6 coisas que seu parceiro nunca deveria pedir a você

12 de abril de 2019
Apesar de que dentro da relação possa parecer um gesto de amor, há determinadas atitudes de nosso parceiro que não deveríamos aceitar pelo bem de nossa saúde mental e emocional.

Você está tão apaixonado ao ponto de acreditar que faria o que fosse pelo seu parceiro? Apesar de que seja comum tentar melhorar quando estamos com outra pessoa, existem algumas coisas que seu parceiro não deveria pedir nunca que você fizesse.

Não acredita na gente? Então, continue lendo, porque contaremos alguns casos nos que há que estabelecer limites e não permitir que a outra pessoa tome o controle.

Coisas que seu parceiro não deveria pedir

Seu parceiro não deveria pedir a senha de seu celular

Todos os pontos que apresentamos a seguir são coisas que se relacionam com a saúde física ou emocional.

1. Mudar para ser como a outra pessoa

Uma das primeiras coisas que seu parceiro não deveria pedir que você fizesse seria que perdesse a sua essência para se tornar uma cópia de outra pessoa.

Tanto faz se seu parceiro prefere que você seja loira ou se ele adorava que sua namorada anterior se comportasse de outra forma: você não tem que mudar se não quiser.

Isso não se trata somente de que respeite sua essência e a ame como você é. Também é parte do respeito que tem a você, aos seus medos, suas decisões e sua história.

  • O único caso válido para que seu parceiro sugira uma mudança é quando isso se relaciona com um aspecto que o está prejudicando ou afetando de alguma maneira.
  • Por exemplo, se você for uma pessoa muito negativa ou com hábitos negativos, seu parceiro poderia sugerir certas mudanças.

Entretanto, isso deve ser só uma sugestão. Nunca deveria haver um sentimento de obrigação. Afinal de contas, se essa pessoa não ama o que você é, então talvez não deveria estar com você.

Leia que talvez interesse você: A desconfiança no casal: o que fazer?

2. Deixar de lado seus sonhos

A segunda das coisas que seu parceiro nunca deveria pedir que você fizesse seria renunciar àquelas coisas que te motivam.

Sabemos que há muitas mulheres que abandonam sua vida laboral pela maternidade ou que fazem mudanças similares.

  • Isso é muito válido e é uma boa ideia se os dois conversam e chega à conclusão de que assim serão mais felizes ou que isso os ajudará a crescer em conjunto.

O problema aparece quando o parceiro decide por você que seu sonho ou meta já não é importante ou necessário. Neste momento você já está caindo em uma situação de controle excessivo que não é nada saudável.

3. Levar a sua sexualidade a um plano em que você não se sente cômodo.

Outra das coisas que seu parceiro nunca deveria pedir que você fizesse seria obrigá-lo a romper seus limites relacionados à intimidade.

Todos temos um limite e fantasias que podemos ir explorando à medida que aumenta nossa confiança no parceiro.

  • Entretanto, isso nunca deveria implicar que seu parceiro obrigue você a realizar atos, posições ou provar coisas que não te agradem. Aliás, você não só não desfrutará do sexo, mas a relação ficará afetada e é uma forma de violência.

É claro que seu parceiro poderá sugerir coisas novas e poderão, de mútuo acordo, ir provando para romper certos tabus. Mas o principal é que ambos estejam de acordo e desfrutem, sempre respeitando o limite do outro.

4.  Seu parceiro não deveria pedir que você se afaste dos seres queridos

Manter uma rede de conexões sólidas é vital para todos. Por isso, afastar-se de todos é uma coisa que seu parceiro nunca deveria pedir que você fizesse.

Pode acontecer de que que seu parceiro não goste de algum amigo ou parente. Com você pode acontecer a mesma coisa e não é nada grave.

  • Entretanto, isso não dá o direito a nenhum dos dois de pedir ao outro que fique sozinho. Se você estiver caindo nesta situação, converse com alguém de confiança e descarte o risco de estar em uma relação tóxica.

Os parceiros violentos se caracterizam por afastar sua vítima de toda pessoa que possa oferecer-lhe apoio. Por isso, tenha muito cuidado e evite essa situação.

Não deixe de ler também: Agressões verbais que você não deve tolerar

5. Eliminar todo vestígio de privacidade

Algumas pessoas acreditam que em um casal não deve haver privacidade. Entretanto, isso é uma das coisas que seu parceiro nunca deveria pedir que você fizesse.

Podemos aceitar que exista a confiança suficiente para usar o celular do outro caso o parceiro fique sem bateria e precise fazer uma ligação urgente. O que nunca se pode aceitar é que o tempo todo ele esteja revisando e vigiando com quem você se comunica.

  • Mantenha sempre as senhas, dados financeiros e qualquer outra informação privada somente para você, a menos que a decisão de fazer o contrário seja sua e não se sinta obrigado a isso.

6. Seu parceiro não deveria pedir para você tomar o controle de tudo

Cada um de nós possui uma habilidade e características especiais para determinadas coisas. Por isso, é normal que, se você for bom para as finanças, leve o controle das contas da família. Por outro lado, o outro parceiro pode ser excelente na cozinha.

Entretanto, uma das coisas que seu parceiro nunca deveria pedir que você faça é que em todo momento você tenha a responsabilidade total de tudo o que acontece. Isso drenará sua energia e, mais cedo ou mais tarde, você se sentirá esgotado.

  • Em vez disso, cada um deve ter responsabilidades dentro da relação.

Você acha que há alguma outra coisa que seu parceiro nunca deveria pedir que você fizesse?

Sendo assim, conte para nós e não deixe de ler os próximos artigos.

Continue conosco!