6 maneiras de proteger sua casa da poluição do ar
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Vivemos em um mundo que sofre cada vez mais com os efeitos da poluição. O ar que respiramos é cada vez menos puro. No entanto, podemos aplicar alguns truques para torná-lo menos prejudicial dentro de casa. Veja como proteger sua casa da poluição do ar.
A poluição do ar atingiu um ponto tal que praticamente nenhum canto do mundo não é afetado por ela. Na verdade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta em várias publicações sobre as consequências da poluição do ar urbano e da poluição do ar interno
Origens da poluição
Nas cidades, podemos diferenciar, como vemos, entre poluição ambiental, ou exterior, e poluição urbana. A OMS lista as seguintes fontes de gases que poluem o ar que respiramos todos os dias:
- Combustão ineficiente de combustíveis fósseis ou de biomassa. Isso inclui resíduos de carros, fornos e fogões à lenha.
- Técnicas rudimentares de aquecimento e iluminação.
- Substâncias químicas de materiais de construção e produtos de limpeza.
- Casas localizadas muito perto de fontes de poluição, como fábricas.
Aqui também podemos adicionar o pó que vem do exterior, e os resíduos dos animais de estimação, como os seus pequenos pelos.
6 maneiras de proteger sua casa da poluição do ar
Felizmente, temos algumas maneiras de evitar essa poluição tão prejudicial. A coisa boa sobre essas recomendações é que elas são facilmente aplicáveis. Não hesite em colocá-las em prática!
1. Tenha plantas em casa
Sim, é a melhor solução que você pode considerar para proteger sua casa da poluição do ar. Como se sabe, as plantas têm a capacidade de absorver dióxido de carbono presente no ar que respiramos e trocá-lo por oxigênio.
No entanto, devemos ter certos escrúpulos nos casos de pessoas alérgicas ao pólen. Nelas, os efeitos podem ser contraproducentes.
2. Usar produtos naturais para evitar poluição do ar
Conforme menciona a OMS, os produtos de limpeza contêm produtos químicos prejudiciais à saúde quando usados de maneira inadequada e excessiva. Muito mais no caso dos aerossóis, que poluem o ar.
Podemos usar certos produtos naturais para limpar nossa casa e, portanto, não ter que usar tantos produtos químicos ao mesmo tempo. Bicarbonato de sódio, bórax, vinagre branco e limão são alguns dos mais populares.
Você também pode ler: Remédio de casca de limão e azeite de oliva para acalmar a dor nas articulações
3. Evitar o acúmulo de poeira e de outras substâncias
Existem dois locais fundamentais em sua casa que podem hospedar um grande número de substâncias prejudiciais à saúde. Estamos falando sobre o filtro de ar-condicionado e o carpete.
É aconselhável trocar o filtro do ar-condicionado pelo menos uma vez por ano. Em relação ao carpete, devemos passar o aspirador com frequência. Se o molharmos para lavá-lo ou se ele for molhado acidentalmente, devemos tentar secá-lo imediatamente. Se não o fizermos, as bactérias se espalharão por todo o lugar.
No caso de casas habitadas por pessoas com dificuldades respiratórias, as medidas devem ser ainda mais extremas.
4. Não acenda velas aromáticas ou fume para evitar a poluição do ar
Muitas vezes, nós mesmos criamos a poluição do ar em nossa casa. Se realmente quisermos proteger a casa da poluição do ar, é melhor não usar velas perfumadas que não sejam feitas à mão. Ou pelo menos não por longos períodos de tempo.
Por outro lado, devemos evitar fumar dentro de casa e não ventilar bem depois. Ambos os produtos (velas perfumadas e cigarros) contêm substâncias tóxicas para o corpo.
5. Adquirir um purificador de ar
Logicamente, se quisermos proteger a casa da poluição do ar, nada é mais eficaz do que um purificador. Este aparelho possui filtros capazes de absorver quase 99% das partículas poluentes.
Graças a este simples artefato, seus ambientes ficarão mais puros, limpos, e com um odor melhor. Sem dúvida, um investimento que vale a pena.
Você também pode estar interessado: Como fazer pastilhas de bicarbonato de sódio para desinfetar o vaso sanitário
6. Substitua lareiras e fogões à lenha
Esses elementos têm duas consequências negativas:
- Primeiramente, os recursos naturais são queimados para gerar calor. Isso, além de ser prejudicial ao meio ambiente, favorece o aparecimento de substâncias nocivas no ar.
- Por outro lado, os restos de cinzas ficarão espalhados por todo o lugar. Você não será capaz de evitar respirá-los.
A poluição do ar influencia a saúde
A poluição do ar é um problema central que afeta 9 em cada 10 pessoas no mundo. No entanto, podemos implementar algumas medidas para evitar sermos atingidos.
Conforme relatado recentemente pela OMS, 7 milhões de pessoas morrem anualmente devido aos efeitos nocivos de substâncias no ar poluído. Por isso, cada um deve fazer a sua parte, começando pela limpeza da casa.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Claudio, L. (2011, October). Planting healthier indoor air. Environmental Health Perspectives, 119(10), a426-a427 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3230460//
- Joshi, S. M. (2008, August). The sick building syndrome. Indian Journal of Occupational & Environmental Medicine, 12(2), 61-64 http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2796751/
- Semmens, E. O., Noonan, C. W., Allen, R. W., Weiler, E. C., & Ward, T. J. (2015). Indoor particulate matter in rural, wood stove heated homes. Environmental research, 138, 93-100. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4385435/
- Cao, S., Yang, C., Gan, Y., & Lu, Z. (2015). The Health Effects of Passive Smoking: An Overview of Systematic Reviews Based on Observational Epidemiological Evidence. PloS one, 10(10), e0139907. doi:10.1371/journal.pone.0139907 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4595077/
- (2016). Fragranced consumer products: exposures and effects from emissions. Air quality, atmosphere, & health, 9(8), 861-866. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5093181/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.