5 requisitos para poder dialogar com os filhos
Dialogar com os filhos, é um costume que sempre devemos manter em casa. A tarefa de conversar com as crianças tem que ser realizada diariamente. Com isso os ensinamos como devem se expressar, a comunicação e como interagir com outras pessoas.
Com frequência os pais querem que as crianças contem suas experiências, o que pensam das conversas realizadas em momentos determinados em família. Até chegar o ponto de se tornarem perguntadores, fazedores de sermão ou ambos.
Assim que isso ocorrer, não estamos conseguindo estabelecer uma boa comunicação. Por esta razão, é importante aprender a escutar, ainda que no início seja difícil.
Dialogar com os filhos
Certamente, parece fácil falar com os filhos, no entanto, conversar com os pequenos da casa é uma ação que deve ser praticada diariamente, desde que são bem pequenos. Por outro lado, existem pais que tentam criar um clima de diálogo com seus filhos e tentam falar de absolutamente tudo.
No momento que os pais se sentam para dialogar com os filhos, conseguem o espaço, a oportunidade de conversar sobre sua rotina e seu ponto de vista sobre algum acontecimento. O aprendizado que se obtém de esse momento, além dos conselhos que podemos lhes dar sobre algum tema em particular, é muito valioso, já que serve para fortalecer os laços de união familiar.
Saiba mais: 8 conselhos para educar os filhos
Requisitos para estabelecer um bom diálogo com seu filho
Para começar a dialogar com os filhos desde cedo, deve ter em mente alguns requisitos para consegui-la com sucesso. Aqui explicamos alguns:
1. Criar um ambiente ideal para conversar com os filhos
Buscar um lugar onde o ambiente seja agradável e confortável. Onde seus filhos se sintam com confiança e possam te contar o que acontece ou as inquietudes que têm.
Ainda que existirão momentos nos quais eles te contarão ou perguntarão coisas urgentes e não estejam no local adequado o importante é que lhes dediquemos o tempo que precisam, assim saberão sempre que estaremos ali para escutá-los e apoiá-los.
2. Transmitir segurança e tranquilidade
Ante a revelação de segredos ou confidências importantes devemos evitar as reações exageradas, não o repreenda ou castigue. Com esta reação seus filhos não voltarão a te contar nada. Transmita confiança e serenidade.
3. Incentivar a motivação ao conversar com seu filho
Aproveite o momento para identificar seus interesses e opiniões, quando estiverem dialogando demonstre que sua opinião sobre o tema é importante. Adicionalmente pode incluir temas de seu interesse como a música, esporte, filmes e seu personagem favorito se está na idade para isso.
Sem dúvida, o diálogo deve servir para reforçar os aspectos positivos, já que se no momento de conversar com seu filho este somente escutar chamadas de atenção, não conseguirá com que ele confie em você para conversar.
4. Fazer uso de argumentos sólidos
Explique e demonstre com argumentos sólidos seu ponto de vista sobre o tema que estão conversando. Tente evitar enfrentamentos com eles, não caia em discussões e muito menos em gritarias, já que nestas situações ninguém ganha.
Explique aos pequenos que eles têm o direito de opinar e expressar o que pensam. Mas, também têm que aprender a raciocinar sobre seus pensamentos, assim poderão ter bases para defender sua opinião.
5. Use diálogos para conseguir acordos
Quando criamos um convênio geramos um compromisso, e este deve ser cumprido. Aproveite os momentos de diálogo com seu filho para estabelecer acordos que beneficiem a relação de ambos.
Terão momentos nos quais ambos terão que ceder a certas petições. Lembe-se de que dialogar com seu filho é mais do que falar de coisas comuns. Busque um equilíbrio entre o formal e o divertido para ganhar sua boa disposição.
Frases positivas
É bom que as crianças sintam que podem confiar em seus pais. Por isso, ao conversar com eles diga frases como estas:
- “Estou certa de você é capaz de fazê-lo.”
- “Estou muito orgulhosa de você.”
- “Noto cada dia que está melhor.”
- “Você conseguirá.”
Leia também: 5 frases de amor que devemos dizer ao nosso filho
Estas frases reforçarão a autoestima dos filhos, assim como os ensinarão a serem pessoas otimistas no momento de enfrentar situações difíceis.
Finalmente, para dialogar com os filhos, além de aplicar os requisitos que acabamos de enumerar, é importante realizá-lo como uma rotina. Desta forma, os filhos se acostumarão e a conversa será mais espontânea.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Hofmarcher, M. M., Hawel, B., & Tarver, L. B. (2010). Let’s talk kids: a dialogue for children’s health. Health Policy Monitor.
-
Romano, J. L., & Kachgal, M. M. (2004). Expanding the dialogue to improve schools and develop healthy kids. The Counseling Psychologist, 32(2), 292-300.
-
Elias, M. J. (2014). Educar con inteligencia emocional: Cómo conseguir que nuestros hijos hijos sean sociables, felices y responsables. DEBOLS! LLO.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.