5 sintomas de um sistema imunológico debilitado
O sistema imunológico é o mecanismo que o corpo dispõe para se defender dos vírus, bactérias e muitos tipos de doenças.
Às vezes, tende a se enfraquecer devido a má alimentação, estresse, ou algum tipo de doença; podendo evitar, desse modo, a realização de suas funções básicas. Mas, quais são os sinais de fraqueza? Continue lendo este artigo e você descobrirá.
Como saber que meu sistema imunológico está fraco?
O sistema imunológico é a nossa defesa, a nossa “resposta imune” a determinados agentes externos que podem entrar em nosso organismo e nos causar doenças.
Composto por uma rede de células, tecidos e órgãos, são os responsáveis por trabalhar em conjunto para proteger o nosso corpo.
Com toda a certeza você sabe que estas células protetoras são leucócitos ou glóbulos brancos, encarregados por atacar precisamente os organismos que nos causam doenças. Estas células estão localizadas no timo, no baço e na medula óssea. São os chamados “órgãos linfáticos”.
Sendo assim, se por qualquer razão em um dado momento tivermos um baixo nível de leucócitos, deixamos de ser capazes de enfrentar os elementos externos que nos causam doenças.
Então, é importante estar alerta a alguns determinados tipos de sinais, pois dessa forma nosso médico poderá determinar a origem desta fraqueza e poderemos enfrentá-la. Portanto, vejamos os indícios:
1. Cansaço
Bom, é verdade que o cansaço pode ter muitas causas. Mas, quando é contínuo, quando, por exemplo, ao levantar pelas manhãs já nos sentimos esgotados, quando diante pequenos esforços acabamos exaustos, quando as diferenças de temperaturas nos produzem desânimos, enjoos, etc., torna-se um sintoma para se levar em conta.
2. Infecções frequentes
Antes de mais nada, infecções de urina, de estômago, ter as gengivas sempre inflamadas e vermelhas, sofrer de diarreia com frequência, etc, são exemplos de que o nosso sistema imunológico está fraco.
Ou seja, não enfrenta como deveria os agentes externos que se atacam nosso corpo. Não dá a resposta adequada e não pode nos defender diante determinados vírus ou bactérias.
3. Resfriados, gripes e dores de garganta
Quantos resfriados você costuma pegar? A sua garganta sempre dói? Você sempre fica gripado? Então visite o seu médico para que ele te faça exames e teste seu nível de glóbulos brancos. Talvez o seu sistema imunológico não esteja te defendendo como deveria.
4. Alergias
Existem pessoas que sofrem reações alérgicas mais frequentemente do que que outras. Em outras palavras, elas não podem responder a influências de pólen, de pó, de agentes ao seu redor que impactam em na pele ou na mucosa, e que de imediato afetam a sua saúde.
Dessa forma, se este for seu caso, é possível que você tenha o sistema imunológico fraco.
Leia também: Remédios para combater alergias
5. Feridas que demoram a cicatrizar
É possível que quando você se corte ou faça um simples arranhão, a ferida fique aberta por dias. As feridas não saram, mas infeccionam, inflamam e doem. Afinal, ao que se deve isso? Se isso acontece com você, informe seu médico sobre esta lentidão.
Aprenda a fortalecer o seu sistema imunológico
1. Cuida de sua dieta
Sabemos que você sabe. Uma boa dieta é sinônimo de uma boa saúde. Mas, às vezes, só a fazemos quando já estamos sofrendo de algum problema, quando já estamos doentes.
Por isso, é necessário que você sempre mantenha uma nutrição variada e equilibrada; rica em frutas, verduras, proteínas magras, e baixa em açúcar, gordura e álcool. As frutas cítricas são uma excelente ajuda, portanto não descuide do consumo de laranjas, tangerinas, mamões, uvas e tomates.
Leia também: 5 passos para adotar uma dieta saudável
2. Durma o suficiente
Ter um sono tranquilo e reparador é imprescindível para manter o sistema imunológico forte, para permitir que recupere energias e, assim, cumpra suas funções essenciais. A insônia e as preocupações que nos obrigam a acordar continuamente são inimigas da saúde.
3. Higiene e limpeza
Também sabemos disso, mas, às vezes, pode passar despercebido. Devemos lavar as mãos antes de comer, antes de mexer com comida, depois de tocar em animais, depois de chegar da rua ou do trabalho, etc.
É importante também cuidar da limpeza dos alimentos. Lave bem as verduras que você irá cozinhar, mergulhe-as em água e elimine qualquer resíduo. Tudo isso é imprescindível para proteger o sistema imunológico.
4. Equilibre adequadamente o estresse
O estresse não é só uma emoção, se acaso se tornar crônico, pode trazer graves problemas. Ele causa o acúmulo de toxinas no organismo, enfraquece o sistema imunológico e causa doenças, por exemplo. Portanto, leve-o sempre em consideração.
Dessa forma, estabeleça prioridades, aprenda a se amar, a encontrar seu tempo e a fazer coisas para você mesmo.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.