7 perigos dos apps de relacionamento
Revisado e aprovado por a filósofa Isbelia Esther Farías López
Os aplicativos de relacionamento estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo. Mas com o aumento destes serviços surgiu um grande problema de segurança.
A maioria dos lugares requer que os usuários compartilhem informações pessoais. Isto, associado às vulnerabilidades que apresentam, transforma os caçadores de encontro em vítimas.
Estes softwares te exigem acesso à câmera, microfone, armazenamento interno, localização por GPS.
Como os apps de relacionamento funcionam?
A maioria destes aplicativos têm um funcionamento similar. O usuário conta com um painel onde aparecem as pessoas com as quais ele cruza na rua, que também tenham instalado o programa.
Caso goste de alguém, pode solicitar o contato e, se a pessoa aceitar, começam a conversar.
Além disso, quase todos estes aplicativos têm acesso a funcionalidades adicionais do dispositivo móvel, como a câmera, o microfone, o armazenamento, a localização GPS ou a aplicativos de pagamento, o que aumenta o risco frente ao cibercrime.
É importante saber: 8 maneiras de proteger os olhos dos danos dos dispositivos eletrônicos
Os perigos destes apps
O perigo para os usuários começa no mesmo momento da instalação do software pelas exigências que requer dos celulares.
A privacidade é comprometida devido ao fato de que os programas de relacionamento solicitam ao terminal o acesso à geolocalização do usuário para informar isso às pessoas conectadas mais próximas.
- Os chantagistas costumam usar perfis falsos para construir relações online, ganhar a confiança da vítima e posteriormente exigir dinheiro.
- Perda da privacidade. Se você é das pessoas que costumam anexar fotos de onde você está, tenha cuidado porque isso te faz vítima dos stalkers.
- Problemas econômicos. Algumas páginas de relacionamento prometem ser gratuitas; porém, com o passar do tempo te solicitam certa quantia em dinheiro para que você acesse a privilégios. Considere se na verdade é necessário investir neste tipo de app.
- Doenças sexuais. Muitas pessoas usam este meio para conhecer parceiros sexuais, por isso correm o risco de adquirir alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST).
- Extorsão. Um dos piores erros que você pode cometer é compartilhar fotos ou vídeos sexualmente explícitos com desconhecidos. Podem te ameaçar com a possibilidade de torna-las públicas.
- Abuso digital. Também poderia ser vítima deste delito, já que é muito frequente.
Como se proteger
As vantagens de conhecer pessoas pela Internet são evidentes: você não precisa manter uma constante vida social e o encontro é mais cômodo e rápido.
Os avanços tecnológicos permitem conectar pessoas com interesses similares. Você pode falar com alguém sentado no sofá de sua casa enquanto chove lá fora. Mas te aconselhamos:
- Preste bastante atenção aos dados que está facilitando na hora de baixar um app de relacionamento.
- Só se conecte a redes seguras e privadas. Assim será mais difícil que os hackers roubem suas informações.
- Não envie fotos íntimas ou eróticas a um desconhecido. Você não sabe como essa pessoa é e nem as intenções ocultas que pode ter.
- Seja consciente de que muitos conteúdos se perdem na Internet e uma foto que você enviou a alguém em quem confiou pode chegar ao fim do mundo. Tudo o que você publica fica na web.
- Instale em seu smartphone um sistema que te proteja de perigos online. Você tem que ser precavido e ter perfeitamente assegurados os dispositivos para não cair em situações de violência digital. Principalmente, em apps de relacionamento.
- Converse com pessoas conhecidas ou que seus amigos conheçam.
- Nunca revele informações pessoais a estranhos como números de telefone, perfis em outras redes, ou números de contas bancárias ou cartões de crédito.
- Também não aceite o uso de câmeras com desconhecidos.
Amplie a informação: 5 motivos que deterioram um relacionamento
Conclusão:
A Internet pode jogar contra você se não souber usá-la com responsabilidade. Os aplicativos pertencem ao mundo digital. A maioria das pessoas dedicadas a procurar encontros não usam comunicações seguras e apresentam falhas na privacidade dos usuários.
Isso se deve à velocidade com a qual esse mercado cresce e a pressão para atender aos investidores. Assim que, se cuide e evite situações desagradáveis em apps de relacionamento.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Kopp, C., Sillitoe, J., & Gondal, I. “I AM YOUR PERFECT ONLINE PARTNER” ANALYSIS OF DATING PROFILES USED IN CYBERCRIME.
-
Hobbs, M., Owen, S., & Gerber, L. (2017). Liquid love? Dating apps, sex, relationships and the digital transformation of intimacy. Journal of Sociology, 53(2), 271-284.
-
Farnden, J., Martini, B., & Choo, K. K. R. (2015). Privacy risks in mobile dating apps. arXiv preprint arXiv:1505.02906.
-
Curtis, S. (2013). Banking malware and fraudulent dating apps drive surge in mobile threats. The Telegraph, 21.
- ¿Qué es el malware? | Malwarebytes. Retrieved 12 September 2020, from https://es.malwarebytes.com/malware/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.