6 alimentos que favorecem a função pulmonar

· 19 de dezembro de 2017
Você sabia que a capsaicina, além de dar um sabor picante à pimenta caiena, também confere propriedades anti-inflamatórias e vasodilatadoras que otimizam a circulação sanguínea e a oxigenação celular?

Quer conhecer alguns alimentos que favorecem a função pulmonar? Os pulmões são órgãos que trabalham incansavelmente para nos dar, através da respiração, o oxigênio de que precisamos para viver. Por sua vez, eles expulsam, por expiração, um resíduo de metabolismo que conhecemos como dióxido de carbono.

Suas funções vão além do que imaginamos, já que, entre outras coisas, eles também filtram toxinas, micro-organismos e uma grande variedade de partículas nocivas que conseguem entrar no corpo através do trato respiratório.

No entanto, como acontece com outros órgãos vitais, eles estão continuamente expostos a doenças e dificuldades em sua função, principalmente quando a pessoa tem um estilo de vida pouco saudável.

Por sorte, existem maneiras de desintoxicá-los naturalmente, fornecendo-lhes os nutrientes de que precisam para manter seus tecidos saudáveis ​​e ativos.

Um dos métodos consiste em aumentar o consumo de alguns alimentos orgânicos que, devido às suas propriedades, facilitam sua purificação.

Então, compartilhamos em detalhes os 6 melhores alimentos que favorecem a função pulmonar para que você não deixe de incorporá-los em sua dieta.

Alimentos que favorecem a função pulmonar

1. Cebola

Cebola

Devido à sua concentração de compostos antibacterianos, anti-inflamatórios e antioxidantes, a cebola é um dos alimentos que, tradicionalmente, têm sido utilizados como complemento para melhorar a saúde pulmonar e respiratória.

  • Ele serve para desintoxicar os pulmões, ajudando a eliminar as toxinas que interferem na função pulmonar adequada.
  • Suas vitaminas e minerais protegem as células contra os efeitos do estresse oxidativo e, entre outras coisas, melhoram as defesas.
  • É ideal para combater infecções bacterianas e virais, uma vez que fortalece o sistema imunológico.

2. Gengibre

Embora não deva ser consumido em quantidades excessivas, o gengibre pode ser adicionado à dieta como suplemento para promover a desintoxicação dos pulmões.

  • Suas propriedades são atribuídas à sua concentração de gingerol, um composto ativo com ação antioxidante e anti-inflamatória, capaz de inibir os efeitos negativos dos radicais livres.
  • Contém vitaminas, minerais e óleos essenciais que ajudam a purificar os pulmões, diminuindo o impacto das toxinas nos tecidos.
  • É antibacteriano e antiviral, e por isso ajuda a prevenir e tratar algumas infecções respiratórias comuns.

3. Pimenta caiena

Pimenta caiena

O consumo moderado de pimenta caiena tem efeitos interessantes para a função pulmonar, não só porque protege o trato respiratório, mas também porque desinfeta e desintoxica.

  • Contém uma substância conhecida como capsaicina, um composto ativo que, além de seu sabor picante, proporciona propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e vasodilatadoras.
  • Ela ajuda a melhorar a circulação sanguínea e, por isso, otimiza o processo de oxigenação celular.
  • Reduz a irritação das mucosas do trato respiratório e combate infecções.
  • Atua como broncodilatador, o que melhora a respiração em casos de bronquite e dificuldades respiratórias.

4. Romãs

As romãs são frutos cheios de antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais, cuja assimilação promove a purificação dos pulmões e passagens respiratórias.

  • Seu suco natural é um remédio desintoxicante conhecido, recomendado para eliminar toxinas e partículas de metal que são filtradas no sistema respiratório.
  • Sua contribuição significativa das vitaminas A e C fortalece o sistema imunológico, o que reduz o risco de resfriados, gripe e outras infecções que comprometem a saúde pulmonar.
  • Ajuda a minimizar o impacto dos radicais livres, favorecendo a proteção das células contra o câncer .

5. Maçãs

Maçãs verdes e vermelhas

As maçãs são recomendadas para aqueles que decidem parar de fumar, pois seus nutrientes ajudam a purificar os pulmões e, por sua vez, a controlar a síndrome de abstinência.

  • Rica em vitaminas A, C e E, é uma fruta com efeito antioxidante que melhora a função pulmonar.
  • Elas contêm água, minerais essenciais e fibras naturais que, juntos, hidratam os tecidos e ajudam a manter um equilíbrio dos processos inflamatórios.

6. Abóbora

A abóbora é rica em nutrientes de alta qualidade que, após a assimilação no organismo, ajuda a proteger as células e os tecidos.

  • Destaca-se pela alta contribuição de betacarotenos, vitamina E e vitamina C, necessárias para proteger os pulmões contra os ataques de agentes patogênicos e toxinas.
  • Possui propriedades diuréticas e anti-inflamatórias que ajudam a equilibrar o nível de inflamação do tecido, evitando distúrbios obstrutivos.
  • Ajuda a melhorar as funções imunológicas, o que é fundamental para prevenir danos pulmonares e infecções respiratórias.

Você tem problemas para respirar? Está congestionado e sente as vias respiratórias irritadas? Se você acha que seus pulmões têm dificuldade em trabalhar normalmente, aumente o consumo desses alimentos que favorecem a função pulmonar e aproveite suas propriedades.