6 coisas que você deve fazer com seu bebê antes que nasça

Você está esperando ansiosamente o dia de receber seu bebê. Mas, você sabia que pode desfrutar de sua companhia e fazer atividades com ele antes que nasça? Neste artigo compartilhamos algumas delas.

Geralmente, os pais esperam com grande anseio o dia que podem conhecer e segurar seu bebê entre os braços depois de nove longos meses. No entanto, o período no qual o bebê permanece no ventre da mãe é sumamente importante. Durante esta etapa, o bebê vai se desenvolvendo física e sensorialmente.

Por esta razão, é muito importante que os pais dediquem tempo para desfrutar de atividades gratificantes com seu filho, inclusive até antes do nascimento. A seguir, apresentamos 6 coisas que devemos fazer com o bebê antes que chegue o dia tão esperado.

1. Grave um vídeo de seu bebê

Para quem ainda não é pai, esta opção pode parecer estranha. Sentir o movimento da vida que cresce dentro de si é uma experiência única que somente durará 9 meses. 

Acolher o bebê nos braços é um sentimento incomparável. No entanto, lembrar-se desse momento de união e proximidade, definitivamente é algo que não pode se perder.

Descubra: A gravidez, a união mágica com um ser que amamos, mas ainda não conhecemos

2. Tire fotos e crie um álbum

Cantar é algo que deve fazer com seu bebê

O processo de crescimento e desenvolvimento do bebê se vê refletido notoriamente no corpo da mãe. Mesmo que não seja a fase mais atlética da mamãe ou onde apresente um corpo escultural, é uma das etapas de maior encanto e magia na vida de uma mulher.

Por que não deixar registro dessa fascinante viagem em um álbum de fotografias? Além disso, é provável que seja um importante fragmento da vida de seu pequeno. Assim, poderá ensiná-lo como foi crescendo pouco a pouco até a hora de sair do ventre.

3. Celebre com um chá de bebê

Também como festa do bebê ou festa pré-mamãe. É uma animada celebração durante os últimos meses de gravidez. Nesta, os convidados trazem vários presentes, além de realizarem jogos e dinâmicas temáticas.

Esta festa geralmente é organizada pelos familiares próximos ou uma das melhores amigas da grávida. No entanto, também pode ser organizada pela própria mamãe. Uma característica da celebração é ver os rostos de felicidade e surpresa quando se abrem os presentes.

Mas, o mais importante: oferece a chance de compartilhar a alegria dos futuros pais e o bebê com seus entes queridos.

4. Escute música

Sorrir é algo que deve fazer com seu bebê

De acordo com uma série de estudos em mulheres grávidas, foi evidenciado que existem vários benefícios ao escutar música. Por exemplo, no caso das mães, foi aumentado seu nível de segurança, calma e relaxamento.

Com relação aos bebês, uma vez que recém nasceram e foram expostos à música, tiveram reações positivas. Inclusive, os pequenos puderam reconhecer as canções nas quais tinham sido expostos.

Hoje em dia, a musicoterapia se converteu em uma ferramenta de estimulação pré-natal popular, pois regula o estado de humor. Mesmo que as sessões sejam realizadas por profissionais, não existe perigo em compartilhar música com seu pequeno.

Claro que, tente colocar músicas tranquilas durante as manhãs e noites; enquanto que no resto do dia, pode escutar canções com mais energia.

5. Fale com seu bebê

Como vimos anteriormente, a música tem efeitos positivos nos bebês que ainda não nasceram. No entanto, o som da voz da mãe o faz sentir totalmente emocionado. Isso se deve ao fato de que o som da voz, como as batidas do coração, se transmitem através do corpo sem interferência alguma.

Este efeito foi identificado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Queen, no Canadá. Foi encontrado que, por um lapso de 4 minutos, o pequeno eleva seu ritmo cardíaco ao escutar a voz de sua mãe e reduz enquanto escuta a voz de um estranho. 

Por outro lado, para a semana 27 da gestação, a capacidade auditiva dos bebês se desenvolveu. Por esta razão, o pequeno pode reconhecer sons e identificá-los com maior facilidade semanas antes da concepção. 

6. Relaxe

Mamãe esperando bebê

Se você estiver grávida e se aproximar às últimas semanas para conceber o bebê, deve aproveitar o tempo para descansar e relaxar, pois, assim como o bebê, lhe esperam dias e situações de estresse.

Existem diferentes maneiras para que ambos possam relaxar. Por exemplo: sair para passear e gozar do ar fresco, nadar, dançar a ritmo moderado, entre outras atividades recomendadas por especialistas. Cada uma delas estimulam diferentes sentidos do bebê, além de que trazem o relaxamento e harmonia.   

Conclusão

Como você pode ver, existem diversas formas de enriquecer a vida de seu bebê e a sua durante as semanas prévias ao nascimento. Não precisamos nos esforçar muito e gastar dinheiro para criar momentos belos. Tenha em mente que o mais importante é desfrutar do processo e o momento.

E saiba que: se você estiver bem, seu bebê também o estará. Conhece outra atividade memorável para fazer com seu bebê antes do nascimento?

Recomendados para você