8 surpreendentes benefícios das sementes de chia
Conheça os benefícios das sementes de chia, uma ótima fonte de fibras, antioxidantes, cálcio, magnésio, zinco e fósforo.
Segundo a Sociedade Americana de Nutrição, estas sementes são benéficas para o organismo, especialmente pelas seguintes razões:
- Contêm mais potássio que a banana.
- Têm mais proteínas que os vegetais.
- Oferecem o dobro de fibras que a aveia.
- Têm três vezes a quantidade de ferro das lentilhas e do espinafre.
- Contêm o triplo de antioxidantes que os mirtilos.
- Oferecem cinco vezes mais cálcio do que o leite.
A seguir falaremos sobre alguns dos principais benefícios das sementes de chia. Certamente eles são suficientes para que você queira incluí-las em sua dieta regular. Confira!
Principais benefícios das sementes de chia
1. Para perder peso
As sementes de chia aceleram o metabolismo e ajudam a queimar gorduras.
Sua combinação com água e limão, além de proporcionar uma bebida refrescante, ajuda a depurar o organismo e combater a prisão de ventre.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de sementes de chia (5 g)
- 1 copo de água quente (200 g)
- 1 limão (100 g)
Preparo
- Divida a água em dois copos e, em um deles, coloque as sementes de chia de molho.
- Deixe-as por no mínimo 40 minutos (você notará que a mistura fica com uma textura mais densa).
- Passados os 40 minutos, esprema o limão e misture o suco com o outro copo de água.
- Misture os dois líquidos e mexa até que fiquem bem integrados.
- Para uma maior eficácia, tome esta bebida em jejum.
2. Ajudam a manter um coração saudável
As sementes de chia são uma fonte natural de ácidos graxos ômega 3, indispensáveis para o correto funcionamento do sistema circulatório e, portanto, do coração.
- Ajudam a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos.
- Diminuem o risco de doenças inflamatórias crônicas.
- Previnem doenças do sistema nervoso.
3. Oferecem altas quantidades de energia
Ao consumir sementes de chia você estará dando ao seu corpo uma dose extra de carboidratos complexos, nutrientes dedicados a proporcionar energia de forma prolongada.
Assim, se você vem se sentindo sem forças e costuma se cansar com facilidade, seria útil acrescentar as sementes de chia em sua alimentação.
Se você faz algum tipo de exercício ou tem dias mais ativos, os benefícios das sementes de chia também servirão para adquirir uma maior resistência.
4. Combatem o envelhecimento precoce da pele
Devido ao fato de que as sementes de chia são ricas em antioxidantes, aceleram a regeneração da pele ao mesmo tempo em que previnem os danos na mesma.
Combatem os radicais livres, e por isso recomenda-se a sua ingestão para diminuir o envelhecimento das células e depurar o organismo.
5. Aliviam a dor articular
Por conter ácidos graxos ômega 3 e ser um excelente antioxidante, entre os benefícios das sementes de chia também podemos citar o fato de serem capazes de aliviar as dores causadas por inflamações nas articulações.
Além disso, estimulam a produção de colágeno graças ao seu teor de zinco e cobre.
Por isso as sementes de chia ajudam a promover o funcionamento correto das articulações e evitam a artrose e a artrite.
6. Aumentam a massa muscular
Como contêm uma alta porcentagem de fibras, ômegas 3, 6 e 9, as sementes de chia são um alimento recomendado para o ganho de massa muscular.
Ao mesmo tempo, possuem um efeito regenerador e reparador, útil para treinamentos intensos.
7. Hidratam o organismo
As sementes de chia podem absorver entre 10 e 12 vezes seu peso em água. Esta capacidade faz com que sejam aptas a manter o equilíbrio de eletrólitos e prolonguem por mais tempo a hidratação do corpo.
8. Melhoram o humor
Estas sementes estão carregadas de triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina, conhecida popularmente como o hormônio da felicidade.
Portanto, ao consumi-las estaremos regulando o sono, melhorando o humor, combatendo a depressão e aliviando a ansiedade.
Como aproveitar os benefícios das sementes de chia?
Além de consumir este alimento em jejum como explicamos anteriormente, você pode ingerir as sementes a qualquer hora do dia e acrescentá-las em seus pratos preferidos.
Combine-as com:
- Iogurte
- Leite
- Sopas
- Saladas
- Cereais
- Bolos e pães
É necessário ressaltar que, apesar dos muitos benefícios das sementes de chia, seu consumo não deve ser excessivo.
A dose adequada é de no máximo duas colheres de sopa diárias. Com isso, você estará prevenindo possíveis problemas gastrointestinais, arteriais e desequilíbrios nos níveis de açúcar no sangue.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Taga, M. S., Miller, E. E., & Pratt, D. E. (1984). Chia seeds as a source of natural lipid antioxidants. Journal of the American Oil Chemists’ Society. https://doi.org/10.1007/BF02542169
- de Falco, B., Amato, M., & Lanzotti, V. (2017). Chia seeds products: an overview. Phytochemistry Reviews. https://doi.org/10.1007/s11101-017-9511-7
- Menga, V., Amato, M., Phillips, T. D., Angelino, D., Morreale, F., & Fares, C. (2017). Gluten-free pasta incorporating chia (Salvia hispanica L.) as thickening agent: An approach to naturally improve the nutritional profile and the in vitro carbohydrate digestibility. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2016.11.151
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.