8 dicas para rejeitar alguém sem feri-lo

· 29 de abril de 2018
A sinceridade e a maturidade vão abrir as portas para ficar longe de uma pessoa que você não quer mais em sua vida sem magoá-la.

Neste artigo falaremos sobre algumas recomendações e ideias para rejeitar alguém sem feri-lo e sem deixar mágoas.

Já aconteceu alguma vez de alguém gostar de você, mas você não estar nem aí? Esse tipo de situação é muito comum, especialmente em espaços compartilhados, como o escritório, e são circunstâncias desconfortáveis ​​que podem perturbar sua tranquilidade.

Essa reação é natural quando a pessoa não nos atrai com nenhum de seus atributos físicos, intelectuais ou sentimentais, ou quando simplesmente não estamos procurando por um parceiro. Em qualquer um dos casos, você terá que rejeitar essa pessoa. Mas como rejeitar alguém sem feri-lo? Continue lendo este artigo e você descobrirá conselhos muito valiosos.

Recomendações para rejeitar alguém sem feri-lo

Mantenha a calma

Casal em uma discussão

Se alguém o procura para assumir um compromisso que você não quer ter, evite “atropelar” essa pessoa com suas ações. Busque o equilíbrio. Todos nós queremos que nos acolham com afeto, nos amem, mas para isso devemos cumprir uma máxima universal: tratar o outro como você quer ser tratado.

  • Para não enganar essa pessoa, comunique o que você realmente sente e não queira criar uma falsa expectativa e gerar uma frustração. Primeiro você deve estar completamente certo de que nunca terá um relacionamento com ela. O final ideal é que você não se arrependa se começar a sentir algo por essa pessoa mais tarde, pois nessa altura já será tarde demais.
  • Fale sobre o assunto antes que ele a convide para sair ou confesse o que sente por você, porque, caso contrário, você ficará presa em um momento desconfortável e confuso que pode prejudicar a amizade, um resultado que não beneficiaria ninguém. Não vale a pena perder uma amizade por momentos como esses.
  • Seu esclarecimento deve ser apoiado por fatos que o sustentem. Seja coerente com o que você diz e com o que faz. Se você indicar que não quer qualquer relacionamento e a pessoa que gosta de você descobrir que está saindo com outra pessoa, vai ficar com raiva, desconfiança e pode tecer comentários que podem afetar sua reputação.

Comunique

A melhor forma de se abrir para esclarecer que você não quer se apaixonar é citar um exemplo que aconteceu com outra pessoa; dessa forma você desviará a atenção e ele perceberá a mensagem.

Se for um amigo próximo, evite usar a frase “neste momento”, porque ele pode ficar esperando que você mude de ideia, o que pode ser prejudicial, porque você tem certeza de que nada vai acontecer.

Frases como “Sinto-me muito feliz por sermos apenas amigos!” não deixam nenhum espaço para dúvidas e o homem que a escutar ficará completamente seguro de que está na friendzone e de que permanecerá lá.

O momento e o lugar

Casal tendo conversa importante

Encontre um lugar calmo onde a pessoa se sinta confortável, como um parque próximo ao seu local de trabalho ou, se trabalharem juntos, durante o almoço. Se você não sabe qual é o local mais apropriado para ele, pergunte onde vocês se podem encontrar.

Procure que seja um espaço onde vocês possam falar sem problemas ou interrupções, porque tais questões merecem tempo, incluindo o silêncio, para evitar mal-entendidos e alcançar um resultado positivo para ambas as partes.

Nunca rejeite um relacionamento amoroso por telefone, bate-papo em redes sociais ou e-mail porque parecerá hostil e covarde. Fale pessoalmente porque a mensagem será reforçada com seus gestos, tom de voz e expressões. A este respeito, tente sempre soar e parecer serena e cordial para não machucá-lo.

Não adicione nenhuma palavra, razão ou informação nova. Quaisquer dados que você adicionar, depois de ter dito “não”, serão usados para insistir, coagir e prolongar o pedido, uma fase de encontro que deve evitar.

Seus direitos

Casal discutindo

Dizer a uma pessoa que você não quer nada com ela é, sem dúvida, uma situação que deve ser abordada com sutileza, mas também com firmeza. Você pode vir a acreditar que se sentirá obrigada, mas quando a resposta é “não”, ela deve ser respeitada e, para ajudá-la nessa tarefa, tenha em mente essas considerações adicionais que lhe fornecerão segurança:

  • Você tem o direito de se recusar a fazer algo que lhe peçam.
  • Dizer “não” não é sinônimo de egoísmo, mas de estabilidade.
  • Mantenha sua posição diante de manipulações.
  • Explique suas razões e evite desculpas. Você não precisa dar nenhuma.
  • Seja cortês, isso não subtrai suas qualidades como pessoa, pelo contrário, ainda adicionará.

Quando estiver segura, demonstre transparência absoluta desde o início sobre suas intenções de amizade com seu amigo e, assim, evite machucá-lo e evite criar cenas embaraçosas para ambos.