7 benefícios de tomar colágeno diariamente

2 de dezembro de 2019
Embora possamos tomá-lo em forma de suplementos, a melhor maneira de consumir colágeno e obter todos os seus benefícios é através de alimentos que o incluam de forma natural, como o espinafre

Muitas pessoas consideram que, para manter uma pele bonita e saudável por mais tempo, é necessário tomar colágeno diariamente após uma certa idade.

Muitas vezes, podemos ver diversos tipos de anúncios de produtos de colágeno (cremes, loções, máscaras, entre outros) para o cuidado da pele. Também podemos ver suplementos com esse elemento (na forma de pós, cápsulas, comprimidos).

No entanto, você realmente sabe o que é o colágeno, o que ele pode fazer no corpo e como podemos tirar proveito dele? 

O que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína que está presente no corpo. É um dos componentes mais abundantes na pele e nos ossos, portanto, está associado à formação das células ósseas, cartilagens e pele.

Deborah García Bello, química e cientista popular, esclareceu várias vezes em suas redes sociais pessoais que “tomar colágeno para firmar a pele faz tanto sentido quanto comer cérebros para fazer o cérebro crescer”.

Para entender melhor a ideia, o Dr. Mercedes Herrero comenta que, ao tomar colágeno, o corpo não produz essa mesma substância, mas divide o colágeno em seus componentes (que são aminoácidos) e formará qualquer proteína. Portanto, ao tomar um suplemento de colágeno, não ajudamos o corpo a produzi-lo.

Marta García, doutora em farmácia, nutricionista e divulgadora científica, explica que, quando ingerimos colágeno, ele não vai diretamente para a cicatriz que queremos eliminar ou para a articulação do joelho que queremos melhorar.

Na verdade, ele se decompõe em aminoácidos livres no corpo e isso pode servir tanto para formar cartilagem na ponta do pé, para fazer uma unha e até para criar pelos na cabeça.

7 benefícios que você deseja obter ao tomar colágeno diariamente

O que as pessoas querem obter através da ingestão diária de colágeno é o seguinte.

1. Nutrir os músculos

Colágeno

Acredita-se que, ao ter um corpo saudável, esbelto e bem tonificado, o colágeno seja tomado para nutrir os músculosAssim, atingiríamos os nossos objetivos e nos recuperaríamos mais facilmente dos treinos mais intensos.

No entanto, não há evidências de que tais benefícios possam ser obtidos com a ingestão de suplementos de colágeno. Portanto, é melhor manter bons hábitos de vida e seguir as instruções do médico.

2. Remover cicatrizes

Acredita-se, também, que o uso de colágeno promova a geração de novas células e, com ele, talvez melhore a aparência da pele e elimine as cicatrizes mais recentes que possamos apresentar.

No entanto, como discutimos anteriormente, foi demonstrado que isso não funciona dessa maneira.

3. Melhorar a saúde articular

Dor articular nos joelhos

Embora se acredite que tomar colágeno possa ajudar a  manter a flexibilidade e a lubrificação das articulaçõesisso não passa de um mito. 

4. Manter a elasticidade da pele

Acredita-se que, à medida que o corpo envelhece, ele perde colágeno. Portanto, devemos começar a tomá-lo para evitar o aparecimento de rugas e imperfeições.

No entanto, o consumo desta proteína não é a solução para o envelhecimento. Portanto, devemos continuar confiando nos bons hábitos de vida.

5. Manter a sensação de saciedade

Mulher sem apetite

Por ser uma proteína, acredita-se que o seu consumo (como parte de uma refeição, como café da manhã ou lanche) ajudaria a saciar o apetite e a evitar petiscar entre as refeições, como snacksdoces, salgadinhos e guloseimas

6. Evitar doenças cardiovasculares

Acredita-se também que a ingestão diária de colágeno ajudaria a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos e, em geral, a saúde do sistema cardiovascular. Isso reduziria os riscos de problemas de pressão arterial e problemas cardíacos.

7. Contribuir para a saúde ocular

Saúde ocular

Por fim, acredita-se que o uso de colágeno possa manter a saúde visual (especificamente da córnea) e prevenir doenças que possam afetar esse sentido. No entanto, não há evidências científicas a esse respeito.

Como tomar colágeno diariamente?

Em vez de procurar suplementos, é melhor manter uma dieta equilibrada, na qual podemos obter colágeno (e outros nutrientes, é claro) naturalmente, através dos alimentos.

Alguns deles são:

  • Vegetais verdes (brócolis, couve, espinafre, alface)
  • Espinafre
  • Sardinhas
  • Pepino
  • Morangos
  • Ostras
  • Frango
  • Peixe

Caso tenha dúvidas sobre como consumir adequadamente o colágeno para as suas necessidades, consulte seu médico ou nutricionista. O profissional ajudará você a escolher o melhor para você e como mantê-lo.

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