8 dicas para ter uma casa amigável para animais de estimação

Proteja seu animal de estimação dos inúmeros riscos que podem existir na sua casa. Mostraremos como fazer isso através dessas recomendações.
8 dicas para ter uma casa amigável para animais de estimação

Última atualização: 03 dezembro, 2021

A família cresceu! Essa é a primeira coisa que pensamos com a chegada de um ou dois amigos peludos à nossa casa. Mas, sem dúvida, são necessárias algumas alterações para ter uma casa amigável para animais de estimação.

Essas medidas são necessárias se você não quiser que a convivência se torne difícil. Considere que os filhotes têm comportamentos muito característicos: são felizes, estão sempre alerta e não sabem o que são limites.

Eles podem mastigar seus móveis ou sapatos favoritos, espalhar o lixo ou até mesmo fazer sujeira em lugares inadequados. Mas calma! Isso não é motivo para descartar a ideia de ter um amigo de quatro patas em casa. Vamos mostrar algumas recomendações para tornar algumas áreas da casa amigáveis à presença de cachorros.

1. Diminua o risco de fuga

Você pode se surpreender com a flexibilidade dos animais de estimação. Eles são capazes de se esgueirar por lugares muito estreitos.

Portanto, verifique a cerca do quintal em busca de buracos ou brechas entre o chão e a cerca, e esteja preparado para consertá-los se necessário. Examine também os acessos de entrada e saída do local antes de deixar seu animalzinho correr livremente.

2. Proteja as latas e sacos de lixo

Não sabemos por quê, mas os filhotes adoram espalhar o lixo e se esfregar nele, o que resulta numa dor de cabeça para os tutores. Além de recolher o lixo, com certeza você terá que dar banho no seu bichinho, o que pode ser evitado pela proteção dos sacos e recipientes de lixo de cozinha e do jardim.

Resíduos que os animais de estimação gostam de revirar.
Animais de estimação gostam de espalhar lixo, inclusive o orgânico; por isso é importante tomar os cuidados necessários.

3. Evite doenças e intoxicações

Isso é mais comum do que você imagina. Deixar um sabonete, shampoo ou qualquer outro produto com conteúdo tóxico no lugar errado pode comprometer a saúde do seu bichinho, e até provocar a morte dele. É recomendável manter venenos, fertilizantes, pesticidas e outros materiais perigosos em um local seguro.

Por outro lado, se você tiver plantas em casa, tome cuidado! Algumas espécies podem ser nocivas para os animais de estimação; entre elas estão os narcisos. Outra maneira de manter seu animal de estimação saudável é impedi-lo de contrair carrapatos, pulgas e outros parasitas.

4. Cubra os cabos

Tente não deixar a fiação exposta dentro ou fora de casa. Isso pode provocar a eletrocussão do seu animal de estimação e até mesmo um incêndio. Lembre-se de que cães e gatos adoram mastigar tudo que encontram pelo caminho.

Por outro lado, guarde ferramentas como rastelos, serras e chaves de fenda, sem se esquecer das luvas e mangueiras, já que os cachorros costumam confundi-los com brinquedos para morder.

5. Proteja o seu animal de estimação da água e do fogo

A sua casa pode ter uma piscina, lareira ou churrasqueira. Nesse caso são necessários alguns cuidados especiais.

Todos esses locais estão repletos de riscos em potencial. Usar cercas e sensores de movimento é uma forma de prevenir acidentes fatais.

6. Proteja os seus pertences

Este conselho se aplica se você tiver um filhote. Estes animaizinhos não conhecem limites, por isso brincam e destroem tudo o que chame a atenção deles.

Para evitar isso, guarde os pertences que você deseja conservar. Caso não seja possível esse tipo de proteção, como é o caso de móveis, cortinas ou toalhas de mesa, use um spray amargo ou outro meio de dissuasão.

7. Crie um espaço apenas para o seu animal de estimação

Com esta recomendação você poderá minimizar os danos. O fato é que disponibilizar um espaço para o filhote com uma cama e alguns brinquedos, não apenas faz com que ele se sinta bem-vindo, mas também facilita a adaptação dele à casa, além de permitir o estabelecimento de limites em relação aos espaços e objetos que ele pode mastigar.

8. Instale uma porta para animais

Se você tem um jardim, pátio ou varanda segura para o seu animal de estimação, uma porta especial pode dar a ele a liberdade de entrar e sair tranquilamente, seja para fazer as necessidades ou para tomar um delicioso banho de sol.

Em geral essas portas são a solução perfeita para evitar que os tutores precisem se levantar cedo. No entanto, se você tiver algum receio em relação à segurança do seu animal, tenha em mente que existem portas com trava inteligente. Embora elas possam ser um pouco caras, são opções muito úteis caso você não esteja em casa.

Espaço para o cão em casa.
Ter um espaço específico que pertença ao animal é uma forma de definir os limites corretamente.

Outras recomendações para ter uma casa amigável para animais de estimação

Para proteger o seu animal de estimação dos diversos perigos presentes em casa, considere essas outras medidas que apresentaremos a seguir:

  • Feche sempre a porta do forno, geladeira, micro-ondas, máquina de lavar e secadora. Esses eletrodomésticos geralmente são irresistíveis para os animais de estimação, mas muito perigosos se forem colocados em funcionamento com eles dentro. Esta recomendação também inclui verificar o interior desses locais sempre antes de usar.
  • Se você tem filhos em casa, tente recolher as peças pequenas dos brinquedos deles.
  • Mantenha a tampa do vaso sanitário fechada. Os produtos químicos utilizados nesse local podem ser prejudiciais à saúde dos seus animais de estimação.
  • Guarde seus sapatos e roupas usadas em locais que não estejam ao alcance dos animais. Eles amam esses cheiros peculiares. Você se arrependerá se não seguir este conselho.

Tudo pronto para uma casa amigável para seu animal de estimação!

Ter um animal de estimação é uma decisão que não deve ser tomada de forma impulsiva. A sua casa deve passar por algumas modificações que permitam que este novo companheiro se sinta confortável e não corra perigo.

Comece oferecendo um espaço para o o bichinho, verificando a segurança de qualquer possível rota de fuga e armazenando os produtos químicos que possam ser prejudiciais. Essa não é uma tarefa impossível.

This might interest you...
5 ideias para fazer uma casinha para o seu animal de estimação
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 ideias para fazer uma casinha para o seu animal de estimação

Vamos compartilhar 5 ideias para fazer uma casinha para o seu animal de estimação, garantindo um local confortável para o seu descanso.