5 Opções de jantar que ajudam a dormir melhor
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
À noite, geralmente escolhemos jantar alimentos que ajudam a relaxar depois de um longo dia, principalmente se for difícil conciliar o sono. No entanto, com frequência escolhemos pratos que são energéticos, porém mesmo que sejam saudáveis, são para outros momentos do dia.
Neste artigo, ensinaremos a escolher os ingredientes mais adequados para o seu jantar e daremos algumas pequenas sugestões, receitas saudáveis e deliciosas para dormir sem problemas.
Dicas prévias para o jantar
Antes de sugerirmos algumas receitas, aqui estão algumas recomendações gerais, válidas para todos:
- Evite os açúcares e os alimentos açucarados, como é o caso de algumas frutas (pêssego, melão, damasco, etc.).
- Evite os cítricos, que são excelentes para o café da manhã, mas que à noite podem nos acordar. A única exceção é a toranja, mas somente se consumida bem antes ou depois do jantar.
- Limite o amido e as farinhas: cereais e farinhas (pão, massas, etc.), féculas (batata, banana).
- Reduza ao máximo os alimentos fritos e pré-cozidos.
- Evite alimentos estimulantes: café, cacau, refrigerantes.
- Opte pelo peixe ou o ovo antes do que a carne ou embutidos.
- Não misture muitos alimentos diferentes no jantar (por exemplo: carne e peixe).
- Não exagere na refeição nem jante muito tarde. O ideal é não ficar muito estufado e jantar antes das 8 da noite.
- Não beba muitos líquidos depois de jantar, para evitar ir ao banheiro.
- Não coma depressa. Se estiver com muita fome, tente comer uma fruta um pouco antes do jantar e antes da primeira garfada, pode beber um copo de água.
Saiba mais: Hábitos noturnos para dormir melhor
Gaspacho verde
Os vegetais de cor verde fornecem grandes quantidades de magnésio, um mineral imprescindível na regulação do sistema nervoso e que também ajuda a relaxar o sistema muscular; que provavelmente fica tensionado após um longo dia.
Para este Gaspacho bata no liquidificador os seguintes ingredientes:
- Espinafre cru
- Rúcula
- Um pouco de salsa
- Abacate
- Azeite de oliva
- Vinagre de maçã
- Sal marinho
As quantidades dependerão de suas preferências. O Gaspacho é servido frio.
Creme de abobrinha, aveia e Wakame
A aveia é um cereal muito nutritivo, mas que deve ser consumido na medida certa à noite, já que também ajuda a regular o sistema nervoso e a combater a ansiedade.
Nesta receita, somente é necessário uma colher de sopa de aveia em flocos para cada porção de creme. Além dos benefícios à saúde, a aveia fará com que o prato fique mais cremoso.
A abobrinha está presente graças à sua leveza, já que apresenta pouquíssimas calorias e mesmo assim é muito “saciante” devido ao seu conteúdo em fibras.
A alga Wakame é rica em minerais e também trará cremosidade à receita. Em suma, sua função é a de evitar a adição de lácteos ao creme.
Omelete de pimentão e cogumelos
Comer proteínas durante o jantar é sempre saudável, porém devem ser de fácil digestão. O ovo é a opção ideal, já que é nutritivo e contém uma quantidade saudável de gorduras benéficas.
O ovo, ademais, permite elaborar todo tipo de mexidos e omeletes. Nesta receita deliciosa sugerimos combiná-lo com pimentões e cogumelos.
Para acompanhar a omelete uma salada seria ideal, no entanto, evite comê-la com pão ou outras massas.
Leia mais: Cozinhar ovos: 4 formas saudáveis
Alcachofras grelhadas com ovo ralado
As alcachofras são muito saudáveis e durante a noite tem o benefício de melhorar a função do fígado, um órgão que se regenera nas primeiras horas da madrugada.
Primeiramente, cozinhe as alcachofras para amolecê-las e, em seguida, as grelhe com azeite de oliva e alho cru.
Além disso, para que este seja um prato completo, tempere com ovo cozido ralado.
Creme de ervilhas e arroz integral
Os cremes são a melhor escolha para o jantar, por serem nutritivos, “saciantes” e ao serem tomados quentes promovem um bom descanso.
Neste creme, propomos usar as ervilhas, que são os legumes mais digestivos e que provocam menos gases.
Além disso, se combinadas com o arroz integral, rico em vitaminas e minerais, obtém-se uma boa dose de proteína vegetal que será muito bem assimilada pelo organismo.
Imagens por cortesia de Jack Letourneau, lasrecetasdecadadia e floridecires.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Escalante-Izeta, Ericka Ileana, Haua-Navarro, Karime, Moreno-Landa, Luz Irene, & Pérez-Lizaur, Ana Bertha. (2016). Variables nutricias asociadas con la ansiedad y la autopercepción corporal en niñas y niños mexicanos de acuerdo con la presencia de sobrepeso/obesidad. Salud mental, 39(3), 157-163. https://dx.doi.org/10.17711/SM.0185-3325.2016.014
- Escudero Álvarez, E., & González Sánchez, P. (2006). La fibra dietética. Nutrición hospitalaria, 21, 61-72.
- Torres Camacho, V., & Chogar Oquendo, D. (2014). Magnesio-selenio. Revista de Actualización Clínica Investiga, 41, 2156.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.