7 razões que explicam porque temos tiques oculares

· 15 de dezembro de 2017
Se, apesar de mudar seus hábitos e reduzir o estresse, continua experimentando tiques oculares, é conveniente que procure um especialista para descartar possíveis problemas de saúde mais importantes.

Se, em determinadas etapas, surgem tiques oculares e não sabe muito bem porque, deve prestar atenção a estes sete motivos que poderiam ser as causas de que, de vez em quando, soframos deste incômodo.

É que, ainda que em geral os associemos ao cansaço, é preciso estar alerta porque segundo afirmam os próprios especialistas, em ocasiões os tiques oculares podem indicar problemas mais graves no organismo.

Características dos tiques oculares

A fadiga ocular pode desencadear tiques na vista

  • Os tiques nervosos, como é o caso dos tiques oculares, são espasmos involuntários e repetitivos.
  • Originam-se no músculo da pálpebra e pode durar desde uns segundos a um minuto ou dois. Inclusive podem nos acompanhar durante dias de maneira intermitente.
  • A maioria das vezes trata-se de um tipo de tique no qual só a pálpebra inferior do olho está envolvida.
  • Em ocasiões a pálpebra superior também pode se concentrar com os incômodos que isso leva.

Lembre-se de que um tique nervoso pode se dever a razões muito diferentes. A seguir, vamos apresentar as mais comuns. Porém, se você observa que se prolonga no tempo, recomendamos que procure um oftalmologista.

1. Estresse

O estresse é uma das principais causas deste tipo de tiques oculares, por isso que combatê-lo será fundamental para fazer com que desapareçam esses incômodos.

O que devemos fazer?

Para tentar evitar, o mais importante é relaxar e dormir bem. A princípio, com estas simples recomendações deveriam remitir, já que nos ajudam a superar o estresse.

2. Falta de sono

a insônia pode desencadear tiques oculares

E se o estresse é prejudicial, no caso dos tiques oculares a falta de sono não fica para trás. Ainda que possa nos parecer um fato inofensivo, não dormir o suficiente também pode causar tremor nas pálpebras.

O que devemos fazer?

A solução neste sentido é muito simples e passa por manter algumas horas de descanso e de sono completo diário que solucionarão o problema.

O recomendável são 8 horas, sem interrupções.

3. Ressecamento ocular

Muitas vezes o surgimento dos tiques oculares é fruto do ressecamento ocular. Trata-se de um incômodo muito comum entre as pessoas que passam muito tempo em frente ao computador ou que usam lentes.

O que devemos fazer?

Se você tiver este tipo de tique e notar que seus olhos estão secos, precisará pôr umas gotas hidratantes ou lágrimas artificiais para aliviá-lo.

4. Vista cansada

Se você acredita que tem a visão cansada, talvez precise mudar os óculos. É que até os menores problemas relacionados com a vista podem fazer com que seus olhos trabalhem mais e apresentem problemas.

Tudo isso acabaria causando o incômodo tremor nas pálpebras.

O que devemos fazer?

Se você acredita que este é o seu caso, a primeira coisa que terá que fazer é revisar os olhos. Além disso, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos também pode derivar em problemas de vista cansada.

Tente seguir a regra dos 20 minutos quando for usar os dispositivos eletrônicos, de tal modo que a cada 20 minutos desvie o olhar da tela e deixe que seus olhos descansem.

5. Excesso de cafeína

O consumo em excesso de cafeína também pode causar problemas relacionados com os tiques oculares.

O que devemos fazer?

Um bom modo de evitá-los é reduzir o consumo do café durante uma ou duas semanas e ver se os tiques oculares desaparecem. Em qualquer caso, lembre-se de que a cafeína deve ser consumida com moderação.

6. Álcool

O álcool pode desencadear tiques oculares

Assim como acontece com o café, um excesso de álcool também pode derivar em tiques oculares dos mais incômodos.

O que devemos fazer?

Por isso o melhor será tentar excluir durante um tempo as bebidas alcoólicas.

É que como dissemos, o álcool também causa tremor nas pálpebras, por isso que ao excluí-lo de sua dieta notará a diferença.

7. Má alimentação

Você já sabe que somos o que comemos. Por isso uma má alimentação também pode acabar derivando em problemas relacionados com os tiques oculares.

O que devemos fazer?

Lembre-se de que a deficiência de alguns nutrientes (como o magnésio, por exemplo) faz com que apareçam problemas nos olhos.

Por isso o importante é manter uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, já que assim conseguiremos fazer com que os órgãos funcionem corretamente.

Preste muita atenção aos sinais que seu organismo  dá, porque alguns, tais como o tremor das pálpebras, podem ocorrer devido a problemas mais importantes do que se pode chegar a pensar.