7 formas de melhorar a comunicação entre o casal
Geralmente confundimos ter uma boa comunicação com ter uma conversa. É claro que conversar com seu parceiro é necessário, mas não é a única maneira de mostrar seus sentimentos e fortalecer o relacionamento. Para isso, é preciso melhorar a comunicação entre o casal como um todo.
Para estabelecer bases sólidas e ser um casal de sucesso, é necessário ser honesto, ser educado, e aceitar os erros, próprios e do outro. A seguir falaremos mais sobre o tema.
Como melhorar a comunicação entre o casal
1. Seja honesto e evite os segredos
Em qualquer relacionamento, pode haver algum segredo com a ideia de compartilhá-lo mais tarde. Segredos simples, como um presente surpresa, planos de levar o relacionamento adiante ou questões delicadas que você não quer revelar ainda.
Tudo isso é compreensível. Em alguns casos, essas surpresas podem ser um extra para o relacionamento. No entanto, para melhorar a comunicação entre o casal, você deve evitar os segredos relacionados ao seu passado.
- Se há algo que o magoou, ou se você tem alguma condição sobre a qual é difícil falar, tome seu tempo, mas lembre-se de que em algum momento você deve falar sobre isso.
- O mais importante é que ele, ou ela, saiba que há um assunto que é difícil para você, e sobre o qual você não consegue falar agora.
É possível que você enfrente questionamentos e deve se preparar para isso, porque eles são normais. Pense que seu parceiro pode se sentir preocupado com o que está acontecendo com você e como isso influencia a sua vida.
2. Aprenda a moldar o seu tom de voz
Muitas discussões terminam em grandes brigas não por causa do que é dito, mas por causa do tom de voz com que você fala. Para melhorar a comunicação entre o casal, e em qualquer outro relacionamento, é importante que você entenda como está dizendo as coisas.
- Aumentar o tom de voz é um ato desnecessário na maioria dos casos. Possivelmente você só faz isso para que suas ideias sejam ouvidas, mas você pode estar incomodando a outra pessoa.
- Quando você levanta a sua voz, de alguma forma está tentando retirar importância do que o outro está dizendo.
3. Tenha cuidado com o modo como você se expressa nas redes sociais
Outra forma de melhorar a comunicação entre o casal é dando relevância às mensagens que enviamos nas redes sociais.
Como casal, é possível que você use esses meios uma grande parte do dia para compartilhar as suas experiências e conversar rapidamente nos tempos livres que você tem.
Ao fazer isso, é importante que você cuide da forma como o faz, assim como no caso anterior. Assim como acontece com o tom de voz, é comum brigar por uma mensagem enviada e mal-interpretada.
A melhor maneira de usar esse meio de comunicação é enviando mensagens mais específicas que não se prestem a erros de interpretação.
4. Converse para entender e perdoar
Perdoar o parceiro e aceitar erros pessoais quando ocorre uma situação negativa ou complexa ajuda a melhorar a comunicação entre o casal.
Parece simples, mas não é, porque estar disposto a perdoar o erro do parceiro também significa estar disposto a melhorar.
- Deve-se esclarecer quais foram os erros de cada um de forma objetiva.
- Uma vez que você concorda com a origem do erro, dialogue para encontrar alternativas que lhe permitam evitar a mesma situação no futuro.
5. Permita-se ser vulnerável
Uma das portas para melhorar a comunicação entre o casal é ficar um pouco vulnerável com a outra pessoa. Neste caso, queremos dizer que você deve se dar a oportunidade de expressar aquelas emoções que sempre tenta esconder.
Ninguém gosta de fazer isso, por tudo que isso implica. Alguns pensam que mostrar seus medos, frustrações e traumas faz com que pareçam presas frágeis e fáceis.
No entanto, se você não pode estar vulnerável com o seu parceiro e esperar o seu apoio, com quem você vai fazer isso?
Se você está com uma pessoa que você ama, e com quem você quer compartilhar o melhor da sua vida, você também tem que deixá-lo ver os seus lados mais obscuros.
6. Quebre as barreiras com contato físico
Se o seu parceiro tiver dificuldade em expressar as situações que está enfrentando, as palavras podem não ser suficientes. Aprenda a quebrar esses momentos de tensão com um abraço que ajuda a se sentir acompanhado, ouvido e apoiado.
Às vezes, melhorar a comunicação entre o casal envolve ouvir e manter a calma para que o outro possa desabafar. Mesmo que você não possa fazer algo específico para ajudar, este pequeno gesto é muito útil e acolhedor.
7. Pare de fazer suposições
Outra maneira de melhorar a comunicação entre o casal é deixar de supor que seu parceiro fará ou dirá uma determinada coisa. Quando você toma algo como certo, rotula a pessoa e pode fazê-la perder todo o interesse em surpreendê-lo.
Além disso, na maioria dos casos nós assumimos algo de acordo com nossas expectativas. Se você cair nesse erro, pode estar sabotando seu parceiro, seu relacionamento e a si mesmo.
Mesmo se ele, ou ela, tiver sido consistente com um determinado comportamento, dê a si mesmo a oportunidade de estar aberto a outras respostas.
Você acha que precisa melhorar a comunicação no seu relacionamento? Que outro conselho você daria a alguém que precisa?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Yoo, H., Bartle-Haring, S., Day, R. D., & Gangamma, R. (2014). Couple communication, emotional and sexual intimacy, and relationship satisfaction. Journal of Sex and Marital Therapy. https://doi.org/10.1080/0092623X.2012.751072
- Halford, K., Nicholson, J., & Sanders, M. (2007). Couple communication in stepfamilies. Family Process. https://doi.org/10.1111/j.1545-5300.2007.00226.x
- Fries, P. (2005). A mechanism for cognitive dynamics: Neuronal communication through neuronal coherence. Trends in Cognitive Sciences. https://doi.org/10.1016/j.tics.2005.08.011
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.