6 benefícios de adicionar legumes na dieta

· 17 de janeiro de 2019
Você é vegetariano e está preocupado em obter as proteínas necessárias diariamente? Então, assegure-se de adicionar legumes na dieta de forma de regular.

Os legumes são um dos alimentos básicos que precisam ser adicionados à dieta diária. São um tipo de vegetal com sementes e ricos em carboidratos. Devido aos altos teores de energia, é importante vigiar as porções de legumes na dieta.

Também entenderá por que são básicos nas dietas vegetarianas para complementar os requerimentos de fibras, proteínas, vitaminas e minerais.

1. Alto teor de proteínas

É vegetariano e está preocupado em obter as proteínas necessárias diariamente? Então, assegure-se de adicionar legumes na dieta de forma de regular.

Isso acontece porque os legumes são uma das melhores fontes de proteína vegetal. Ou seja, significa que também ajudarão a eliminar os quilos extras.

Em suma, lembre-se que a proteína sacia com menos alimentos e por mais tempo. A proteína também é necessária para que as células funcionam da forma correta e para desenvolver músculo ao invés de gordura.

Adicione legumes na dieta na proporção certa

Para obter a quantidade correta de proteínas, basta adicionar uma porção de legumes na dieta diária. Isso costuma equivaler a meia xícara (125 g) do legume de sua preferência.

No entanto, esta medida é a correta sempre que o legume for preparado de forma saudável, sem excesso de gordura nem sódio.

Leia também: 6 sementes muito benéficas para a dieta

2. Evitará a prisão de ventre

Não se preocupe em acumular toxinas. Ao adicionar legumes na dieta, estará consumindo fibras em altas quantidades. Isso é excelente, pois a fibra ajuda a regular o trânsito intestinal, bem como evita o acúmulo de toxinas.

A saber, o aumento do consumo de fibras também requer um aumento do consumo de água. Se beber pouca água, é possível experimentar cólicas e gases.

3. Regulará os níveis de glicose no sangue

Existe a crença de que caso tenha diabetes ou pré-diabetes deve evitar adicionar legumes na dieta. De fato, basta vigiar as quantidades consumidas, pois em excesso pode gerar picos de glicose.

No entanto, ao consumi-los corretamente favorecem a absorção de glicose no sangue, assim como mantém os níveis estáveis.

Isso foi comprovado em um estudo com mais de 2000 participantes. O estudo buscava determinar se realmente os legumes tinham relação com a síndrome metabólico.

Legumes na dieta melhoram os níveis de glicose

Lembre-se que uma chave para evitar alteração na glicemia pelos alimentos é praticar exercícios.

4. Contêm nutrientes básicos

Outro motivo para adicionar legumes na dieta é que são um dos grupos de alimentos mais ricos em nutrientes como:

  • Folato
  • Magnésio
  • Fósforo
  • Ferro
  • Potássio
  • Manganês

Por exemplo, caso esteja combatendo a anemia, saiba que uma xícara (200 g) de lentilhas cozidas fornecem 37% do ferro e 90% do folato requeridos para o dia.

5. Ajudam a manter a saúde cardiovascular

Sem dúvida, o coração é um dos órgãos mais importantes do corpo. Por isso, mantê-lo em boas condições, oxigenado e funcionando é necessário.

Portanto, saiba que adicionar legumes na dieta garante a redução do colesterol LDL. Este é o colesterol nocivo que entope as artérias e provoca problemas a longo prazo.

Claro que nem tudo é consumir legumes. É importante também seguir a dieta indicada pelo médico.

6. Controlará o peso ao adicionar legumes na dieta

Finalmente, o último motivo pelo qual deveria adicionar legumes na dieta é que estes ajudarão a eliminar alguns quilos. Devido ao seu teor de fibras e proteínas, trarão uma maior sensação de saciedade.

Quando juntamos as fibras e proteínas, o trânsito intestinal se regula. O resultado será um trânsito mais fácil e a redução dos quilos em pouco tempo.

Adicione legumes na dieta

Lembre que, às vezes, o sobrepeso deve-se mais às toxinas acumuladas no intestino.

Recomendamos a leitura: Sucos vegetais para se recuperar depois dos excessos

Como incluir os legumes na dieta?

Em conclusão, ainda que os legumes tenham muitos benefícios, é importante consumi-los da forma correta:

  • Primeiramente, é possível incluí-los em qualquer refeição, mas é ideal fazê-lo antes do jantar.
  • Também, combine-os com vegetais para obter uma refeição mais completa.
  • Finalmente, ao cozinhá-los, evite adicionar gorduras. A melhor opção é fervê-los.