7 dicas para usar óleos essenciais dentro de casa

9 de março de 2017
Para aproveitar todas as suas vantagens e tirar o máximo proveito dos óleos essenciais, devemos nos assegurar de que são naturais e não sintéticos, já que estes últimos são menos efetivos 

Os óleos essenciais são produtos naturais, terapêuticos e de deliciosos cheiros. Hoje daremos 7 dicas para usar óleos essenciais dentro de casa.

Podemos utilizá-los de várias maneiras em nossa casa:

  • Criar espaços mais relaxantes, equilibrados ou agradáveis
  • Potencializar a criatividade ou a alegria
  • Limpar e purificar a casa

Neste artigo daremos algumas dicas para conseguir todos estes benefícios de maneira simples. Alguns o surpreenderão!

1. Dicas para usar óleos essenciais: difusor aromático

Óleo essencial dentro de casa

A maneira mais simples e comum de usar os óleos essenciais consiste em colocar um difusor aromático elétrico em casa. Existem de diferentes tipos e desenhos, com uma grande gama de preços.

Existem alguns que funcionam esquentando a água e outros mediante vibrações ultrassônicas que criam uma espécie de névoa ao redor do aparelho.

Se deixarmos as portas dos cômodos abertas, estes difusores costumam abranger bastante espaço na casa.

  • Basta colocar 4 ou 5 gotas dos óleos que quisermos com um pouco de água e ligar o difusor, que costuma ter opção de desligamento automático.

2. Dicas para usar óleos essenciais: spray instantâneo

Uma maneira muito simples e econômica de espalhar os óleos essenciais de forma instantânea em uma casa consiste em reutilizar um frasco spray para introduzir o óleo essencial escolhido com um pouco de água.

Basta agitar o frasco e borrifar nos lugares que quisermos quando tiver necessidade.

É um método ideal para combinar com outros mais duradouros, de modo que podemos potencializar o cheiro da fragrância quando chegarem visitas ou em momentos determinados.

3. Dicas para usar óleos essenciais: varetas de rattan ou bambu

Óleo essencial dentro de frasco

Um dos difusores mais comuns nas casas são as varetas de rattan ou bambu que, além de aromatizarem a casa de modo suave e gradual, também são um precioso e elegante elemento decorativo.

A vantagem é que não precisamos de eletricidade e que podemos renovar as varetas nós mesmos, sempre que estiverem saturadas.

Recomendamos evitar as fragrâncias sintéticas que são vendidas prontas, e das quais não sabemos ao certo os ingredientes, e escolher óleos essenciais diluídos em algum óleo vegetal como, por exemplo, o de amêndoas.

4. Dicas para usar óleos essenciais: no travesseiro

Você tem problemas para conciliar o sono ou você costuma levantar durante a noite? Os óleos essenciais têm propriedades terapêuticas ideais para tratar alguns transtornos leves de saúde como, por exemplo, a insônia.

Neste caso, recomendamos optar pelos óleos essenciais como o de lavanda, o de laranja, o de camomila ou o de jasmim.

Descubra: Remédio de camomila e canela para reduzir o açúcar e controlar a diabetes

Podemos impregnar um pano com algumas gotas de óleo justo antes de deitar e colocá-lo junto ao nosso travesseiro. Deste modo iremos respirando o aroma ao longo da noite.

Este simples remédio pode nos ajudar a nos abster de outras soluções menos naturais e fará com que nosso sono seja muito mais calmo.

5. Dicas para usar óleos essenciais: lâmpadas aromatizadas

Este truque para aromatizar um cômodo é simples, econômico e surpreendente, já que consiste em aplicar algumas gotas de óleos essenciais em uma lâmpada enquanto esta estiver apagada.

Deste modo, ao acendê-la, irá desprender o cheiro à medida que esquenta.

É um método adequado para cômodos pequenos e momentos pontuais, já que funciona a curto alcance. No entanto, é bom conhecê-lo porque é muito fácil de fazer, inclusive se estivermos fora de casa.

6. Dicas para usar óleos essenciais: limpador de casa com cheiro

Uma boa limpeza é imprescindível para que os óleos essenciais possam apaixonar aqueles que os sentem.

Por este motivo, outra maneira de impregnar a casa com seu cheiro consiste em adicioná-los em pequenas quantidades em nossos produtos de limpeza de chão e superfícies.

Podemos usar óleos essenciais com propriedades limpadoras e antissépticas, como o de limão, o de menta ou o de lavanda.

Deste modo, multiplicaremos a sensação de pureza e frescor de nossa casa, além de combater todo tipo de germes.

Quer conhecer mais? Leia: Truque para eliminar em um mês todos os germes e células mortas dos pés 

7. Dicas para usar óleos essenciais: com o amaciante da roupa

A última dica deste artigo nos ajuda a colocar os aromas conosco durante o dia, inclusive fora de casa. A maneira de obtê-lo é adicionando algumas gotas de óleo essencial junto com o amaciante de roupas.

Os óleos essenciais recomendados são os de fragrâncias cítricas, como a laranja, a toranja, o tamarindo, ou até mesmo os florais, como a rosa, a lavanda ou o jasmim.

Deste modo, toda a roupa e tecidos da casa manterão os aromas durante mais tempo.