8 sintomas de uma doença renal

Quando nossos rins não eliminam os resíduos do sangue eles vão se acumulando. Como consequência, podemos experimentar coceiras estranhas e repentinas, como se viessem dos ossos.
8 sintomas de uma doença renal
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 10 dezembro, 2022

Cuidar de nossos rins é algo é imprescindível em nosso dia. Mas às vezes cometemos erros: uma má alimentação, pouco consumo de líquidos… é, então, quando podem aparecer pequenos indícios de que algo não vai bem. Que tal se conhecermos alguns dos sintomas mais evidentes de uma possível doença renal? Confira!

Indicadores de uma doença renal

Como geralmente se diz, o conhecimento é poder. Escutar o nosso corpo é indispensável para manter uma boa saúde, mas muito menos devemos levar até a obsessão qualquer pequeno indício.

Os sintomas de uma doença renal costumam ser muito evidentes, portanto, nunca é demais conhecê-los para consultar o nosso médico em busca de conselhos.

1 . Mudanças ao urinar

Infeccion-de-Orina

É certamente o sintoma mais evidente de uma doença renal, indícios facilmente observáveis.

  • Nos vemos obrigados a nos levantar muitas vezes pela noite, com uma urgência pouca habitual. Logo, quando chegamos ao banheiro, não conseguimos fazer mais do que algumas gotinhas.
  • A urina muda de cor ou, inclusive, pode sair espumosa ou com borbulhas. Além disso, começa-se a urinar com mais frequência e é comum que tenha um tom mais escuro (como de Coca-Cola, devido aos restos de sangue).

Leia também: Incontinência urinária: hábitos ​​para controlá-la

2. Cansaço

Às vezes podemos nos sentir cansados sem motivo aparente. Andamos um pouco, subimos escadas e nosso corpo já se sente esgotado. E mais ainda, é muito possível que ao chegar do trabalho, não pense outra coisa senão ir para cama dormir.

A que se deve essa sensação e falta de energia? Os rins saudáveis produzem um hormônio chamado eritropoietina e é ele quem se ocupa de transportar o oxigênio ao sangue.

Mas, se já existe uma doença renal, a produção de eritropoietina reduz na medida que os rins vão falhando. Tudo isso faz com que os nossos músculos se esgotem, nossos glóbulos vermelhos também se reduzem e já não se transporta tanto oxigênio, podendo derivar, então, em uma anemia. É preciso ficar alerta.

3. Inchaço

Pies-hinchados

Geralmente você sente os tornozelos incharem? As pernas? Custa colocar os sapatos? Então, é possível que tenha um problema renal. Mas, atenção, não faça essa associação imediatamente; às vezes, é um simples problema de circulação.

Por isso é necessário buscar outros sintomas, como a queda de cabelo, inchaços no rosto, nas mãos, etc. Tudo isso acontece porque os rins não podem se desfazer dos fluídos extras que se acumulam em nosso corpo.

4. Erupções cutâneos e coceira

Uma coceira súbita e diferente das demais, como se viesse do osso ou do próprio sangue. É algo muito incômodo que se deve ao fato de que nossos rins não estão eliminando como deveriam os dejetos de nosso sangue e por isso vai acumulando e aparecem estes incômodos e coceiras desagradáveis.

5. Sabor metálico na boca

Cmo.quitar.el_.mal_.aliento

Outro dado a ser considerado. É possível, por exemplo, que a comida deixe de ter seu sabor original e, inclusive, seu hálito tenha mau odor, como de amoníaco.

Você sente um sabor ruim na boca e isso faz com que perca o apetite, porque tudo parece ter sabor de ferro ou algo metálico. Esses são efeitos de que se sofre de alguma doença renal.

Não ignore este sintoma se ele for algo constante. Sempre consulte um médico.

6. Náuseas e mal-estar

Já sabemos que são muitas as causas que podem nos levar ao mal-estar e à angústia. Mas, quando essa realidade é frequente, será preciso considerar tal fator para falar ao seu médico.

Isto pode ter relação com o acúmulo de dejetos no sangue (uremia) que pode ocasionar náuseas e vômitos.

7. Sensação de frio

frío

Apresentar um índice mais baixo de glóbulos vermelhos, a anemia, a sensação de fraqueza, faz com que nos sintamos mais frágeis frente às mudanças de temperatura e, em especial, com relação ao frio.

Sente-se mais frio e as mãos e os pés sempre estão congelando; uma sensação de vulnerabilidade muito característica.

8. Dor em um lado das costas ou em uma perna

Já te aconteceu alguma vez? Fique tranquilo, é um sintoma que pode ter relação com muitas coisas. Mas é importante estar atento se isso for frequente, algo que te acompanha durante vários dias seguidos.

Dor nas costas com uma ligeira inflamação também em uma perna, uma pressão que não se sabe explicar, mas que incomoda.

Observe, sobretudo, se é sempre no mesmo lado, já que isso demonstraria que se deve, efetivamente, ao rim. Às vezes, deve-se a uma poliquistose renal, causadora de cistos cheios de líquidos nos rins e, inclusive, também podem aparecer no figado, algo que causa bastante dor.

Dessa forma, nunca ignore os sintomas que seu corpo sempre te dá.

Muito menos, fique obcecado, mas caso se trate de uma dor constante e se apresente um mal-estar de forma habitual, não hesite em procurar um médico para que ele ofereça o tratamento adequado em caso de você estar sofrendo de alguma doença renal. 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Medicinas Alternativas. Estrés y fatiga crónica: Terapias naturales para la curación integral. Ediciones LEA.
  • Nigel Palastanga, Derek Field, Roger Soames. Anatomía y movimiento humano. Estructura y funcionamiento. Editorial Paidotribo, 2007.
  • Michel Salazar Vallejo. Tratado de Psicofarmacología (eBook online). Ed. Médica Panamericana, 2014.
  • Mario R. Garcia Palmieri. Lo Que Debes Saber Sobre Tu Salud. La Editorial, UPR, 2000.
  • National Institutes of Health. Mantenga sanos sus riñones.  https://salud.nih.gov/articulo/mantenga-sanos-sus-rinones/
  • MedlinePlus. Aliento fuerte. https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/003058.htm
  • Rev. Colomb. Nefrol. 2017;4(1): 17 – 26. Manifestaciones gastrointestinales de la enfermedad renal crónica. http://doi.org/10.22265/acnef.4.1.266

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.