7 deliciosos alimentos para evitar a fadiga matinal

· 18 de abril de 2018
Apesar de sua má reputação, a banana é um dos melhores alimentos para combater a fadiga matinal, porque aumenta o nível de energia e melhora o desempenho.

Existem muitos fatores que podem nos ajudar a favorecer ou evitar a fadiga matinal. Muitas vezes, ela surge porque não houve um período de descanso adequado ou porque a pessoa fez muito esforço físico.

No entanto, também é possível que seja causada pela falta de alguns nutrientes essenciais, principalmente se não houver uma dieta equilibrada e saudável.

Manter uma boa alimentação é o que permite ter uma boa energia e ótimo desempenho ao longo do dia; portanto, quando falta um nutriente é normal perceber essa sensação de fadiga física e mental.

O mais preocupante é que muitos procuram combatê-la com bebidas energéticas e produtos comerciais que apenas disfarçam o problema momentaneamente.

Embora possa parecer que eles dão um impulso de energia, é melhor começar a substituí-los por alimentos naturais que promovam a sensação de bem-estar.

O que você acha de incorporá-los em sua alimentação? Descubra os 7 melhores a seguir!

1. Aveia para evitar a fadiga matinal

Aveia

A aveia se posicionou como o “cereal mais completo” devido à sua qualidade nutricional. É um dos alimentos que não devem faltar na dieta, pois representa uma importante fonte de energia.

  • Concentra quantidades importantes de fibra alimentar, nutriente que melhora a digestão e regula o apetite.
  • Suas vitaminas e minerais melhoram a circulação e beneficiam a saúde metabólica e cognitiva.
  • É ideal para cuidar da saúde do coração, pois favorece o controle do colesterol e dos triglicérides.

2. Leite

As pessoas que não sofrem de intolerância à lactose podem encontrar no leite um bom aliado para contrabalançar aquela sensação de cansaço que interrompe as manhãs.

  • É um alimento que fornece aminoácidos essenciais e vitaminas, que, quando assimilados, aumentam a sensação de vitalidade e energia.
  • Um de seus aminoácidos, o triptofano, estimula a secreção de serotonina no cérebro, um neurotransmissor relacionado ao bem-estar.

3. Oleaginosas

Oleaginosas

Embora seja importante comê-las moderadamente, as oleaginosas são alimentos energéticos que podem interromper a sensação de fome e evitar a fadiga matinal.

  • Sua alta contribuição de vitaminas do complexo B e ácidos graxos beneficia a saúde do sistema nervoso, melhorando a concentração e as habilidades mentais.
  • Contém fibras alimentares e antioxidantes que, além de aliviar a ansiedade, evitam dores musculares e dores de cabeça.

4. Lentilhas

As lentilhas foram destacadas como uma das variedades mais saudáveis das leguminosas. Elas são versáteis, fáceis de preparar e contêm nutrientes que beneficiam muitos aspectos da saúde física e mental.

  • Suas contribuições de ferro e proteínas de alta qualidade evitam as deficiências que levam à anemia.
  • Elas otimizam a circulação do sangue e ajudam a manter um processo ideal de oxigenação celular.
  • Seus carboidratos servem como “combustível” para as células, o que aumenta o nível de energia.

5. Chocolate

Chocolate amargo

Que tal um pouco de chocolate para sentir mais energia pela manhã? Embora seu consumo excessivo não seja recomendado, comer entre 20 e 30 gramas de chocolate amargo pode ser útil para melhorar o desempenho ao longo do dia.

  • Contém gorduras e carboidratos que servem como fonte de energia para as células.
  • Estimula o sistema nervoso, melhora a saúde do coração e protege o cérebro contra o estresse oxidativo.

6. Sementes

Há uma grande variedade de sementes que podem ajudar a combater os efeitos da fadiga matinal. Elas são pobres em calorias e estão repletas de nutrientes que cuidam da saúde.

  • As sementes de chia ou de linhaça, por exemplo, fornecem ácidos graxos ômega 3, que beneficiam a saúde cardiovascular e cognitiva.
  • Suas pequenas contribuições de aminoácidos e minerais otimizam a circulação e evitam o mau humor.
  • Sementes de girassol, abóbora ou gergelim também são benéficas.

7. Banana

Banana

Por muitas décadas, as bananas foram objeto de várias crenças. Muitos pararam de consumi-las porque eram consideradas um alimento que engorda.

Hoje esses mitos foram demolidos e sabe-se que, além de deliciosas, elas estão repletas de propriedades benéficas para o peso, corpo e saúde emocional.

  • Seus carboidratos e açúcares naturais aumentam o nível de energia e melhoram o desempenho.
  • Elas equilibram a atividade do sistema nervoso e melhoram o humor.
  • Elas acalmam a fome e ajudam a melhorar o processo de digestão.

Você está se sentindo cansado enquanto estuda ou trabalha? Se você ainda não come esses alimentos, comece a incluí-los em seu café da manhã ou lanche para evitar a fadiga matinal. Aproveite os seus benefícios!