6 benefícios da erva de São João
Revisado e aprovado por o médico Gilberto Adaulfo Sánchez Abreu
Os benefícios da erva de São João são muitos e variados. Esta erva pode ser encontrada em forma de infusão, cápsulas ou óleos. Incorporá-la em nossa alimentação pode nos ajudar a resolver ou evitar alguns problemas que podemos estar sofrendo.
É importante que, antes de começar a tomá-la, você consulte o seu médico, principalmente se estiver tomando algum medicamento especial ou se tiver algum problema de saúde.
Embora a erva de São João seja um produto natural, ela pode ter efeitos colaterais se interferir com determinados medicamentos. No entanto, estes casos têm uma porcentagem muito baixa.
Benefícios da erva de São João
A seguir, descobriremos 6 benefícios da erva de São João. Você vai perceber que ela pode ajudar significativamente a sua saúde, desfrutando de uma melhor qualidade de vida e um melhor bem-estar.
1. É um antidepressivo
Muitos profissionais podem recomendar o uso desta erva para tratar a depressão. Em alguns casos, pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. No entanto, devemos estar muito conscientes das recomendações do nosso médico.
Leia também: Aprenda a reduzir a ansiedade com 5 remédios calmantes
Quando passamos por um período de depressão ou ansiedade, é muito provável que recorramos a algum medicamento para ajudar a lidar com o problema da melhor forma possível. Por mais natural que seja um suplemento dessa erva, devemos seguir as doses recomendadas pelo médico.
2. Ideal para a menopausa
Na menopausa também pode haver um risco de sofrermos de depressão. Felizmente, a erva de São João pode ajudar com os sintomas que ela apresenta, como alterações de humor, ansiedade, ondas de calor…
No entanto, podemos tomá-la antes do início da menopausa para reduzir um pouco o impacto dessas reações naturais e para nos ajudar com a síndrome pré-menstrual. Portanto, ela é adequada para mulheres de todas as idades. Além disso, ajuda a aliviar um pouco a dor das cólicas quando você está menstruada.
3. Bom para enxaquecas
Há muitas pessoas que sofrem de enxaqueca. São dores de cabeça muito intensas que ocorrem, às vezes, com náusea e tontura e que podem durar até 3 dias. Muitas pessoas precisam ir ao médico, porque nem mesmo um remédio consegue ajudá-las a reduzir a dor.
A erva de São João também ajuda nos casos em que você sofre de enxaqueca, cefaleia ou dor de cabeça leve. No entanto, é uma opção natural para quem tem dores muito mais intensas.
4. Equilibra os hormônios
Outro benefício da erva de São João é que ela equilibra os hormônios. Por exemplo, pessoas que sofrem de problemas na tireoide devem sempre verificar seus níveis. Tomar a erva de São João pode ajudá-lo a obter resultados muito bons.
A erva de São João não só irá ajudá-lo a ter uma produção normal dos hormônios da tiroide, mas também irá reduzir os seus sintomas: distúrbios do ciclo menstrual, cólicas, cansaço extremo ou apatia, entre outros.
5. Ajuda a superar vícios
Você tem problemas para parar de fumar? Você é viciado em álcool? Não consegue evitar a compulsão alimentar? Entre os muitos benefícios da erva de São João, está o fato dela ajudar a superar os vícios.
A erva de São João é ideal para consumir durante o período de abstinência de uma substância. Assim, os desejos e a ansiedade serão mais controlados, o que favorecerá uma maior força de vontade para não recair no vício.
Recomendamos também: 8 motivos para parar de fumar agora mesmo
6. Trata problemas de pele
O último dos benefícios da erva de São João destina-se a tratar problemas de pele. Assim, seu uso é muito apropriado no caso de:
- Dermatites
- Assaduras
- Queimaduras
- Alergias
Esta erva estimula a circulação sanguínea (por isso, também pode nos ajudar se tivermos problemas de circulação), acelerando o processo de cicatrização e a cura da pele. Se você sofre de eczema, dermatite atópica ou outro problema dérmico, esta erva pode ajudar bastante.
Você já experimentou a erva de São João? Você sofre com algum dos problemas mencionados e gostaria de ver se funciona? Como mencionamos, em certos casos, é melhor consultar primeiro o médico.
No entanto, como vimos, a erva de São João pode fornecer múltiplos benefícios para a nossa saúde em todos os aspectos. Se você já experimentou, gostaríamos que você nos contasse sobre a sua experiência.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ng, Q. X., Venkatanarayanan, N., & Ho, C. Y. X. (2017). Clinical use of Hypericum perforatum (St John’s wort) in depression: A meta-analysis. Journal of Affective Disorders. https://doi.org/10.1016/j.jad.2016.12.048
- Apaydin, E. A., Maher, A. R., Shanman, R., Booth, M. S., Miles, J. N. V., Sorbero, M. E., & Hempel, S. (2016). A systematic review of St. John’s wort for major depressive disorder. Systematic Reviews. https://doi.org/10.1186/s13643-016-0325-2
- Yücel, A., Kan, Y., Yesilada, E., & Akın, O. (2017). Effect of St.John’s wort (Hypericum perforatum) oily extract for the care and treatment of pressure sores; a case report. Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.jep.2016.12.030
- Becker, S. P., Luebbe, A. M., Greening, L., Fite, P. J., & Stoppelbein, L. (2017). A Preliminary Investigation of the Relation Between Thyroid Functioning and Sluggish Cognitive Tempo in Children. Journal of Attention Disorders. https://doi.org/10.1177/1087054712466917
- Hisil, Y., Sahin, F., & Omay, S. B. (2005). Composition of Hypericum perforatum L. and its medical importance. UHOD, Uluslararasi Hematoloji-Onkoloji Dergisi.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.