8 dicas para nutrir e proteger suas unhas

28 de agosto de 2014
Se você tem unhas amareladas pelo uso de esmaltes, cigarro ou outros motivos, pode fazer com que elas recuperem sua cor original submergindo-as em vinagre branco.

Se é daquelas, que sem saber como, sempre acaba com as unhas quebradas, não perca este artigo.

Unhas frágeis, quebradiças, às vezes amareladas, uma realidade bastante comum entre as mulheres. Qualquer coisa que façamos acaba provocando uma pequena ruptura que tanto incomoda.

No entanto, não se preocupe, daremos alguns conselhos para que suas unhas sejam o reflexo de saúde e beleza.

Dicas simples para nutrir e cuidar das unhas

1. Banho com azeite de oliva ou óleo de mamona

óleo de manona para as unhas

Muito simples e eficaz. Você mesmo pode elaborar em casa a mais simples e econômica das máscaras.

Que tal usar o azeite de oliva? É ideal para nutrir as unhas frágeis, um composto natural hidratante e fortalecedor que traz muitas vitaminas.

Basta pegar um pequeno copo de azeite de oliva e colocar em uma xícara, então vá umedecendo um algodão com o óleo e passe nas unhas.

Mantenha o azeite pelo menos 20 minutos. Em seguida, lave as mãos com um sabão suave. Se repetir este processo, umas 3 vezes na semana, notará a diferença.

Além disso, se desejar, no lugar do azeite de oliva, pode utilizar o óleo de mamona, é muito efetivo também.

2. Vitamina E

vitamina-E

A vitamina E é essencial para o corpo. Graças a ela fortalecemos o organismo, os ossos, o cabelo, as unhas.

Além disso, hidratamos a pele e nos defendemos frente aos radicais livres. O ideal é conseguir algumas cápsulas de vitamina E.

Estas cápsulas podem ser vendidas em farmácias e lojas de produtos naturais, para este propósito precisará de somente uma.

E agora? Pegue um esmalte de unhas transparente, e verta o conteúdo de uma cápsula de vitamina E nele. Tente pintar as unhas frequentemente com este preparado vitamínico e verá como pouco a pouco a saúde das suas unhas irá melhorar espetacularmente.

3. A dica do alho

alho para as unhas

Surpresa? O alho é um perfeito antimicrobiano, protegerá de micro-organismos ou substâncias tóxicas que possam danificar a saúde das unhas.

Para isso, corte um dente de alho pela metade e realize uma suave massagem nas unhas, no período da noite, incluindo as cutículas dos dois lados.

Em seguida, basta lavar com um sabão suave, como um para bebês, por exemplo, que dispõe também de componentes antimicrobianos.

E fique tranquila, se lavar bem as unhas, o temido cheiro de alho não ficará.

4. Dica para que cresçam fortes

Endurecedor de unhas caseiro

Faça uma máscara supernutritiva para que cresçam fortes e saudáveis. É muito fácil, em uma tigela coloque uma pequena colher de mamão, a gema de um ovo, um pouco de suco de limão e cinco colherzinhas de leite.

Consiga uma mistura bem homogênea e submerja os dedos nela durante, pelo menos, 10 minutos. Se repetir este procedimento duas vezes por semana obterá resultados muito bons.

Saiba mais: Remédios naturais para unhas fracas

5. Cavalinha

cavalinha para as unhas

Ideal para fortalecer, cuidar, nutrir e endurecê-las. O que fazer? Muito fácil, basta ferver uns quatro raminhos de cavalinha em uma xícara de água.

Em seguida, deixe repousar e assim que a infusão estiver fria, submerja os dedos pelo menos durante 15 minutos nela. Não se esqueça de repetir duas vezes por semana.

6. Limão e óleo de amêndoas

óleos essenciais

Outro remédio muito clássico e simples de ser feito. Lembre-se apenas que o óleo de amêndoas pode ser encontrado nas lojas de produtos naturais.

Para fazer esta máscara nutritiva e fortalecedora, basta obter o suco de meio limão. Uma vez feito isso, adicione uma colher de açúcar, coloque tudo em uma pequena xícara e submerja as pontas dos dedos durante dez minutos.

Em seguida, pegue um pedaço de algodão e umedeça-o com um pouco de óleo de amêndoas, desse modo, aplique em cada uma delas. É muito efetivo!

Leia mais: 5 remédios naturais para a psoríase nas unhas

7. Dica para clareá-las

Agua-oxigenada

Às vezes as unhas aparecem amareladas ou com uma cor apagada. Existe um remédio simples para clareá-las que consiste simplesmente em submergi-las durante cinco minutos em vinagre branco.

Outra dica é passar um algodão com um pouco de água oxigenada, desse modo, obterá uma cor mais natural.

8. Conselhos para que estejam saudáveis e cuidadas

  • Evite roê-las, pois isto as torna frágeis e descuidadas, e ainda pode contrair várias doenças associadas.
  • Não abuse dos esmaltes. As unhas precisam respirar, assim que o melhor é alternar o uso com algumas semanas de descanso.
  • Não as use como ferramentas, por isso, não arranhe coisas com elas, não as utilize para abrir coisas.
  • Acostume-se a usar luvas, quando tenha que lavar algo. O uso de detergentes, amaciantes e sabões para lavar pratos ou outros objetos, tendem a ter químicos que as danificam. Lembre-se destas dicas!
  • do Carmo Ota, C. C., da Silva, D. V. G., Jacon, K. C., Baura, V., & Nunes, S. Avaliação da atividade antimicrobiana e anti-inflamatória do extrato hidroalcoólico do allium sativum (alho).