8 remédios naturais que ajudam a combater o câncer de ovário

O fornecimento de nutrientes destes alimentos pode ser muito útil tanto para complementar o tratamento médico quanto para prevenir a ocorrência do câncer de ovário.

O câncer de ovário ocupa o sétimo lugar na lista de doenças que mais acometem as mulheres.

Uma das formas mais comuns deste tipo de câncer ocorre em mulheres que estão ovulando já há bastante tempo.

Portanto, ele é mais comumente visto em mulheres mais velhas, naquelas que nunca engravidaram ou naquelas que entram na menopausa tardiamente.

Há uma ampla variedade de possibilidades para o tratamento desta condição, como a quimioterapia, imunoterapia, terapia de hormônios, radioterapia ou cirurgia.

Como se sabe, todos esses tratamentos geram efeitos colaterais com os quais é preciso lidar.

Por essa razão, aqui temos uma lista de alguns remédios naturais que podem ser usados para ajudar a combater o câncer de ovário.

Alimentos que ajudam a combater o câncer de ovário

1. Cogumelos shiitake

Existe uma grande variedade de cogumelos em todo o mundo e muitos deles são utilizados para tratar diferentes doenças do corpo.

O shiitake, em particular, é o tipo mais famoso. Seu princípio ativo é o betaglucano, um químico que é conhecido por estar relacionado com a inibição do crescimento de alguns tipos de tumores.

No Japão, o extrato desse cogumelo é utilizado há séculos como uma solução alternativa. É consumido como um chá para combater o câncer de ovário e outras doenças.

Leia também: Crioablação, uma nova opção para o tratamento do câncer de mama

2. Chá de hortelã 

cha-de-hortela

Lidar com os sintomas que causam câncer de ovário é complicado. Após os tratamentos, é normal que o corpo precise de ajuda extra para lutar com mais força.

O chá de hortelã é excelente para aliviar as dores de estômago, que é um dos primeiros sintomas apresentados.

Isto devido às suas propriedades antioxidantes e compostos orgânicos que fortalecem o sistema imunológico e promovem uma recuperação mais rápida e bem-sucedida.

Sempre é bom preparar uma boa quantidade deste chá nos dias em que o tratamento for mais agressivo.

3. Derivados da soja

Consumir produtos derivados da soja pode ter um grande impacto sobre os efeitos de alguns tipos de câncer.

Quando se fala especialmente em combater o câncer de ovário, as isoflavonas presentes nestes alimentos inibem a transmissão de células cancerígenas.

Isto significa que a capacidade do câncer de se espalhar e de aumentar o tamanho das células de tumores é reduzida.

Ao mesmo tempo, os produtos derivados da soja protegem o corpo dos efeitos colaterais da quimioterapia e de outros tratamentos utilizados para combater o câncer.

4. Cebola roxa

cebola-roxa

É considerada um dos vegetais mais simples. No entanto, as cebolas roxas estão repletas de substâncias químicas que ajudam a combater o câncer de ovário, como:

  • Quercetina
  • Apigenina
  • Antocianinas

No geral, todas as cebolas são benéficas. No entanto, as cebolas roxas são muito mais potentes e vão proporcionar uma grande dose de antioxidantes.

Isso fará com que o progresso do câncer seja muito mais lento e dará tempo para que tratamentos médicos façam um trabalho melhor.

5. Banho de sol

Eis um remédio, o mais simples de todos, para combater câncer de ovário. Tomar um pouco de sol suprirá o organismo de vitamina D.

Caso não saiba, isso ajuda a combater em grande parte os tumores, além de reduzir as chances de sofrer de câncer de ovário.

Na verdade, as mulheres que vivem em regiões mais frias, ou onde a luz solar é mais fraca, tendem a ser mais propensas a desenvolver esse tipo de câncer em particular.

6. Gengibre

gengibre

gengibre ajuda a prevenir e tratar muitas doenças graves graças às suas propriedades, mas também é útil quando se trata da luta contra o câncer de ovário.

Graças aos seus compostos ativos (gingerol, shogaol e zingerona) o gengibre é um potente anticancerígeno e inibe o crescimento de células prejudiciais.

7. Peixes

Os peixes conhecidos como “azuis” são, sem dúvida, a melhor fonte de ácidos graxos ômega 3. Também são muito indicados para cuidar da saúde cardíaca.

Eles também ajudam a proteger do câncer graças às suas propriedades antiangiogênicas. Isto significa que as células cancerosas morrem de fome porque o seu suprimento de sangue é cortado. Isso impede o seu desenvolvimento.

8. Chá Verde

cha-verde

Os antioxidantes do chá verde o tornam uma das melhores bebidas preventivas no combate ao câncer.

Na verdade, as catequinas são conhecidas por sua capacidade de induzir a morte automática de células cancerosas, evitando a multiplicação e propagação.

Se você sente que está em risco de desenvolver câncer de ovário por fatores genéticos ou ambientais, deve incluir uma boa xícara de chá verde em sua rotina diária.

Combine esses remédios contra o câncer de ovário com o seu tratamento médico.

É bom ter em mente que nenhum destes remédios irá curar a doença sozinho. Por esta razão, é importante que você os use como um complemento aos tratamentos aplicados pelo médico.

É também importante conversar com seu nutricionista para certificar-se de que você está mantendo uma dieta saudável.

Recomendados para você