8 coisas que você nunca deve fazer com um bebê

Ser mãe é uma tarefa complexa, mas você deve saber quais são as coisas que nunca deve fazer com um bebê. Com muito amor e paciência, você será capaz de ter sucesso nesta fase da sua vida.

Ao engravidar, é normal receber muitos conselhos de outras mães experientes e até de avós. Mas isso não significa que elas estejam certas. Portanto, é importante saber quais são as coisas que você nunca deve fazer com um bebê.

É verdade que ser mãe pela primeira vez é um trabalho difícil, mas não é impossível. Com as informações necessárias, ajuda e prática, você será capaz de permitir ao seu filho um desenvolvimento adequado. Aqui estão algumas coisas que você deve evitar.

Algumas coisas que você nunca deve fazer com um bebê

1. Deixá-lo chorando por um longo tempo

Como mãe, você certamente terá momentos em que estará muito ocupada. Mas lembre-se de que seu bebê precisa dos seus cuidados constantemente e ele tenta se comunicar chorando para que você preste atenção. E é somente através do choro que ele consegue expressar suas necessidades.

Deixá-lo chorando por um longo tempo pode ser prejudicial. Se isso acontecer, o bebê se sentirá angustiado e poderá aumentar seus níveis de estresse, causando dependência, insegurança e possíveis danos ao seu desenvolvimento emocional e intelectual.

Nunca deve deixar de atender o seu bebê quando ele chorar

Portanto, ao atender e se comunicar com o seu pequeno constantemente, você fortalecerá a confiança dele em você. Permitindo que, no futuro, ele possa ser uma criança sem problemas de autoestima e consiga se adaptar de forma eficaz na sociedade.

2. Deitá-lo de barriga para baixo para dormir

No passado, era dito que colocar o bebê de barriga para baixo o ajudava a expelir os gases e evitava o risco de asfixia devido ao vômito. No entanto, atualmente considera-se que, pelo contrário, aumenta as chances de morte súbita por asfixia. Deitar com a face para cima é a melhor maneira de evitar riscos desnecessários.

3. Deixá-lo sozinho, sem prestar atenção

É um erro grave acreditar que os bebês são muito pequenos e não se moverão se você deixá-los sozinhos, pois as crianças têm a capacidade de se virar e de se machucar. É por isso que esta é uma das coisas que você nunca deve fazer com um bebê.

Além disso, as causas comuns das quedas das crianças são devidas aos pais que os deixam sozinhos na cama ou no berço.E se eles estiverem desprotegidos em uma grande altura, eles podem se virar e cair, causando ferimentos graves.

4. Sacudi-lo ou agitá-lo

É comum os pais, na forma de uma brincadeira, sacudir o bebê quando ele chora para tentar fazê-lo parar, e às vezes até funciona. No entanto, esta brincadeira pode causar danos irreversíveis.

Não perca o artigo: Reduza as cólicas de seu bebê com estes 4 remédios caseiros

Nunca deve deixar de dar amor ao seu bebê

Agitar ou sacudir crianças pequenas pode causar a Síndrome do Bebé SacudidoEssa síndrome é definida como um trauma em que o cérebro se move para frente e para trás dentro do crânio. Alguns danos que ela pode causar são:

  • Contusões e hemorragias
  • Cegueira
  • Perda auditiva ou distúrbios da fala
  • Danos no pescoço
  • Dano cerebral permanente
  • Morte

5. Castigos físicos

Se você acha que seu bebê está se comportando mal, você não deve lhe dar um tapa na nádega ou na mão. O que você deve fazer é olhá-lo nos olhos e falar com ele com a voz firme. Puni-lo fisicamente pode fazer com que ele se torne uma criança agressiva e com baixa autoestima.

De igual importância, a criança pode ter menos confiança em você, sentir-se desconfortável com a presença dos pais, baixo crescimento intelectual e pouca motivação para aprender coisas novas.

6. Não o colocar para arrotar

É preciso insistir que o bebê arrote para que ele possa expelir os gases que são gerados após a alimentação. Caso não faça isso, a criança pode sofrer mais cólicas devido aos gases, e será difícil para ele descansar. Se ele estiver dormindo, ele pode acordar devido à dor.

7. Alimentá-lo com refeições variadas

Nunca deve aliemntar seu bebê sem consultar o pediatra antes

É um erro muito comum alimentar o bebê com outros alimentos além do leite materno ou fórmula prescrita pelo médico. Você deve ter em mente que o sistema digestivo do bebê está se desenvolvendo nos primeiros meses de vida, portanto, alimentá-lo com outros alimentos pode causar alergias e intolerância.

8. Permitir que eles entrem em contato com bactérias e vírus

Outra coisa que você nunca deve fazer com um bebê é segurá-lo ou tocá-lo com as mãos sujas. Você deve lavar as mãos várias vezes ao dia. Desta forma, você pode efetivamente evitar a propagação de doenças por bactérias e vírus.

Igualmente importante, você deve evitar o contato com pessoas que têm sintomas leves de gripe ou resfriado, porque no caso de os pequenos serem infectados, pode trazer complicações como pneumonia, bronquiolite e outros problemas respiratórios graves.

Confira mais dicas para cuidar de seu filho lendo: Você sabe que frutas um bebê pode comer?

Recomendações

É aconselhável que você peça conselhos diretamente de um especialista sempre que tiver alguma dúvida sobre as coisas que você nunca deve fazer com um bebê. Isso evitará confusão e informações cruzadas.

Caso se sinta preocupada com os cuidados que seu bebê deve receber, não hesite em pedir ajuda a alguém com experiência. Mas lembre-se de que a coisa mais importante é dar muito amor e fazer seu bebê sentir que você sempre estará presente para ele.

Recomendados para você