8 alimentos que energizam o corpo

O óleo de coco, o chocolate amargo, as oleaginosas e a chia, além de fornecerem benefícios para a saúde, atuam como energizantes naturais do corpo.
8 alimentos que energizam o corpo

Última atualização: 27 Fevereiro, 2018

Você costuma incluir alimentos que energizam o corpo em sua dieta? Graças aos carboidratos, proteínas e gorduras, nosso organismo recebe a energia necessária para realizar todas as atividades diárias.

No entanto, se em pouco tempo nos sentimos cansados ​, este ​​é um sinal de que o corpo está pedindo por mais “combustível” para continuar.

As bebidas energéticas contêm substâncias estimulantes que efetivamente ajudam a reduzir a fadiga e o cansaço, mas o efeito delas dura por um curto período.

Então, o melhor é investir seu dinheiro nos seguintes alimentos. Além de serem mais saudáveis, realmente lhe darão a energia de que você precisa.

Alimentos que energizam o corpo

1. Óleo de coco

Devido ao seu alto teor de ácidos graxos de cadeia média (TCM), o óleo de coco fornece energia para o corpo.

Também é recomendado para lutar contra diversas condições de saúde, desde infecções simples até doenças degenerativas, como o câncer e o mal de Alzheimer.

Tradicionalmente os carboidratos eram ingeridos antes de praticar esportes, mas essa tendência está sendo alterada pela ingestão de gorduras compostas por TCM.

Isso ocorre porque a glicose atinge o fígado rapidamente para se refugiar como gordura, tornando necessário consumir várias quantidades por dia para metabolizá-la novamente e obter energia.

Por outro lado, o óleo de coco continua a fornecer, pouco a pouco após a ingestão, a energia necessária.

2. Oleaginosas

Oleaginosas

As oleaginosas estão entre os melhores alimentos que energizam o corpo, tanto de forma física quanto mental, devido ao alto teor de magnésio.

Elas são nutritivas e contêm uma grande quantidade de ácidos graxos insaturados, essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Elas reduzem o colesterol ruim, reduzem a sensação de ansiedade e estresse, ajudando a promover um sentimento de bem-estar e bom humor.

3. Chocolate amargo

Por ser composto de 60% de cacau, o chocolate amargo é o alimento ideal para energizar o corpo e melhorar nosso humor.

Ele contém uma boa quantidade de minerais e proteínas que ajudam a proteger o sistema imunológico, funcionando como antioxidante e ajudando a aumentar a produção de serotonina e endorfina (hormônios da felicidade).

Este alimento deve ser consumido diariamente em uma porção moderada, pois, ao abusar da ingestão, podemos causar um ganho de peso e outras doenças relacionadas à obesidade.

4. Manga

Manga

A manga é rica em vitamina C, cálcio, cobre, magnésio e potássio, que juntamente com o açúcar que contém, ajudam a estimular o corpo e a fornecer a energia de que precisa.

Ela também oferece benefícios para manter uma boa visão, normalizar a pressão arterial e combater os germes externos que provocam doenças infecciosas.

Da mesma forma, a manga funciona como antioxidante, melhora a circulação e, graças ao fato de ser composta por uma quantidade significativa de ferro, ela é usada para prevenir e combater a anemia.

5. Chia

Sementes de chia

Além de proteger o corpo dos radicais livres, servindo como antioxidante e proporcionando uma sensação de saciedade por um longo tempo, a chia é um super energizante.

Contém ácidos graxos ômega 3, fibra, fósforo, magnésio, cálcio e potássio.

Ela é usada para prevenir a hipertensão, reduzir a ansiedade e, principalmente, para energizar nosso metabolismo.

6. Mel

Com uma colher de mel de manhã e outra à tarde, você fornecerá ao seu corpo vitaminas, minerais, antioxidantes e a energia necessária para eliminar a fadiga.

Além disso, no mel podemos encontrar as seguintes propriedades benéficas:

  • É eficaz para tratar feridas na pele devido às suas propriedades antissépticas.
  • Produz um efeito de relaxamento e tranquilidade tanto física quanto mental.
  • Ajuda a tratar a gripe e a tosse.
  • Estimula o bom funcionamento do sistema imunológico.
  • Luta contra a constipação.

Você também pode usar este produto como um adoçante para incluí-lo em sua dieta diária.

7. Chá verde

Chá verde

O chá verde contém uma grande quantidade de cafeína, que ajuda a estimular o sistema nervoso. É antioxidante, antibiótico e regulador da circulação sanguínea.

Devido à sua ação diurética, é recomendado para eliminar o excesso de líquidos e limpar o corpo. Estimula o metabolismo e ajuda a reduzir o excesso de peso corporal.

8. Banana

A banana é uma excelente fonte de energia. É altamente recomendada para os atletas, pois contém magnésio, que fortalece os músculos.

Ela fornece carboidratos e é rica em fósforo, folato e substâncias com ação adstringente. Também contribui com o triptofano, ajudando a combater a depressão e a exaustão emocional.

Pronto para incluir estes alimentos que energizam o corpo em sua dieta regular? Você não vai se arrepender!

Pode interessar a você...
5 hábitos para ter mais energia no dia a dia
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 hábitos para ter mais energia no dia a dia

Você se sente cansado com frequência? Incorpore esses hábitos para ter mais energia em sua rotina e comprove por si mesmo a sua eficácia!



  • Croteau E, Castellano CA, Richard MA, Fortier M, Nugent S, Lepage M, Duchesne S, Whittingstall K, Turcotte ÉE, Bocti C, Fülöp T, Cunnane SC. Ketogenic Medium Chain Triglycerides Increase Brain Energy Metabolism in Alzheimer’s Disease. J Alzheimers Dis. 2018;64(2):551-561. doi: 10.3233/JAD-180202. PMID: 29914035.
  • Abdelhamid AS, Brown TJ, Brainard JS, Biswas P, Thorpe GC, Moore HJ, Deane KH, AlAbdulghafoor FK, Summerbell CD, Worthington HV, Song F, Hooper L. Omega-3 fatty acids for the primary and secondary prevention of cardiovascular disease. Cochrane Database Syst Rev. 2018 Jul 18;7(7):CD003177. doi: 10.1002/14651858.CD003177.pub3. Update in: Cochrane Database Syst Rev. 2018 Nov 30;11:CD003177. PMID: 30019766; PMCID: PMC6513557.
  • Filippini T, Violi F, D’Amico R, Vinceti M. The effect of potassium supplementation on blood pressure in hypertensive subjects: A systematic review and meta-analysis. Int J Cardiol. 2017 Mar 1;230:127-135. doi: 10.1016/j.ijcard.2016.12.048. Epub 2016 Dec 21. PMID: 28024910.