7 maneiras de beber mais água
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Nos últimos anos, começou a ser recomendado a beber mais água, pois é um hábito que contribui muito para uma boa saúde. Enquanto muitos de nós o ignoramos, esse fluido vital interfere em todas as funções dos principais sistemas do nosso corpo. Além disso, também nos dá energia.
Em geral, é recomendável consumir entre 6 e 8 copos de água por dia. No entanto, conforme indicado pela Mayo Clinic em uma das suas publicações, esse valor pode variar dependendo das necessidades de cada indivíduo. Assim, uma pessoa pode exigir mais ou menos dessa quantidade de acordo com seu estado de saúde, idade, peso e estilo de vida.
A grande desvantagem é que muitos esquecem de consumir água e não atingem nem a metade da quantidade recomendada. Portanto, é importante tomar consciência e adotar algumas estratégias simples para beber mais água ao longo do dia.
Por que é importante beber água diariamente?
Um estudo publicado na revista médica Nutrition Reviews indica que a água é um dos nutrientes essenciais cuja ausência será letal em poucos dias. Em geral, existem evidências que demonstram o papel que a água desempenha na saúde e as diferentes funções do organismo.
Com base nisso, e de acordo com os dados desta pesquisa, a água potável é importante porque:
- Protege tecidos sensíveis.
- Estimula as funções renais.
- Contribui para a saúde cognitiva.
- Ajuda a manter um peso saudável.
- Suporta funções gastrointestinais.
- É necessária para uma boa saúde da pele.
- Auxilia a saúde do sistema cardiovascular.
- Participa na termorregulação do organismo.
- Contribui para a lubrificação das articulações.
- Contribui para a manutenção de um bom nível de energia e desempenho físico e mental.
- Promove a expulsão de resíduos através da urina, transpiração e fezes.
Você deveria ler: Benefícios de beber água com vinagre e bicarbonato de sódio antes das refeições
Como beber mais água? Algumas dicas
Como vemos, as funções da água no corpo vão além de ajudar na hidratação. É importante garantir o consumo diário adequado para mantê-los vitais e saudáveis. Como você pode beber mais água? Aplique as seguintes estratégias.
1. Beba água com limão ou ervas
Você acha a água sem gosto? Experimente dar um pouco de sabor à ela com suco de limão e ervas. Esses ingredientes, além de saudáveis, são fáceis de encontrar e ajudam a adquirir o hábito de beber água diariamente.
- Salsinha.
- Canela.
- Gengibre.
- Hortelã.
2. Beba água com mel
O mel também é um ingrediente ideal para melhorar o sabor da água. Além disso, possui propriedades interessantes para a saúde.
De acordo com um estudo publicado na Pharmacognosy Research, os ingredientes do mel têm efeitos antioxidantes, antimicrobianos, anti-inflamatórios e antiproliferativos. Portanto, é considerado um agente terapêutico natural.
3. Beba dois copos de água com cada refeição
Dizem que se você beber um copo antes e depois do café da manhã, almoço e jantar, você terá apenas dois ou três copos para completar suas necessidades diárias. Além disso, ajudará você a se sentir saciado e manter o peso sob controle.
Beber água durante a refeição não é ruim. A água não dilui o suco gástrico. Isso é um mito, pois beber – com moderação e aos poucos – durante as refeições, facilita a assimilação dos nutrientes.
4. Compre uma boa garrafa de água
Outro conselho para beber mais água e menos óbvio, mas igualmente eficaz, é comprar uma garrafa de água. Trata-se de uma garrafa recarregável e leve, com um bom fechamento, para que você possa sempre carregá-la para aonde for.
5. Aproveite as idas ao banheiro
Podemos usar o corpo como um sinal de que é hora de tomar outro copo d’água. Por exemplo, logo depois de ir ao banheiro, seria bom tomarmos um copo d’água. Antes de começar a cozinhar, podemos beber um copo de água. Desta forma, removeremos a tentação de beliscar.
6. Defina lembretes e beba um copo de água
Adotar o hábito de tomar um copo d’água toda vez que passamos de uma atividade para outra, como antes de sair de casa, no início do trabalho, no intervalo, na volta, etc., é muito benéfico.
Para tornar essa tarefa mais fácil, podemos usar o truque do post-it. Podemos desenhar oito quadradinhos em um pedaço de papel que fique à vista e marcar uma cruz cada vez que bebemos um copo. Também podemos fazer o mesmo em uma placa de acrílico para evitar gastar tanto papel no dia a dia.
Leia também: Combata o excesso de oleosidade na pele com uma loção de água de arroz
7. Dilua os sucos
A última das dicas sobre como beber mais água tem a ver com fazer sucos. Os sucos contêm muito açúcar para beber copos inteiros.
Portanto, dilua-os em uma quantidade equivalente ou maior de água. Você também pode descascar laranjas, limas e limões, cortá-los em cubos e congelá-los. Coloque-os em copos de água como se fossem gelo.
Desta forma, eles irão refrescar você, dar sabor à água, e ajudá-lo a consumir mais frutas, além da água que contêm.
Água potável maximiza o bem-estar
Manter o consumo diário adequado de água nos ajudará a maximizar nosso bem-estar e também a desfrutar de boa saúde. Portanto, é uma boa ideia aplicar todas as dicas acima.
Se tivermos dificuldade em consumir as quantidades diárias de água recomendadas pelos médicos, o melhor é desenvolver uma estratégia que nos permita resolver isso e que seja fácil de manter ao longo do tempo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Popkin BM, D’Anci KE, Rosenberg IH. Water, hydration, and health. Nutr Rev. 2010;68(8):439–458. doi:10.1111/j.1753-4887.2010.00304.x
- Gil, M. I., Tomas-Barberan, F. A., Hess-Pierce, B., Holcroft, D. M., & Kader, A. A. (2000). Antioxidant activity of pomegranate juice and its relationship with phenolic composition and processing. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf000404a
- Samarghandian, S., Farkhondeh, T., & Samini, F. (2017, April 1). Honey and health: A review of recent clinical research. Pharmacognosy Research. Medknow Publications. https://doi.org/10.4103/0974-8490.204647
- Davy, B. M., Dennis, E. A., Dengo, A. L., Wilson, K. L., & Davy, K. P. (2008). Water Consumption Reduces Energy Intake at a Breakfast Meal in Obese Older Adults. Journal of the American Dietetic Association. https://doi.org/10.1016/j.jada.2008.04.013
- Vandenberg, L. N., Hauser, R., Marcus, M., Olea, N., & Welshons, W. V. (2007). Human exposure to bisphenol A (BPA). Reproductive Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.reprotox.2007.07.010
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.