8 remédios naturais que você pode fazer com água oxigenada

24 Janeiro, 2019
Se misturarmos água oxigenada com água, podemos obter um desinfetante antisséptico bucal. Nós podemos fazer gargarejos e, desta forma, aliviar a dor de garganta. Lembre-se somente de não ingeri-la.

A água oxigenada (H2O2), também conhecida como peróxido de hidrogênio, é um produto muito popular no mundo inteiro, presente na maioria dos kits de primeiros socorros.

Geralmente, a água oxigenada é usada para tratar e desinfetar feridas, pois possui um alto poder antibacteriano que ajuda a proteger a pele e o corpo dos diferentes tipos de micro-organismos; sem dúvida, há mais maneiras de tirar proveito dela, tanto na estética quanto na saúde.

Como a maioria das pessoas não têm conhecimento dos remédios naturais que podem ser feitos com esse produto, hoje iremos compartilhar 8 remédios naturais que você pode fazer com água oxigenada, que podem ser usados em algum momento.

Mas, primeiro, é muito importante saber que, para adquiri-la nas farmácias ou supermercados, esta deve estar embalada em um recipiente escuro e deve conter de 3% a 5% no máximo, caso contrário pode ser prejudicial.

Combater a acne com água oxigenada
Combater a acne com água oxigenada

Atualmente, há muitos remédios e tratamentos para combater este problema de pele, por isso ainda são poucas as pessoas que sabem que algo tão barato como a água oxigenada pode ser de muita ajuda para tratar a acne.

Como usá-la?

  • Para começar, você deve lavar o rosto ou as partes do corpo afetadas pela acne e, em seguida, aplicar um pouco de água oxigenada com um pedaço de algodão.
  • Não é recomendável aplicar em toda a pele, pois pode causar irritação e levar ao ressecamento.

Veja também: Acne e cravos: 3 formas através das quais o chá verde pode ajudar

Desinfetar feridas

Sem dúvida, este é um de seus usos mais comuns; graças ao seu poder antibacteriano e antisséptico.

Como usá-la?

  • Basta mergulhar um pedaço de algodão ou gaze no produto e, em seguida, aplicá-lo sobre a ferida. Assegurando-se de ter as mãos bem limpas.

Combater o fungo dos pés e das unhas
Combater fungos nos pés e nas unhas com água oxigenada

O pé de atleta e o fungo nas unhas podem ser muito desagradáveis e dolorosos para aqueles que sofrem com estas afecções. É muito importante combatê-los, pois eles podem afetar a saúde dos pés.

Como usá-la?

  • Em ambos os casos, recomenda-se preparar uma mistura com uma parte de água oxigenada para três de água e submergir os pés ali por 20 minutos.
  • O ideal é que repetir o tratamento 2 ou 3 vezes por dia; para eliminar os fungos em menos tempo.

Dores de garganta e resfriados

O poder antibacteriano da água oxigenada ajuda a combater as bactérias que causam a dor de garganta.

Como usá-la?

  • Misture um litro de água morna com um quarto de água oxigenada e faça gargarejos. Ela não deve ser ingerida.
  • Estes gargarejos também ajudam a prevenir gripes e resfriados, pois as bactérias que também são eliminadas estão associadas a estas duas afecções.

Clarear o cabelo
Clarear o cabelo com água oxigenada

Uma das aplicações mais populares da água oxigenada na estética é para clarear o cabelo naturalmente. Na verdade, também pode ser útil para clarear os pelinhos que aparecem no lábio superior.

Obviamente, deve-se esclarecer que isso não é recomendado para pessoas com cabelos muito escuros, porque, se usada em cabelos com essa tonalidade, poderá deixá-los amarelados ou alaranjados.

Como usá-la?

  • Misture partes iguais de água e água oxigenada em um borrifador e pulverize em todo o cabelo.
  • Outra opção consiste em adicionar um pouco de água oxigenada no xampu de uso habitual e usá-lo como de costume.

Enxaguante bucal

Suas propriedades antissépticas convertem a água oxigenada em um bom ingrediente para preparar um enxaguante bucal caseiro, pois por ser tão poderosa, ajuda a eliminar as bactérias que causam o mau hálito.

Como usá-la?

  • Prepare uma mistura de 1 colher de sopa de água oxigenada com 3 de água e pronto.
  • Algumas pessoas têm utilizado este produto em concentrações elevadas, mas isso não é recomendado, pois pode ser agressivo.

Visite este artigo: Remédios naturais para o sangramento da gengiva ou dentes soltos

Reduzir as sardas
Atenuar-sarnas

Por conter agentes que ajudam a clarear a pele, este produto é ideal para a redução das sardas do rosto que aparecem como resultado da exposição ao sol e das alterações hormonais.

Como usá-la?

  • Molhe um algodão na água oxigenada e aplique em todas as áreas afetadas, com movimentos suaves.

Limpar o ouvido

O acúmulo de cerume pode ser irritante e às vezes prejudicial à saúde auditiva.

A água oxigenada facilita sua remoção e, por suas propriedades, ajuda a prevenir a infecção.

Como usá-la?

  • Misture uma colher de sopa de água morna e uma de água oxigenada e coloque algumas gotas em cada ouvido.

De Mattos, I. L., Shiraishi, K. A., Braz, A. D., & Fernandes, J. R. (2003). Peroxido de hidrogenio: Importancia e determinacao. Quimica Nova. https://doi.org/10.1590/S0100-40422003000300015