7 dicas de alimentação para cuidar cabelos e unhas

23 de setembro de 2019
Incluir em nossa dieta alimentos ricos em vitaminas, como frutas cítricas, legumes ou nozes é uma ótima maneira de fortalecer e cuidar do cabelo e das unhas.

Uma boa alimentação para cuidar cabelo e unhas deve incorporar nutrientes importantes, como ácidos graxos ômega 3, proteínas e antioxidantes. Isso ajuda a mantê-los fortes, evitando portanto, problemas como ressecamento e quebra.

Embora muitos produtos cosméticos estejam disponíveis no mercado e ajudem a mantê-los saudáveis, a nutrição continua desempenhando o papel mais importante. Portanto, independentemente de outros cuidados, é essencial fazer boas escolhas alimentares.

O problema é que nem todo mundo presta atenção à alimentação e continua limitando sua rotina capilar à aplicação de tratamentos caros. Consequentemente, muitos apresentam fraqueza, queda excessiva e outros sintomas que vão além da estética. Descubra como melhorá-lo.

Dicas de alimentação para cuidar cabelo e unhas

Fazer algumas mudanças na dieta é a melhor maneira de garantir a saúde do cabelo e unhas. Embora a indústria cosmética tenha fornecido soluções para cada problema, em geral, é aconselhável garantir um bom suprimento de nutrientes às refeições.

Não se trata de seguir um regime rigoroso focado apenas em certos grupos nutricionais. Simplesmente se trata de adicionar alguns suplementos ao cardápio da dieta habitual.

Como você pode melhorar a sua alimentação para cuidar cabelo e unhas?

Leia também: Os incríveis benefícios de comer salmão para a saúde

1. Coma salmão

Benefícios do salmão para a beleza

O salmão é uma das variedades de peixes com mais benefícios para o organismo. Devido à sua contribuição de ácidos graxos ômega 3, proteínas e vitamina D é recomendável para estimular o crescimento do cabelo e das unhas, evitando o seu enfraquecimento.

O ômega 3 é um tipo de gordura saudável que beneficia a saúde dos folículos capilares e cutículas. Embora o organismo não o produza, assimila quantidades significativas quando comemos uma porção desse peixe pelo menos duas vezes por semana.

2. Aumente a ingestão de vegetais verdes

Os vegetais verdes não podem faltar ​​em uma alimentação para cuidar cabelo e unhas, porque essa variedade de vegetais concentra quantidades significativas de vitaminas A e C. Essas vitaminas são necessárias para estimular a segregação de óleos que mantêm um bom nível de hidratação.

Contém também proteínas de fácil assimilação ​​e substâncias antioxidantes que fortalecem suas estruturas para impedir a queda e a quebra. Algumas das opções sugeridas incluem espinafre, brócolis, couve, acelga e agrião.

3. Consuma cítricos

A alimentação para cuidar cabelo e unhas deve conter cítricos

As frutas cítricas se destacam por sua contribuição de vitamina C, um nutriente necessário para evitar a quebra de cabelo e unhas. Sua assimilação adequada promove uma produção ideal de colágeno, uma substância que faz parte tanto das unhas como dos fios de cabelo.

4. Uma boa alimentação para cuidar cabelo e unhas deve incluir legumes

A preparação de receitas com legumes é uma maneira fácil para melhorar a alimentação para cuidar cabelo e unhas. Embora muitos os evitem pelo sabor, são a principal fonte de biotina, ferro e aminoácidos que possibilitam a saúde dessas partes do corpo.

A biotina é uma substância necessária para o crescimento do cabelo, pois estimula as células do folículo capilar. Além disso, também favorece as unhas, pois minimiza as rachaduras e o enfraquecimento. Os legumes que você pode comer são:

Descubra: 6 benefícios de adicionar legumes na dieta

  • Lentilhas
  • Grão de bico
  • Feijões
  • Ervilhas
  • Favas

5. Prepare lanches com frutos secos

Frutos secos para a beleza

Há muitos anos recomenda-se o consumo de frutos secos como alternativa aos lanches industrializados. Embora seu consumo deva ser moderado devido ao alto conteúdo de calorias, possui nutrientes importantes, como proteínas, gorduras saudáveis ​​e minerais.

Essas propriedades, além de ajudar a cuidar do peso, melhoram a produção de gorduras naturais no couro cabeludo e fortalecem a estrutura das unhas. Também ajudam seu processo de crescimento e a mantê-las em perfeitas condições.

6. Adicione ovo ao café da manhã

O ovo é um dos melhores alimentos para complementar o café da manhã, pois fornece proteínas, gorduras e minerais. Esses nutrientes ajudam a melhorar o desempenho físico e mental porque estimulam o metabolismo para um gasto energético ideal.

Além disso, devido ao seu teor de vitamina B12, também cuida cabelo, unhas e pele. Uma deficiência desse nutriente pode desencadear queda excessiva, desidratação e doenças.

7. Coma iogurte natural

Iogurte natural ajuda a manter cabelo e unhas bonitos

Produtos lácteos, como iogurte natural, também podem ser adicionados à alimentação para cuidar cabelo e unhas. Este alimento melhora a estrutura de queratina do cabelo, pois contém proteínas de alta qualidade. Além disso, também protege as unhas, pois contém cálcio para o seu fortalecimento.

Você não consegue manter o cabelo e as unhas saudáveis, apesar do uso de cosméticos? Sendo assim, talvez deva melhorar a alimentação. Então, tenha em conta todas essas recomendações e faça da sua alimentação a grande aliada da sua beleza.