a sua grande quantidade de vitaminas, minerais e outros compostos, são grandes aliados na prevenção do câncer.

Você quer conhecer os vegetais anticâncer? Acompanhe este artigo.

Cenoura

Vegetais saudáveis

Suas propriedades anticâncer se devem aos betacarotenos e carotenoides, potentes antioxidantes, que entre outras coisas, ajudam a regenerar células.

Tomate

O tomate cru possui um composto chamado licopeno, que é um caroteno. O caroteno não apenas  prove a cor vermelha, também está relacionado com a prevenção do câncer de próstata. Além disso, seus conteúdos de vitaminas A, C, E e uma grande quantidade de antioxidantes, também podem prevenir outros tipos de câncer.

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Pimentão vermelho

Este vegetal é conhecido por suas múltiplas propriedades para a saúde, entre as quais está o poder anticancerígeno que está atribuído a sua grande quantidade de betacarotenos, capsaicina e licopeno; além disso, possui vitaminas A e C, que combinadas com os demais compostos o tornam em um potente antioxidante.

Beterraba vermelha

Conhecida por ser um anticâncer muito potente, devido ao fato de ser uma fonte rica em flavonoides, como a betanina. Diferentes estudos determinaram seu poder anticancerígeno, mais ainda quando combinado com outros vegetais com o mesmo poder, como os tomates, a cebola, pepino, entre outros.

Suas propriedades ajudam a limpar o organismo, bem como previnem o câncer e também as doenças cardiovasculares.

Berinjela

Vegetais ótimos para saúde

Assim como outras verduras de cor roxa, a berinjela se caracteriza devido ao seu grande conteúdo de antioxidantes, vitaminas A, C e E, fibras e selênio.

Alho e cebola

Estes dois alimentos são conhecidos pelos seus múltiplos benefícios para a saúde. Destacamos  aqui suas propriedades antibióticas, depurativas e fortalecedoras das defesas do organismo.

Ambos os vegetais são ricos em alicina, um composto com conteúdos de enxofre que atua como um depurador do fígado, favorecendo assim a eliminação de substâncias tóxicas que se acumulam no sangue e tecidos, sendo causadores do câncer.

Couves

Vegetais saudáveis para dieta

O brócolis (brócolis ou couve de Bruxelas), repolhos, couve-flor, agrião e rabanetes se caracterizam por conter elementos fitoquímicos como os flavonoides, glicosinolatos e os sulfuranos, que os convertem em um dos alimentos principais na luta contra o câncer. Estes vegetais reforçam o sistema imune, eliminam os radicais livres e protegem as células.

Vegetais e bons hábitos previnem o câncer

Os vegetais mencionados anteriormente são conhecidos como anticâncer, pois diferentes estudos encontraram compostos que protegem o organismo, combatem as células cancerosas, ativam as defesas e suas propriedades favorecem o organismo em geral.

O fato de serem chamados de anticâncer não quer dizer que sejam alimentos milagrosos, eles simplesmente serão de grande ajuda para o organismo e para potenciar seus efeitos temos que complementar com outros hábitos de vida saudáveis.

Mantenha uma dieta saudável

Inclua em sua dieta verduras, frutas variadas, legumes e féculas, pois foi comprovado que aquelas dietas que combinam esta classe de alimentos funcionam como protetores contra o câncer.

Faça atividade física

O exercício é um dos hábitos mais saudáveis que podemos realizar e também está relacionado com a prevenção do câncer. Além disso, também combate o sobrepeso, doenças cardiovasculares, entre outros.

Limite o consumo de carnes vermelhas

Estudos comprovaram que o excesso de carne vermelha eleva a possibilidade de desenvolver câncer de pâncreas, próstata, mama e rins.

Por fim, é preciso saber que não se deve começar a consumir nada sem antes ter aprovação do seu médico, tendo em vista que alguns destes alimentos não são recomendados para fumantes e nem devem ser consumidos em excesso.

  • NAVES, Maria Margareth Veloso. Beta – caroteno e câncer. Rev. Nutr. [online]. 1998, vol.11, n.2 [cited  2018-12-09], pp.99-115. Available from: . ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52731998000200001.
  • Shami, N. J. I. E., & Moreira, E. A. M. (2004). Licopeno como agente antioxidante. Revista de Nutricao. https://doi.org/10.1590/S1415-52732004000200009