7 usos que pode dar para água oxigenada
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Um dos produtos mais versáteis, econômicos e úteis que podemos ter em casa é o peróxido de hidrogênio, ou como é conhecido, a água oxigenada. Aqui explicaremos os usos que você pode dar a água oxigenada de 10 volumes como remédio natural.
São muitas as aplicações tanto para o cuidado da casa como para o uso medicinal e estético. A água oxigenada é uma solução que não falta em uma caixa de primeiros socorros e devemos tê-la em casa.
A seguir, apresentamos algumas aplicações da água oxigenada como remédio natural. Você pode incorporá-las em sua vida diária para prevenir e tratar algumas doenças.
1. Para eliminar as manchas na pele
As manchas na pele são antiestéticas. Costumam aparecer no rosto, produto das mudanças hormonais (gravidez e uso prolongado de contraceptivos) e o sol. Para eliminá-las, podemos aplicar diariamente água oxigenada de 10 volumes com um algodão suavemente e depois hidratar com um creme. Os resultados serão incríveis.
Também pode aplicar o mesmo tratamento nas axilas. Estas costumam escurecer pelo uso contínuo de lâminas de barbear e de desodorantes. Como um benefício extra, a água oxigenada também combate os maus cheiros.
Recomendamos aplicar esse remédio à noite e usar protetor solar quando for sair de casa, pois a exposição ao sol pode resultar no efeito contrário.
2. Para a saúde bucal
As propriedades da água oxigenada combatem eficazmente o mau-hálito ao ser usado como enxaguante bucal. Também serve como antisséptico para curar feridas e úlceras bucais, assim como para branquear os dentes de maneira natural.
- Caso tenha alguma dor de dente enquanto gargareja com água oxigenada (sem engolir), esta ajudará a aliviar a dor, devido a sua capacidade de reduzir a infecção e a desinflamar a área.
3. Como antimicótico
O temível pé de atleta e os fungos nas unhas também podem ser combatidos com água oxigenada de 10 volumes. Somente temos que lavar bem a área e depois aplicar diretamente entre os dedos dos pés ou sobre as unhas.
- Outro procedimento recomendado é deixar os pés ou mãos de molho durante uns cinco minutos. Deixe que o remédio atue a noite toda e, assim que acordar, seque bem. Em poucos dias os resultados serão notados.
4. Para afecções da garganta
As amígdalas inflamadas muitas vezes são o resultado de infecções por bactérias que se alojam na zona. Para evitá-las e combatê-las, os gargarejos com água oxigenada são uma excelente receita.
Como fazer?
- Misture duas colheres de sopa de água oxigenada de 10 volumes com um copo de água.
- Faça gargarejos com essa solução duas vezes por dia, durante dois minutos, sem engolir. Certifique-se de fazer os gargarejos até terminar o conteúdo do copo.
5. Feridas e queimaduras
Esta é a aplicação mais frequente deste produto. Para desinfetar a área do corte ou da queimadura, aplique um pouco de água oxigenada de 10 volumes e deixe-a agir durante alguns minutos.
Desta forma, não só limpará a ferida, como também facilitará o processo de cicatrização da mesma. É importante que este tratamento seja realizado somente em feridas superficiais. Se não notar melhoria, procure um médico.
6. Para combater a acne
A acne é uma doença que aparece especialmente na etapa da adolescência, produto das mudanças hormonais. Costuma gerar não só um dano estético, como também psicológico.
Para combatê-la, um dos remédios mais eficazes é com água oxigenada de 10 volumes.
Confira os 6 passos para eliminar a acne
Como fazer?
- Aplique a água oxigenada diretamente sobre as espinhas e deixe agir.
- Uma vez seco, poderemos enxaguar com água morna ou fresca.
7. Infecção nos seios nasais e ouvidos
Podemos aplicar em uma porcentagem prudente juntamente com água destilada e usar diretamente nas fossas nasais mediante a aplicação na forma de aerossol. A água oxigenada servirá para limpar as impurezas dos seios nasais.
Para tratar a infecção nos ouvidos ou para preveni-la, podemos colocar algumas gotas de água oxigenada dentro do ouvido. No caso das crianças, consulte o pediatra.
São muitas as utilidades que você dar para a água oxigenada como remédio natural. O importante é que siga bem as recomendações para não provocar irritações em alguma parte do corpo, e no caso de não apresentar melhoria ou de notar outros sintomas, procurar um médico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bascones, A., and S. Morante. “Antisépticos orales: Revisión de la literatura y perspectiva actual.” Avances en periodoncia e implantología oral 18.1 (2006): 21-29.
- Castillo, Paulo. “Quemaduras. Conceptos para el médico general.” Cuadernos de cirugía 17.1 (2018): 58-63.
- Fang Mercado, Luis, Alejandra Herrera Herrera, and Antonio Díaz Caballero. “Enjuagues de Calendula officinalis como alternativa de los antisépticos orales.” Revista cubana de Estomatologia 50.4 (2013): 436-442.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.