Logo image
Logo image

6 exercícios para acelerar o metabolismo

3 minutos
Se quisermos acelerar o  metabolismo é muito importante que adotemos uma rotina de exercícios para realizar diariamente. Podemos fazê-los em casa, sem necessidade de ir à academia.
6 exercícios para acelerar o metabolismo
Andrés Felipe Cardona

Revisado e aprovado por Educação física e esportes Andrés Felipe Cardona

Escrito por Equipe Editorial
Última atualização: 15 dezembro, 2022

Você está decidida a perder todos esses quilos a mais que lhe incomodam quando você se vê no espelho? As férias estão se aproximando e você quer exibir um corpo de revista?

Sabemos que existe uma lista longa de exercícios, mas sempre há os mais adequados, especialmente para você.

Por isso decidimos trazer os melhores exercícios para acelerar o metabolismo para que possa ter o corpo que tanto deseja.

Exercícios para acelerar o metabolismo

Lembre-se de que antes de realizar qualquer tipo de exercício, por mais simples que pareça, deve realizar um aquecimento prévio, para que seus músculos estejam em condições e não sofra lesões.

1. Levantamento de calcanhar

Some figure

O exercício é sumamente fácil, algo que você vai poder realizar em qualquer momento e em qualquer parte da sua casa, assim, não há desculpas. A primeira coisa que você deve fazer é se colocar parada com as costas totalmente retas.

  • Sem dobrar as costas, vá levantando os calcanhares até os músculos do bumbum, como se estivesse trotando, porém, sem sair do lugar.
  • A ideia é que comece este exercício de forma lenta e que aumente pouco a pouco a intensidade.

2. Circuitos com velocidade

Este é um exercício um pouco mais elaborado do que o anterior, já que você vai precisar de pequenos cones ou outro elemento que tiver à disposição.

  • Devem ser no mínimo 5 objetos, e você tem que colocá-los a uma distância adequada que lhe permita ir atravessando-os em forma de ziguezague com velocidade.
  • Para adicionar dificuldade ao exercício e para que ele seja muito efetivo, você pode ir passando os obstáculos e os tocando, e depois fazer o caminho contrário.

3. Lagartixa

É um exercício muito simples, requer um lugar de superfície plana onde possa fazê-lo. E além disso, é um exercício de força que é ideal para acelerar o metabolismo.

  • Para realizá-lo você deve deixar no chão e levantar seu corpo em peso morto.
  • Deve levantar seu corpo usando as mãos, completamente estendidas no chão, apoiando a ponta dos pés.

Em alguns lugares é conhecido como fazer prancha. O ideal é fazer séries de repetições que deverão aumentar na medida em que suas forças também vão aumentando.

4. Levar os joelhos ao peito

Some figure

Para realizar este exercício, estenda um pequeno colchonete em uma superfície plana e deite de costas para o chão.

  • Uma vez nesta posição, coloque as mãos atrás do pescoço, entrelaçadas, de forma que não se soltem.
  • Agora deve flexionar os joelhos até que toquem o peito.
  • Para que este exercício seja efetivo você deve repeti-lo pelo menos durante um minuto.
  • Depois, abaixe as pernas e vá dando pequenos toques no abdômen enquanto descansa alguns minutos para depois começar uma nova sessão.

5. Pular corda

Este é um exercício sumamente fácil que com certeza você já fez quando criança, sem saber que é excelente para o corpo. Só vai precisar de uma corda e disposição.

  • A princípio deve começar dando saltos com os pés juntos, tentando tocar o peito com os joelhos.
  • Depois pode ir adicionando dificuldade e pular primeiro em uma perna e depois na outra durante 30 segundos.

Você pode realizar este exercício em qualquer parte da casa, a qualquer hora do dia.

6. Dançar

Some figure

Outro exercício que você pode incluir em seu dia a dia é a dança. Deve dotar de intensidade os movimentos, de forma que seus músculos trabalhem mais.

  • O importante é que se mantenha em movimento e que seus músculos se contraiam enquanto o faz.

Lembre-se de que para realizar os exercícios é fundamental que tenha perseverança e os repita todos os dias, com a melhor disposição possível. Além disso, não se esqueça de beber água o suficiente, sempre é importante se manter hidratado.

Com estes exercícios para acelerar o metabolismo a perda de gordura será mais rápida e efetiva do que pensava. Além disso, pode adaptar uma rotina de exercícios as suas atividades diárias na comodidade de sua casa, não é preciso passar horas em uma academia.

Assim, deixe o sedentarismo e os maus hábitos para trabalhar para manter seu corpo saudável e em bom estado físico. Siga estes exercícios e em pouco tempo terá o corpo desejado.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Illescas, A., & Ellit, H. (2018). Ejercicios con especifidad metabólica para la fuerza de las extremidades inferiores en los estudiantes de 15 a 17 años. Universidad de Guayaquil. Facultad de Educación Física Deportes y Recreación.
  • Querales, Marvin, Baloa, Nerva, Varela, Indira, & Ruiz, Nelina. (2012). Insuficiencia de sueño o descanso se asocia a elevado riesgo cardiometabólico en mujeres carabobeñas de estrato socioeconómico bajo. Revista Venezolana de Endocrinología y Metabolismo10(3), 142-151. Recuperado en 24 de noviembre de 2022, de http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1690-31102012000300004&lng=es&tlng=es.
  • Ramírez, Manuel Ángel, Rosety, Jesús María, Marcos-Becerro, Juan, Rosety, Ignacio, Ordóñez, Francisco, Rosety-Rodríguez, Manuel, Rodríguez-Pareja, María, & Rosety, Miguel Ángel. (2012). El ejercicio y el síndrome metabólico. Revista Médica del Uruguay, 28(4), 309-316. Recuperado en 22 de febrero de 2021, de http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-03902012000400007&lng=es&tlng=es.
  • Stokes, T., Hector, A. J., Morton, R. W., McGlory, C., & Phillips, S. M. (2018). Recent Perspectives Regarding the Role of Dietary Protein for the Promotion of Muscle Hypertrophy with Resistance Exercise Training. Nutrients, 10(2), 180. https://doi.org/10.3390/nu10020180
  • Stephanie Freeman, Amy Karpowicz, John Gray, And Stuart Mcgill. (2016). Quantifying Muscle Patterns and Spine Load during Various Forms of the Push-Up. Medicine & Science in Sports & Exercise. https://pdfs.semanticscholar.org/f358/bf7cca44de0a1e6072929f2962023027f3ef.pdf
  • Strasser, B., & Schobersberger, W. (2011). Evidence for resistance training as a treatment therapy in obesity. Journal of obesity, 2011, 482564. https://doi.org/10.1155/2011/482564

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.