9 benefícios medicinais que você pode obter graças ao gel da aloe vera
4 minutos
Você sabia que o gel da aloe vera é ideal para limpar o organismo e ajuda a controlar o colesterol? Também tem propriedades anti-inflamatórias que melhoram a circulação
Babosa ou aloe vera é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo.
Ela não só se destaca por seu alto valor nutritivo, mas também tem muitos benefícios medicinais e cosméticos.
Seu alto teor de compostos antioxidantes, vitaminas, e minerais tem sido explorado por milhares de anos como um suplemento para prevenir e tratar várias doenças.
Na verdade, a indústria farmacêutica e cosmética a utiliza como um ingrediente base para a produção de centenas de produtos que distribuem no mercado.
No entanto, a maioria das pessoas prefere usá-la em seu estado natural, pois é a melhor maneira de tirar proveito de suas propriedades, sem o risco de efeitos indesejados.
Conheça seus 9 benefícios principais e comece a usar hoje mesmo!
1. Combate a constipação
O gel da folha de aloe vera é um dos remédios naturais mais antigos para controlar a prisão de ventre e outros problemas digestivos.
Sua concentração elevada de fibra e água age como um laxante suave. Assim, estimula o movimento intestinal para alcançar uma excelente eliminação de resíduos.
Os compostos antioxidantes e o líquido contido neste produto natural, pode ajudar a regular os níveis de colesterol em doentes com hipercolesterolemia (taxa elevada de colesterol).
As vitaminas e os minerais promovem a limpeza das artérias e possuem efeito anti-inflamatório, contribuindo para melhorar a circulação sanguínea.
4. Ajuda a diminuir o peso
Consumir pequenas quantidades de aloe vera, tanto só como em vitaminas, funciona como um suplemento saudável para perder peso.
As suas contribuições de fibras, antioxidantes e água ajudam a remover resíduos nocivos do organismo e, além disso, melhoram a atividade metabólica.
Por outro lado, sua ingestão aumenta a sensação de saciedade e reduz a tendência de consumir calorias em excesso.
5. Melhora a saúde bucal
O gel de aloe vera contém compostos antimicrobianos e anti-inflamatórios que ajudam a proteger os dentes e as gengivas contra microrganismos prejudiciais.
Sua ingestão e aplicação direta ajudam na eliminação de bactérias. Assim, impede a formação de infecções e problemas de mau hálito.
6. Ajuda a desintoxicar o organismo
Os nutrientes que este alimento concentra são úteis para a estimulação da limpeza dos órgãos excretores do corpo, tais como o fígado e os rins .
Suas propriedades melhoram a atividade destes órgãos, fazendo a limpeza do sangue e reduzindo o risco de danos celulares.
7. Previne a diabetes
Os cristais de aloe vera têm propriedades hipoglicemiantes que ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, e impedem o descontrole dos níveis de açúcar no sangue.
Suas fibras, e uma substância conhecida como glucomanano ajudam nos processos que convertem o açúcar em energia, impedindo assim sua retenção no sangue.
8. Melhora a saúde da pele
Tanto o consumo quanto a aplicação direta de aloe vera na pele podem ajudar significativamente a melhorar sua aparência e saúde.
Este ingrediente regula o pH da pele e evitando o ressecamento excessivo, e o descontrole das glândulas sebáceas.
Também é um agente que facilita a remoção de células mortas, promovendo simultaneamente a regeneração do tecido.
Isto significa que, usada regularmente, é ideal para evitar cicatrizes, manchas senis e rugas.
Este alimento tem anti-inflamatórios, tais como o campesterol, o lupeol, e o betassitosterol, cuja assimilação diminui o inchaço e a dor produzidos pela inflamação.
Estas propriedades são benéficas para os pacientes com doenças crônicas, cujo desenvolvimento tem a ver com a inflamação.
O gel de aloe vera é recomendado para pacientes com:
Artrite e artrose.
Síndrome do intestino irritável.
Queimaduras na pele.
Úlceras digestivas.
Doenças cardiovasculares.
Doença de Crohn.
Você conhecia estes benefícios da aloe vera? Agora que você sabe quão boa é para o seu organismo, encoraje-se a consumi-la regularmente e se beneficiar com as suas propriedades.
Se você não for capaz de consumi-la sozinha, adicione-a em sucos ou vitaminas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Ramachandra, C. T., & Srinivasa Rao, P. (2008). Processing of Aloe vera leaf gel: A review. American Journal of Agricultural and Biological Science.
Radha, M. H., & Laxmipriya, N. P. (2015). Evaluation of biological properties and clinical effectiveness of Aloe vera: A systematic review. Journal of Traditional and Complementary Medicine. https://doi.org/10.1016/j.jtcme.2014.10.006
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.
Artigos interessantes
Perder pesoTudo sobre o efeito rebote na dieta e como evitá-lo