Logo image
Logo image

7 combinações de alimentos alcalinos para comer todos os dias

4 minutos
Uma dieta à base de alimentos alcalinos nos ajudará a cuidar de nosso organismo e melhorará nossa saúde geral, já que os patógenos precisam de um ambiente ácido para a sua reprodução.
7 combinações de alimentos alcalinos para comer todos os dias
Maricela Jiménez López

Escrito e verificado por a médica Maricela Jiménez López

Escrito por Valeria Sabater
Última atualização: 01 outubro, 2022

Todos já ouvimos falar dos grandes benefícios dos alimentos alcalinos.

No entanto, é possível que muitos se perguntem o seguinte: é realmente necessário dar este passo e incluir cada dia mais em nossa dieta estes tipos de propostas?

Sabemos que, em matéria de alimentação, não faltam modismos e conselhos de supostos gurus que nos prometem saúde e bem-estar se mantivermos determinadas dietas e adotarmos alguns hábitos.

Neste caso, no que se refere aos alimentos alcalinos, não há dúvida.

Se quisermos desfrutar de um melhor equilíbrio interno e de uma boa qualidade de vida, devemos fazê-lo: incluir alimentos alcalinos em nossa cesta de compras e, em consequência, em nossos pratos; é um grande acerto.

Muitas das coisas que comemos diariamente e das que desfrutamos, talvez em excesso, são alimentos que têm um efeito acidificante: açúcares, gorduras trans, laticínios, conservantes, adoçantes, produtos químicos, etc.

Por sua parte, os alimentos alcalinos se caracterizam por conter uma série de vitaminas e minerais que equilibram o nosso pH.

Não inflamam, não contêm calorias excessivas e harmonizam muitas das funções básicas de nossos órgãos.

Se você estiver se perguntando se seria recomendável eliminar por completo os alimentos com efeito acidificante para consumir apenas os alcalinos, a resposta é “não”.

Trata-se, como sempre, de manter um equilíbrio. Neste caso, a proporção é a seguinte: o ideal é consumir no máximo 30% de alimentos acidificantes por dia. O restante deve ser de alimentos alcalinos.

A seguir compartilharemos algumas combinações que podem ser ingeridas 7 dias por semana.

Recomendamos ler também: Como preparar água alcalina e quais são seus benefícios?

Combinações de alimentos alcalinos

Some figure

1. Abacate e romã

Uma opção sensacional para o nosso café da manhã. As romãs têm um alto poder desintoxicante, favorecem a saúde cardiovascular e são um tesouro de vitaminas (A e C) e minerais (magnésio).

Combiná-las com meio abacate potencializará ainda mais o poder alcalinizante de ambos os alimentos.

Não podemos nos esquecer de que o abacate é um dos alimentos alcalinos com mais poder. Ele é rico em gorduras monoinsaturadas e tem como principal benefício a capacidade de combater a acidez de nosso estômago.

Você gostaria de experimentar esta combinação?

2. Mirtilo com cenoura e tâmara

As cenouras são razoavelmente alcalinizantes.

Não são tanto quanto o abacate ou o limão, mas conseguimos um remédio alcalinizante maravilhoso se as combinarmos com qualquer fruta silvestre:

  • Amora
  • Morango
  • Framboesa
  • Mirtilo
  • Groselha

Anime-se a preparar um delicioso suco natural, ou uma tigela com esta verdura e estas frutas cortadas em pequenos pedaços.

Não se esqueça de incluir algumas tâmaras, que lhe darão um toque adocicado e uma carga alcalina ainda maior.

3. Aveia com kiwi

Some figure

Você já experimentou comer mingau de aveia com kiwi? É delicioso, um café da manhã completo, nutritivo, saciante e alcalino.

Entre os alimentos que vão de um nível de alcalinidade maior até um menor, estes dois se situam entre os de maior destaque.

O kiwi, por exemplo, é mais rico em vitamina C do que uma laranja.

A aveia é a rainha dos cereais, um alimento que cuida de nosso coração e de nosso bem-estar e que deveríamos consumir todos os dias da semana.

4. Agrião, algas e aspargos

Esta combinação pode ser um complemento fantástico para um almoço ou um jantar, e ideal para acompanhar um pouco de salmão ou um peito de frango.

  • Tanto o agrião quanto as algas e os aspargos vão nos ajudar a reduzir o ácido de nosso organismo.
  • Além disso, nos oferecerão uma grande quantidade de ferro e cálcio, além da asparagina, um aminoácido presente nos aspargos que nos permitirá cuidar de nosso sistema nervoso.

5. Brócolis com limão e alho

Você não sabe o que jantar esta noite? Então experimente esta receita totalmente alcalina: brócolis com alho e limão.

  • Estes três alimentos contribuem para a alcalinização do organismo, e vão nos ajudar a eliminar as toxinas de que o corpo não precisa, facilitando nosso equilíbrio interno e um nível adequado de pH.
  • A combinação do brócolis com os antioxidantes do limão favorece a digestão e a eliminação de lipídios e gorduras.
  • O alho contém alicina, a qual atua como um bom antibiótico e um excelente anti-inflamatório capaz de reduzir, por exemplo, a retenção de líquidos.

Asseguramos que esta combinação é tão deliciosa quanto saudável.

Descubra: 6 maneiras de fortalecer o sistema nervoso

6. Limão, limão siciliano, papaia e salsinha

Some figure

Pode ser que pareça uma proposta estranha e ousada. No entanto, estes quatro alimentos combinados entre si têm uma virtude maravilhosa: cuidar dos seus rins, desintoxicá-los e desinflamá-los.

  • O mamão papaia, por exemplo, é considerado o laxante mais saudável que existe, muito adequado também para a limpeza do cólon.
  • A salsinha, por outro lado, é a planta favorita de nossos rins.
  • O limão e o limão siciliano são duas das frutas mais alcalinas que a natureza nos deu: não hesite em consumi-los.

7. Melancia com pepino

Você pode preparar uma tigela com pedaços de melancia e pepino ou levá-los ao liquidificador para fazer um suco refrescante.

Seja como for, anime-se a experimentar esta receita natural porque são dois alimentos ricos em fibras, muita água, licopeno, betacaroteno e vitamina C.

Uma bebida leve que, depois de consumida, vai se tornar parte da sua vida ao longo da semana.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Collese TS., Nascimento Ferreira MV., Ferreira de Moraes AC., Rendo-Urtega T., et al., Role of fruits and vegetables in adolescent cardiovascular health: a systematic review. Nutr Rev, 2017. 75 (5): 339-349.
  • Mori TA., Marine OMEGA-3 fatty acids in the prevention of cardiovascular disease. Fitoterapia, 2017. 123: 51:58.

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.