7 alimentos que prolongam a vida

Nem todos os alimentos fornecem os mesmos nutrientes, então nossa dieta deve incluir diferentes alimentos. Quanto maior a variedade de alimentos, maior a diversidade de nutrientes que vamos consumir. Mas devemos saber como escolhê-los. Descubra 7 alimentos que prolongam a vida.

Uma dieta variada deve incluir alimentos que prolongam a vida, isto é, alimentos altamente nutritivos. Na medida em que uma dieta composta de vários alimentos com um alto valor nutricional é mais equilibrada.

Temos uma grande variedade de alimentos disponíveis, no entanto, não sabemos que manter uma dieta equilibrada, rica em alimentos que prolongam a vida, longe da junk foodé o melhor que podemos fazer para a nossa saúde e bem-estar. Mas existem alimentos que são melhores do que outros? Claro, sim.

Alimentos saudáveis ​​fornecem proteínas, carboidratos, minerais e nutrientes que precisamos para manter nossa energia em bons níveis.

Por que nossa dieta deve ser equilibrada?

Porque uma dieta equilibrada nos ajuda a prevenir doenças, tais como:

  • Obesidade
  • Hipertensão
  • Problemas cardiovasculares
  • Anemia.
  • Osteoporose

O aconselhável é consumir alimentos variados, uma vez que cada um contém nutrientes diferentes que contribuem para o organismo para funcionar adequadamente.

Portanto, nossa dieta diária deve incluir:

  • Muitas frutas e vegetais.
  • Peixe ou marisco, pelo menos duas vezes por semana.
  • Gorduras saudáveis ​​como o azeite e óleo de canola.
  • Frutos secos em pequenas quantidades.
  • Carnes vermelhas, em pequena quantidade.
  • Antioxidantes como brócolis, chá verde e tomate.

Conheça: As 10 melhores gorduras benéficas que não podem faltar na sua alimentação

Alguns alimentos que prolongam a vida

Abaixo, apresentamos alguns dos alimentos que prolongam a vida, alimentos de grande valor nutricional, também chamados superalimentos. Conheça as suas propriedades e incorpore-as à sua dieta diária.

1. Brócolis

Os brócolis são um dos alimentos que prolongam a vida

É uma planta com um alto teor de vitaminas A e D, mas também tem propriedades antioxidantes e nutricionais. A maior parte da sua composição é água, por isso pode ser consumida em grandes quantidades, sem medo de ganhar peso.

O brócolis também contém vitaminas B, que promove a saúde cardiovascular.  Além disso, contém luteína e zeaxantina, compostos naturais que atuam prevenindo cataratas e degeneração macular do olho. Além disso, é um alimento fácil de cozinhar e podemos nos deleitar depois de cozinhá-lo cozido no vapor, grelhado ou gratinado.

2. Tomate

Outro dos alimentos que prolongam a vida é o tomate, uma planta herbácea composta principalmente de água e carboidratos. Ele fornece uma grande quantidade de vitamina A e C, bem como minerais como o potássio.

Da mesma forma, é rico em licopeno, um carotenoide que funciona como antioxidante e previne o aparecimento de doenças crônicas e cardiovasculares. Dependendo do tipo de cultura, a quantidade de licopeno varia. Assim, quanto mais maduros, maior a quantidade de licopeno.

3. Lentilhas

As lentilhas são um dos alimentos que prolongam a vida

Da família das leguminosas, as lentilhas são uma fonte de proteína tão importante quanto a carne. Elas contêm minerais como magnésio, zinco e fósforo, bem como vitaminas pertencentes ao grupo B, entre elas, ácido fólico. Estas vitaminas contribuem para a formação de células, hormônios e glóbulos vermelhos.

Além disso, elas reforçam o sistema imunológico e o sistema nervoso, também favorecendo o trabalho do trânsito intestinal impedindo a constipação. Por outro lado, os carboidratos contidos nas lentilhas fornecem energia para o corpo, o que permite um melhor desempenho físico.

Aprenda: 8 benefícios das lentilhas para a saúde

4. Grão-de-bico

Eles contêm lecitina, um tipo de gordura especial que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e equilibra os triglicerídeos no sangue. Eles também contêm fibra solúvel, um tipo de fibra que elimina gorduras. Eles são ricos em ômega 3 e 6, ácidos que protegem o sistema cardiovascular e impedem a formação de placas gordurosas no sangue.

Por outro lado, eles eliminam toxinas que podem causar cirrose ou hepatite, o que beneficia o fígado. Além disso, eles possuem uma grande quantidade de magnésio que melhora a circulação, músculos e elasticidade das veias e artérias.

5. Abacate

O abacate é um dos alimentos que prolongam a vida

Fornece lípidos, o que aumenta seu valor calórico. Contém gorduras insaturadas, como o ácido oleico. Além disso, é rico em fibras, tanto solúveis quanto insolúveis. Por outro lado, tem minerais como magnésio e potássio que ajudam na absorção de cálcio e no bom funcionamento cardiovascular. Em relação à sua  composição vitamínica se enfatiza a vitamina E, um excelente antioxidante, bem como a vitamina C e B6.

6. Salmão

O salmão ou “peixe azul” é rico em ômega 3, portanto, reduz os níveis de colesterol e a quantidade de triglicerídeos no plasma. Também evita a formação de trombos e coágulos no sangue. E, como o resto do peixe, é uma fonte muito boa de proteínas.

Contém vitaminas do grupo B, que contribuem para a absorção de nutrientes que contribuem com energia, como gorduras, proteínas e carboidratos.

7. Chocolate preto

O chocolate é um dos alimentos que prolongam a vida

Uma dieta equilibrada não exclui necessariamente o chocolate. Na verdade, o chocolate escuro contém nutrientes como proteínas, gorduras, carboidratos e nutrientes necessários ao organismo. De entre os seus principais componentes se destacam a semente de cacau e carboidratos.

A manteiga de cacau contém ácido esteárico, ácido saturado que não aumenta o colesterol. Também contém teobromina, uma substância que funciona como purificador de sangue e estimula a circulação sanguínea.

Recomendações adicionais  

  • Divida os alimentos em pequenas porções durante o dia, de preferência em 5 porções.
  • Evite a ingestão de alimentos fritos, ricos em gorduras e corantes.
  • Beba entre 2 e 3 litros de água por dia.
  • Faça atividade física, pelo menos 3 vezes por semana.
Recomendados para você