8 maneiras de usar o alho para melhorar a saúde e beleza
5 minutos
Uma das propriedades menos conhecidas do alho é a de eliminar a acne. Graças aos seus compostos, diminui as bactérias causadoras e remove o excesso de oleosidade.
Última atualização: 30 Dezembro, 2018
O alho é uma das especiarias mais populares e usadas em todos os cantos do mundo, caracterizada por ter um sabor especial, que vai muito bem com centenas de preparações. Desta vez, compartilharemos 8 maneiras de usar o alho para melhorar a saúde e beleza muito interessantes. Conheça-as!
Embora desde os tempos antigos seu uso na gastronomia foi o que o tornou mais conhecido, o alho tambémtem sido apreciado por muitaspropriedades medicinais usadas na prevenção e tratamento de centenas de doenças.
No seu estado bruto, este pequeno vegetal concentra uma quantidade significativa de alicina, cuja ação no corpo é antisséptica, fungicida, bactericida e depurativa.
Além disso, é uma fonte rica de compostos antioxidantes que ajudam a frear a ação de radicais livres impedindo os danos oxidativos.
Graças a todas estas virtudes, o alho tem muito a fazer para melhorar a saúde e beleza.
1. Usar o alho como antibiótico natural
Os antibióticos são medicamentos que ajudam a destruir os micro-organismos nocivos que atacam o corpo de diversas maneiras.
A maioria das pessoas prefere os convencionais porque eles agem rápido e parecem ser mais seguros.
No entanto, está demonstrado que o uso excessivo pode causar danos à saúde, principalmente porque eles danificam a flora bacteriana e diminuem as defesas do organismo.
O alho é um dos antibióticos naturais mais potentes e seguros que pode ser utilizado como uma alternativa aos medicamentos, pois além de ser eficaz, não altera as bactérias benéficas do corpo e aporta outras propriedades importantes.
A alicina, um composto de enxofre que se concentra quando o alho é amassado, tem o poder de reduzir os níveis de colesterol total e triglicerídeos.
Esses lipídios melhoram a circulação e reduzem o risco de entupimento das artérias ou aterosclerose.
Além disso, por ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo, o alho também ajuda a controlar a pressão arterial em pacientes hipertensos.
3. Usar o alho para melhorar a digestão
O consumo regular de alho cru protege a flora intestinal e ajuda a regular vários processos digestivos importantes.
As suas virtudes antibióticas e antissépticas agem contra parasitas e bactérias do trato gastrointestinal, evitando distúrbios digestivos leves e crônicos.
Na verdade, acredita-se que comer um alho cru todos os dias pode ajudar a prevenir o câncer de cólon.
4. Fortalece as defesas do organismo
Por suas propriedades antivirais e antibacterianas, além de contribuir com importantes antioxidantes, vitaminas e minerais, o alho é também um dos melhores alimentos para fortalecer as defesas do organismo.
Graças a isso, o corpo aumenta a resposta imunitáriae impede a entrada de bactérias e vírus prejudiciais para a saúde.
5. Contra a acne
Os benefícios antibacterianos do alho, adicionados aos seus compostos de enxofre, têm um efeito positivo sobre os tipos de pele que tendem a sofrer de diferentes graus de acne.
A aplicação de uma pasta de alho amassado reduz as bactérias que causam esta condição da pele e também ajuda a livrá-la do excesso de gordura.
6. Efeito antirrugas
A concentração de compostos antioxidantes do alho ajuda a inibir os efeitos negativos dos radicais livres na pele, uma das principais causas do envelhecimento precoce.
Embora seu cheiro muitas vezes não seja o mais agradável para ser aplicado topicamente, vale a pena usar a sua pasta para obter tais benefícios. Além disso, através do seu consumo diário, também é possível proteger a pele de dentro para fora.
7. Contra fungos e caspa
Os fungos afetam a saúde e a beleza. Eles podem aparecer nas mãos e pés, mas também em outras áreas do corpo.
A caspa, por exemplo, é produzida por um tipo de fungo que vive no couro cabeludo. Felizmente, em todos estes casos, eles podem ser eliminados pela ação antisséptica e antifúngica do alho.
A aplicação do alho na superfície das unhas pode ajudar a reforçá-las para evitar a sua ruptura e ressecamento.
O melhor de tudo é que sua ação antibiótica ajuda a evitar a formação de fungos, e devido ao seu sabor, pode ser muito útil para tirar a intenção daqueles que as roem.
Basta parti-lo ao meio e esfregá-lo duas vezes ao dia em todas as unhas.
yang chung, & saranjit. (2001). Recent Advances on the Nutritional Effects Associated with the Use of Garlic as a Supplement Historical Perspective on the Use of Garlic 1 , 2. The Journal of Nutrition. https://doi.org/10.2307/1940703
Banerjee, S. K., & Maulik, S. K. (2002). Effect of garlic on cardiovascular disorders: A review. Nutrition Journal. https://doi.org/10.1186/1475-2891-1-1
Ankri, S., & Mirelman, D. (1999). Antimicrobial properties of allicin from garlic. Microbes and Infection. https://doi.org/10.1016/S1286-4579(99)80003-3