8 alimentos que irão fazer você ir ao banheiro

Se você cuidar dos seus intestinos, promoverá o ótimo funcionamento do organismo. Ao consumir esses alimentos ricos em fibras, você melhorará a frequência com a qual vai ao banheiro.
8 alimentos que irão fazer você ir ao banheiro

Última atualização: 26 Novembro, 2019

Se você tiver problemas de constipação, preste atenção a essas recomendações que ajudarão a aliviar esse problema. Se você incorporar esses alimentos em sua dieta, notará a diferença.

Antes de tudo, saiba que no intestino grosso estão alojados milhões de parasitas, bactérias e leveduras.

Todos eles contribuem para uma correta eliminação dos resíduos do organismo. Além disso, é essencial consumir muita água e alimentos ricos em fibras, assim como frutas e vegetais que promovam a quantidade e a combinação perfeita de micróbios.

Alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre

1. Sementes de linhaça ajudam ir ao banheiro

As sementes de linhaça poderão ajudar a ir ao banheiro com mais frequência, segundo este estudo realizado pela Universidade Federal Fluminense (Brasil). Em suma, é um tipo de semente que constitui uma ótima fonte de fibra, nada menos que 2 gramas por colher de sopa.

Dessa forma, tornam-se uma grande ajuda para pessoas que têm dificuldade para ir ao banheiro. A melhor parte é que você pode combiná-las praticamente com qualquer alimento que puder imaginar.

Portanto, não hesite, são as opções ideais para adicionar em vitaminas ou até mesmo em molhos para macarrão. Experimente.

Saiba mais: Benefícios da água de linhaça

2. Maçãs

As maçãs são as frutas por excelência. Elas se caracterizam por possuírem uma grande quantidade de minerais e nutrientes essenciais.

Ademais, permitem preservar o bom funcionamento do organismo. E graças ao fato de possuírem um tipo de fibra solúvel chamada pectina, vão ajudar você a ativar o trânsito intestinal, de acordo com o que é afirmado neste estudo realizado pelo Hospital La Fuenfría (Madrid).

3. Passas

As passas são ricas em fibras. Tanto que uma única passa contém 1 grama de fibra, por isso é um tipo de alimento que pode ser muito útil no momento de ir ao banheiro.

4. Kiwis

Os kiwis são outras das frutas por excelência que irão ajudar você a conseguir ir ao banheiro. Um único kiwi é capaz de fornecer pelo menos 5 gramas de fibra.

Além disso, este tipo de fruta é rico em vitamina C e tem uma grande quantidade de antioxidantes. Por isso, também é um bom produto para a pele e para fortalecer seu sistema imunológico, de acordo com este estudo realizado pelos Centros de Investigação em Nutrição e Saúde (Espanha).

5. Laranjas

As laranjas são ricas em vitamina C e esta característica é conhecida por todos, mas muitas pessoas não sabem que ela também tem muita fibra.

Então, se você quiser comer uma laranja, evite consumi-la na forma de suco e prefira comer a fruta inteira. Assim, você poderá se beneficiar de toda a fibra presente e com uma ingestão mínima de calorias.

Leia também: 11 usos da laranja que você não conhecia

6. Aveia

A aveia é caracterizada por suas propriedades anticolesterol, tal como afirma esta pesquisa realizada pela Universidade Complutense de Madrid. Mas também é um alimento capaz de fornecer nada menos que 2 gramas de fibra solúvel e insolúvel a cada meia xícara.

7. Iogurte

O iogurte é outro dos alimentos poderosos que podemos tomar se o que buscamos é conseguir ir ao banheiro com uma maior regularidade. É isso que afirma este estudo realizado pela Universidade de Barcelona (Espanha).

Graças à presença da bactéria probiótica lactobacillus, promove os movimentos intestinais diários e sem esforço. Assim, funcionará muito bem para pessoas com o trânsito intestinal lento.

8. Feijão

O feijão é um tipo de leguminosa capaz de fornecer quase duas vezes mais fibras do que muitos vegetais. Além disso, é um alimento muito versátil e que pode ser consumido em diferentes pratos.

Dessa forma, podem ser ingeridos em ensopados de diferentes maneiras e, claro, também em saladas. Outra opção é comê-los em forma de hambúrgueres, após terem sido previamente cozidos.

Com qualquer um desses alimentos, se o incorporarmos à nossa alimentação diária, veremos que a bioquímica de nossos intestinos vai melhorar e não teremos problemas para ir ao banheiro.

Se você cuidar dos seus intestinos, promoverá o ótimo funcionamento do organismo. E com essas recomendações vai atingir seu objetivo. Por isso, não deixe de experimentar uma solução ideal e eficaz para o problema. Trate-o como merece, antes que fique ainda pior.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
9 recomendações para evitar a prisão de ventre

Você tem dificuldade para eliminar as fezes? Sente-se pesada e seu ventre parece inflamado? Siga estes conselhos para evitar a prisão de ventre.



  • Healthline.com Top 10 Health Benefits of Flaxseeds [Online] Available at: www.healthline.com/nutrition/benefits-of-flaxseeds
  • Healthline.com 10 Impressive Health Benefits of Mung Beans [Online] Available at: www.healthline.com/nutrition/mung-beans
  • Sánchez Ruiz F, Gilbert JJ, Bedate Calderón P, Espín Jaime B. Estreñimiento y encopresis. Asociación Española de Pediatría. (2010)
  • López-Sobaler AM, Aparicio Vizuete A, Ortega Anta RM. Beneficios nutricionales y sanitarios asociados al consumo de kiwi. Nutr Hosp 2016;33(4):21-25