6 alimentos que deve evitar no café da manhã

Muitos de nós incluímos em nosso café da manhã conservas e sucos industriais que, embora pareçam saudáveis, não são tão bons ​​para o nosso corpo e podem desencadear reações adversas. Veja 6 alimentos que deve evitar no café da manhã.

Nos últimos anos, o café da manhã se posicionou como a refeição mais importante do dia.

É ele que, não só nos dá a energia que o corpo precisa para enfrentar um novo dia, como nos fornece os nutrientes que ativam o metabolismo e são fundamentais para muitos outros processos.

Embora muitos tenham pensado que ignorá-lo era uma maneira efetiva de “economizar calorias”, hoje essa crença é refutada e, na verdade, pode ter um efeito oposto quanto ao peso corporal.

O problema é que, embora muitos tenham começado a tomá-lo todas as manhãs, alguns estão fazendo escolhas alimentares que estão longe de ser saudáveis. Como consequência, as reações indesejadas são desencadeadas, como ansiedade para comida, sobrepeso e deficiências nutricionais.

Para evitar isso, abaixo queremos mencionar em detalhe 6 alimentos que deve evitar no café da manhã. Descubra!

1. Padaria industrial

Deve evitar no café da manhã incluir padaria industrial

Os produtos industriais de padaria têm altos índices de carboidratos, gorduras saturadas e açúcares que podem pesar muito no estômago.

Isto, adicionado à sua contribuição de calorias negativas, são motivos suficientes para evitá-los no café da manhã.

O que são “calorias negativas”? São aquelas que não fornecem valores nutricionais relevantes, mas são uma fonte calórica significativa.

Conselho

  • Opte por biscoitos e produtos de padaria feitos em casa.
  • Estes permitem o uso de ingredientes orgânicos, sem aditivos artificiais e com mais teor de fibras, vitaminas e minerais.

Leia também: Carboidratos bons versus carboidratos ruins: quebrando mitos

2. Carnes embutidas

Todas as variedades de carnes embutidas, incluindo aquelas que afirmam ser “dietéticas”, prejudicam a saúde e não devem ser incluídas em sua dieta.

Embora pareçam frescos e apetitosos, ideais para um café da manhã rápido, o alto teor de sódio e gorduras saturadas pode, ao longo do tempo, levar a problemas de sobrepeso, colesterol e hipertensão arterial.

Por outro lado, eles pesam muito no sistema digestivo e podem desencadear inchaço abdominal, flatulências e refluxo ácido.

Conselho

  • Opte por carnes magras ou ovos como fontes de proteína para o café da manhã.

3. Cereais com açúcar

Deve evitar no café da manhã incluir cereais com açúcar

A indústria foi responsável por vender a ideia que o cereal é o café da manhã perfeito. No entanto, embora algumas variedades ricas em fibras sejam saudáveis, a maioria são preparações açucaradas que não oferecem benefícios para o nosso corpo.

Estes fazem parte do grupo de alimentos com “calorias negativas” que, como explicamos, não possuem nutrientes essenciais.

Além disso, seu alto teor de açúcar e cores artificiais podem levar ao desenvolvimento de distúrbios metabólicos. Por isso são um dos alimentos que deve evitar no café da manhã.

Conselho

  • Coma aveia ou cereais integrais como alternativa aos cereais de caixa.

Visite este artigo: 6 cereais integrais saudáveis que vale a pena incluir na dieta

4. Sucos de frutas de caixinha

Por mais publicidade que vejamos, não podemos nos deixar enganar. O sucos de frutas de caixinha nunca poderão substituir aqueles que obtemos diretamente do fruto.

Embora pareçam uma opção refrescante e deliciosa para o café da manhã, este tipo de sucos, mesmo aqueles que afirmam ser “enriquecidos com vitaminas”, estão cheios de açúcar e substâncias artificiais que não são boas para o corpo.

Conselho

  • Prepare sucos 100% naturais ou batidas, usando frutas e vegetais frescos.

5. Iogurte com sabores artificiais

Deve evitar no café da manhã incluir iogurtes artificiais

O iogurte comercial, mesmo aquele com rótulo dizendo que é “diet”, contém substâncias adicionadas que afetam sua qualidade nutricional em relação ao iogurte 100% natural.

É um produto que muitas vezes é incluído no café da manhã das crianças. No entanto, embora pareçam saudáveis, eles não são tão nutritivos e seu consumo pode produzir acidez.

A sua ingestão, entre outras coisas, é desaconselhada porque:

  • Produz maior liberação de fleuma.
  • É carregado com açúcar e componentes artificiais.
  • Pode produzir inflamação abdominal.

Conselho

  • Ingira iogurte natural, rico em probióticos e isento de corantes. Pode ser preparado em casa, ou comprado no supermercado.

6. Compotas, geleias e doce em conserva

Comer um pouco de geleia caseira não é problema no café da manhã. O problema é que muitos consomem em excesso e escolhem aquelas vendidas em conserva nos supermercados.

Apesar de serem alimentos feitos com frutas, seu alto teor de açúcar e aditivos artificiais reduzem sua qualidade nutricional.

Conselho

  • Prepare uma geleia caseira, evitando o uso de açúcares artificiais ou xaropes.
  • Estes podem ser feitos com frutose ou usando alternativas naturais como o mel.
  • No momento do consumo, a porção deve ser moderada (máximo de duas colheres de sopa, mas, de preferência, apenas uma).

Você costuma preparar o seu café da manhã com os alimentos mencionados? Agora que você sabe por que são um erro, tente reformulá-lo com opções mais orgânicas e cheias de nutrientes e deixar de lado esses alimentos que deve evitar no café da manhã.

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