8 alimentos que sua vagina necessita que você coma

19 de novembro de 2016
Embora a higiene seja fundamental existem alimentos que ajudam você a manter sua área íntima em perfeito estado e também ajudam a prevenir ou combater as infecções

Você pode pensar que uma boa higiene é suficiente para manter sua vagina saudável, mas há muitas coisas que deve fazer para cuidar desta área delicada. Se você não se preocupar com suas partes íntimas estará vulnerável à presença de infecções do trato urinário e irritações.

Para evitar esses problemas, que podem ser realmente desagradáveis, existem alguns alimentos que irão ajudar a manter a saúde de sua vagina, como mostramos abaixo:

1. Iogurte natural e alimentos ricos em probióticos

Uma vagina saudável conta com uma boa quantidade de bactérias saudáveis chamadas lactobacilos, um tipo de bactéria que ajuda a manter um nível de pH adequado.

iogurte e outros alimentos similares ajudam a manter os níveis adequados de lactobacilos. A maioria de nós associa o iogurte unicamente à saúde intestinal, mas esta não é a sua única função.

Muitas vezes, o uso de antibióticos, a menopausa, o uso de anticoncepcionais e a terapia hormonal aumentam o risco de desenvolver infecções fúngicas, por isso o chucrute, o tempe ou alimentos fermentados fazer um grande trabalho no combate às infecções fúngicas.

Veja também: 4 vitaminas para fortalecer sua flora intestinal e combater a prisão de ventre

2. Suco de mirtiloSuco de mirtilo para a vagina

Com certeza você já ouviu falar sobre este suco; seu alto consumo pode ajudar a combater infecções do trato urinário. Isto porque o suco de mirtilos contém compostos que ajudam a eliminar as bactérias causadoras da infecção que se adere ao tecido da parede da bexiga.

O único problema com este suco é sua elevada quantidade de açúcar. Para evitar alterações em seus níveis de glicose, especialmente se você for diabético, lembre-se:

  • Não tome mais de meia xícara de suco de mirtilo por dia.
  • Escolha sucos que sejam verdadeiramente naturais ou escolha os que contêm menos calorias.
  • Misture com água ou faça bebidas onde possa misturá-lo com vegetais.

3. Peixe

Se você sofre muito quando começa a menstruar é o momento de começar a comer mais peixe. As dores menstruais são causadas pela libertação de compostos inflamatórios chamados prostaglandinas que ajudam à contração dos músculos do útero.

Os ácidos graxos e o ômega-3 encontrados nos peixes, como no caso do salmão ou atum, têm elementos anti-inflamatórios que ajudam a aliviar esse desconforto.

4. Alimentos derivados da soja

A desagradável secura vaginal é resultado de redução dos níveis de estrogênio, um hormônio que ajuda a manter os tecidos elásticos e bem lubrificados.

O parto, a menopausa, a lactação e certos medicamentos para a alergia e o resfriado podem causar uma diminuição significativa nos níveis de estrogênio deixando a sua vagina seca o que gera certo desconforto.

Tente comer alimentos de soja minimamente processados:

  • Feijão de soja orgânica
  • Tofu
  • Tempe

Estes alimentos contêm compostos chamados isoflavonas vegetais ou fitoestrogênios não esteroides, que imitam o estrogênio.

5. MaçãsMaçã para a vagina

Se você gosta de manter a diversão na cama, este alimento, acredite ou não, é o indicado. Um estudo publicado na revista Archives of Ginecologia e Obstetrícia descobriu que as mulheres que comiam maçãs uma vez por dia tinham níveis mais elevados de lubrificação.

Isso permite que sexo seja mais satisfatório e menos problemático. As maçãs contêm um composto que imita o estradiol, o hormônio sexual feminino.

Além disso, as maçãs têm polifenóis que ajudam a impulsionar o fluxo para o tecido vaginal o que torna mais fácil chegar ao orgasmo.

6. Água

A água é um elemento que não deve ser evitado em sua vida diária. Seus benefícios para a saúde são inúmeros. Em relação à sua vagina, a água é necessária para que as membranas vaginais sejam mantidas em excelente condição.

Para que funcionem bem estas precisam estar bem hidratadas. A água contribui para a lubrificação natural da vagina e reduz os odores indesejados.

Visite este artigo: Benefícios da água de aveia e como prepará-la em casa!

7. Batata-doce

Além de ser uma boa alternativa para substituir as batatas tradicionais, a batata-doce também é extremamente eficaz na manutenção da boa saúde vaginal.

Este alimento é repleto de vitamina A. Esta vitamina fortalece as paredes uterinas e estimula a produção de hormônios que ajudam a manter os nossos níveis de energia elevados.

8. Chá VerdeChá verde para a vagina

Anteriormente falamos sobre o suco de mirtilos, mas é claro que muitas mulheres preferem outras opções menos doces. Se este for o seu caso você deve considerar o chá verde. Esta bebida é um excelente aliado contra as infecções do trato urinário.

Se você já tem alguma infecção, o chá verde ajuda a combater isso. Se está completamente saudável esta bebida impede a ocorrência de problemas e infecções.

A saúde de sua vagina vai além da simples higiene

Muitas vezes você acha que sabe tudo sobre a limpeza de sua vagina, mas isso não é tudo o que deve considerar. Em adição aos exames regulares, à boa higiene e à comunicação com o seu ginecologista, é importante ter uma dieta saudável.

Como pode ver estes oito alimentos são muito comuns em uma dieta equilibrada. Se por acaso você não costumar  incluir algum destes alimentos em sua dieta, seria uma boa ideia começar a consumi-los.

Recomendados para você