7 tratamentos caseiros para combater o cabelo armado

29 Dezembro, 2019
Os tratamentos caseiros podem ser um bom complemento para reduzir os cabelos armados. No entanto, se quisermos evitá-los completamente, devemos aplicar outros hábitos para reduzir os danos ao cabelo.

Mulheres que têm cabelos armados tendem a ter mais dificuldade para fazer penteados. Além disso, elas costumam notar os fios de cabelo secos e opacos. Felizmente, existem vários tratamentos que ajudam a combatê-los com ingredientes de origem natural.

Embora seja verdade que a indústria de cosméticos nos oferece várias opções eficazes para resolver esse problema, opcionalmente, podemos experimentar algumas preparações caseiras que parecem surtir efeitos positivos. Embora geralmente não exista evidência de sua eficácia, há depoimentos que sugerem que estes são benéficos. O que acha de experimentá-las?

Por que eu tenho cabelo armado?

De acordo com uma publicação do Journal of Investigative Dermatology Symposiumcabelos com textura macia e brilhante, com pontas seladas, geralmente são tidos como saudáveis. No entanto, independentemente de sua cor, forma ou tamanho, eles podem ser afetados com tinturas ou outros elementos que estão na moda. Em geral, isso pode causar:

  • Perda de brilho
  • Aparência frisada ou armada
  • Pontas duplas
  • Outros problemas capilares

Também, é sabido que outros fatores, como nutrição e desidratação, podem comprometer a saúde do cabelo. No caso de cabelos crespos, geralmente a causa está associado à perda de umidade natural dos fios, clima úmido e deterioração das fibras capilares.

Por outro lado, um estudo publicado em 2011 explicou que a síndrome do cabelo crespo se deve ao crescimento lateral e ao enrolamento apertado das fibras capilares. Em geral, é secundário a práticas e danos inapropriados. Além disso, é considerado um fator de risco para queda excessiva.

Tratamentos caseiros para combater o cabelo armado

Os tratamentos caseiros podem ser um bom adjuvante quando se trata de reduzir a aparência dos cabelos armados. No entanto, sabendo que é um problema que pode ter origem em danos mais agressivos ao cabelo, é melhor procurar aconselhamento com um dermatologista para encontrar outras opções de tratamento. Além disso, devemos complementá-lo com outros cuidados.

Segundo informações da Academia Americana de Dermatologia, podemos parar de danificar os cabelos, melhorando a maneira como aplicamos produtos como xampu e condicionador. Da mesma forma, reduzindo o uso de elementos térmicos, evitando a exposição direta ao cloro das piscinas e permitindo a secagem ao ar livre. O que mais podemos fazer?

A seguir, detalharemos alguns dos remédios naturais que se tornaram populares como alternativas para melhorar a aparência dos cabelos armados. Embora não existam estudos que apoiem ​​sua eficácia, eles geralmente são seguros. Experimente-os!

1. Vinagre de maçã

Vinagre de maçã

vinagre de maçã é um velho tratamento de beleza para o cabelo. Quem já experimentou sugere que ele funciona como condicionador natural, pois deixa os cabelos macios, brilhantes e livres de problemas como o frizz.

  • Para usá-lo, misture-o em partes iguais com água e espalhe-o por todo o cabelo. Após cerca de 10 minutos, enxágue.

2. Cerveja

Outro truque natural que parece ter efeitos positivos em cabelos armados é a aplicação de cerveja. No entanto, é importante ter em mente que a cerveja contém álcool, que pode desidratar o cabelo.

Portanto, deve ser usada com mais cautela, de preferência combinado com outros produtos capilaresSe você tem couro cabeludo sensível, é melhor optar por outra opção. 

  • Se você quiser experimentar, polvilhe a cerveja por todo o cabelo, deixe-a agir por 10 minutos e enxágue.

3. Gema de ovo

Ovos

A gema de ovo é um muito nutritiva, rica em ácidos graxos essenciais, vitaminas A, B, D, E, e minerais, tais como ferro, fósforo, potássio e magnésio. De acordo com um estudo publicado na Dermatology Practical & Conceptual, esses nutrientes contribuem para cabelos mais saudáveis.

  • Para evitar cabelos armados, recomendamos misturar o xampu que usamos regularmente com uma gema de ovo. O cabelo ficará limpo, mais nutrido e sem frizz. Este tratamento é ideal para pessoas com cabelos normais ou secos.

4. Mel

O mel é um produto conhecido na indústria cosmética devido às suas propriedades antioxidantes e regeradoras. É usado até na fabricação de produtos para a pele e condicionadores de cabelo.

Propomos usá-lo em um tratamento caseiro simples para cabelos armados, o que ajuda a tratar, por sua vez, a secura.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de mel de abelha (50 g)
  • ½ copo de água (100 ml)

Como aplicar?

  • Misture bem o mel de abelha com a água e introduza o líquido em uma embalagem com spray.
  • Aplique a mistura em todo o cabelo seco, meia hora antes de lavar.
  • Massageie um pouco o couro cabeludo para que ele penetre bem.
  • Depois, lave o cabelo como de costume.

5. Condicionador sem enxaguar

Mulher aplicando condicionador

Um método rápido para evitar o frizz é usar o condicionador de cabelo em pequena quantidade e não enxaguar o cabelo depois. Se fizermos isso, o cabelo ficará mais nutrido e o condicionador permanecerá como um produto antifrizz.

  • No entanto, não é aconselhável abusar desse método. O condicionador pode nos ajudar a hidratar o cabelo, mas o abuso também pode causar caspa ou mau cheiro Portanto, é recomendável usar este método o quanto antes.

6. Máscara antes de lavar

Outra maneira simples de combater o cabelo armado é aplicando uma máscara capilar antes de lavar.

Desta forma, podemos deixar agir por pelo menos meia hora no cabelo seco. Depois, vamos lavar o cabelo com o xampu e o condicionador, para que fique hidratado em profundidade, mas não oleoso.

7. Óleo de jojoba

Óleo de jojoba

O óleo de jojoba é um dos mais apropriados para nutrir o cabelo armado. Uma revisão recente, publicada na Dermatology and Venereology, destacou que suas qualidades hidratantes para os cabelos e a pele são seu principal benefício.

  • No entanto, sempre o usaremos em quantidades muito pequenas, distribuindo-o bem em ambas as mãos e massageando todo o cabelo. Podemos aplicá-lo em cabelos molhados ou secos, antes ou depois da lavagem. Também ajuda a evitar pontas duplas.

Em suma

Se quisermos evitar o desconforto de um cabelo armado, precisamos melhorar nossos hábitos de cuidar do mesmo. Além disso, podemos contar com alguns tratamentos caseiros que parecem ter efeitos positivos em sua redução. Eles funcionaram para você?

  • Sinclair RD1. (2007). Healthy hair: what is it?. Journal of Investigative Dermatology Symposium. DOI: 10.1038/sj.jidsymp.5650046
  • Morand, Jean-Jacques. (2011). [Frizzy hair pathology]. Médecine tropicale : revue du Corps de santé colonial. 71. 443-9.
  • Guo EL, Katta R. Diet and hair loss: effects of nutrient deficiency and supplement use. Dermatol Pract Concept. 2017;7(1):1–10. Published 2017 Jan 31. doi:10.5826/dpc.0701a01
  • Ediriweera ER, Premarathna NY. Medicinal and cosmetic uses of Bee’s Honey – A review. Ayu. 2012;33(2):178–182. doi:10.4103/0974-8520.105233