7 sucos e infusões naturais para cálculos biliares
Antes de explicar alguns remédios caseiros para eliminar os cálculos biliares (ou evitá-los), vamos saber o que é a vesícula biliar. É uma pequena bolsa em forma de pêra atrás do fígado. A principal função da vesícula biliar é armazenar a bile.
A bile é a substância que ajuda o corpo a digerir alimentos gordurosos. Portanto, quando esses alimentos chegam ao intestino, eles enviam um sinal para receber um pouco de bile da vesícula biliar. Desta forma, os alimentos gordurosos são mais fáceis de digerir e são posteriormente eliminados pelo processo digestivo.
Por que se formam os cálculos biliares?
Quando há substâncias na bile que endurecem, os chamados cálculos biliares são formados. Eles podem ser tão pequenos quanto um grão de areia e tão grandes quanto uma bola de golfe. Essas pedras quase sempre causam fortes dores no abdômen e até mesmo nas costas e ombros. Em muitos casos, a solução para remover os cálculos biliares é a cirurgia.
Portanto, para prevenir sua formação, é aconselhável uma alimentação saudável. A obesidade e uma dieta para perda de peso drástica podem aumentar a formação de cálculos biliares, de acordo com estudos.
Como ajudar a eliminar cálculos biliares?
Embora esses remédios, por si só, não eliminem os cálculos biliares, podem contribuir para a hidratação adequada do corpo e a expulsão da urina.
Lembre-se que caso sinta algum desconforto, deve ir ao médico para receber o tratamento mais adequado para o seu caso. Lembre-se também que as bebidas que propomos são mais um complemento para uma alimentação equilibrada e correta hidratação, e não uma fonte principal (ou exclusiva) de líquidos. E em nenhum caso devem substituir o tratamento médico.
1. Suco de limão
O suco de limão e a água com limão são popularmente considerados por ajudar a dissolver as pedras, ao mesmo tempo que hidrata e ajuda a obter um certo suprimento de vitamina C. Mesmo assim, ainda não há evidência científica para tal afirmação.
2. Sais de Epsom
Acredita-se que os sais de Epsom ou sulfato de magnésio estimulem o movimento dos cálculos biliares através do ducto biliar. No entanto, isso ainda não foi comprovado cientificamente, mesmo assim algumas publicações o mencionam como um componente para a limpeza do fígado.
3. Cúrcuma ou açafrão da terra
Esse remédio também é simples, basta misturar um pouco de mel com uma colher de chá de açafrão da terra e água. Essa bebida, segundo estudos, ajudaria a estimular a eliminação de cálculos biliares, embora fosse contra-indicada em pessoas com cálculos biliares já ativos.
4. Frutas cítricas
Considera-se que os sucos cítricos e outras frutas, como a pêra, são ricos em pectina, uma fibra natural de limpeza, útil na dissolução de cálculos biliares. Você pode beber suco de laranja, toranja e limão também. Mesmo assim não há evidências científicas para as afirmações acima citadas.
5. Chá de erva de São João
O chá de erva-de-são-joão é uma alternativa popular proposta para eliminar os cálculos biliares. Porém, deve-se ter cautela, pois, por ser baseado em uma erva, pode ter contraindicações em alguns casos.
6. Suco de rabanete
Diz-se que o suco de rabanete também ajuda a hidratar e dissolver cálculos renais; além de aliviar certos distúrbios digestivos. Portanto, foi levado em consideração em várias investigações.
7. Sucos de vegetais mistos
Smoothies, sucos e vitaminas de vegetais também são uma opção para complementar a dieta e a hidratação diária. Assim, e segundo a crença popular, seria possível obter diversos nutrientes e ao mesmo tempo contribuir para a dissolução dos cálculos.
Lembre-se de que os remédios naturais para eliminar os cálculos biliares não são substitutos dos tratamentos prescritos pelo médico, nem das refeições principais. Portanto, você deve sempre incluí-los como parte de uma dieta balanceada e, em geral, de um estilo de vida saudável.
É melhor consultar o seu médico antes de começar a tomar qualquer tipo de remédio natural para evitar reações adversas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Stinton, L. M., Myers, R. P., & Shaffer, E. A. (2010). Epidemiology of gallstones. Gastroenterology Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/j.gtc.2010.02.003
- Bellows, C. F., Berger, D. H., & Crass, R. A. (2005). Management of gallstones. American Family Physician. https://doi.org/10.1016/B978-1-4377-0881-3.00061-9
- Nakeeb, A., Comuzzie, A. G., Martin, L., Sonnenberg, G. E., Swartz-Basile, D., Kissebah, A. H., & Pitt, H. A. (2002). Gallstones: Genetics versus environment. In Annals of Surgery. https://doi.org/10.1097/00000658-200206000-00012
- Bouchier, I. A. (1992). The Formation of Gallstones. The Keio Journal of Medicine. https://doi.org/10.2302/kjm.41.1
- Li Y, Li M, Wu S, Tian Y. Combination of curcumin and piperine prevents formation of gallstones in C57BL6 mice fed on lithogenic diet: Whether NPC1L1/SREBP2 participates in this process? Lipids Health Dis. 2015;