Ideias para ter um quarto mais aconchegante

· 6 de janeiro de 2017
Não devemos esquecer que o quarto é um lugar destinado ao descanso, por isso é bom fazer o máximo possível para não enchê-lo de objetos que possam dificultar o sono.

Sem medo de errar, pode-se dizer que o quarto é o lugar da casa onde passamos mais horas do dia. Além disso, são horas muito importantes para o bem-estar, já que envolvem o descanso e a intimidade. Para que todos esses aspectos fluam perfeitamente, é bom considerar fatores como iluminação, as cores, a umidade, a ventilação e os aromas. Por isso, mostraremos 5 dicas para que deixe seu quarto aconchegante; para que transmita bem-estar e te ajude a descansar e levantar com energia e bom humor.

1. Uma iluminação adequada para um quarto aconchegante

quarto aconchegante e luxuoso

A iluminação é uma questão fundamental para a sensação de bem-estar. Se contar com um quarto aconchegante e iluminado de maneira natural, isso será muito benéfico.

Dessa forma, busque lâmpadas de luz quente, como as de sal de Himalaia, que proporcionam uma iluminação alaranjada.

É possível ter também velas grandes em diferentes lugares da casa para acender em momentos especiais.

Se a casa for muito escura, dê prioridade às cores brancas e claras e opte por um espaço o mais descolado possível.

Se, pelo contrário, a casa for grande e iluminada, pode-se brincar mais com os elementos decorativos, as luzes discretas e as cores mais escuras para que não pareça uma casa fria.

Leia mais: Formas de desinfetar o quarto naturalmente

2. As cores certas

quarto-principal

Na hora de escolher a cor para pintar as paredes do quarto seja consciente de que este não será somente um fator estético, mas também influenciará no humor.

Ao se tratar de um quarto, recomenda-se considerar o objetivo que se deseja alcançar. Pode-se pintar uma parede, ou só uma parte, ou dar o toque de cor desejado com os elementos decorativos (cortinas, lençol, quadros, etc).

Recomendamos, ademais, adicionar as seguintes cores de maneira moderada:

  • Laranja: para obter calor e alegria, assim como potencializar a criatividade.
  • Verde: proporciona equilíbrio e serenidade.
  • Azul: para combater o estresse, muito relaxante. Ideal contra a insônia.
  • Violeta: a cor da espiritualidade.
  • Vermelho: uma cor muito estimulante e afrodisíaca, para usar sem exageros.

3. Ordem, limpeza e ventilação

Não conseguirá que um quarto seja aconchegante e saudável sem se preocupar, em primeiro lugar, em mantê-lo organizado, limpo e ventilado todos os dias.

Se um quarto está desarrumado, será impossível descansar bem nele. Para a limpeza, recomendamos produtos naturais, de odores neutros.

Também pode-se utilizar limpadores naturais como o limão e o bicarbonato de sódio, que são igualmente eficazes e não têm efeitos colaterais para a saúde.

Ventile a casa todos os dias e, se quiser, também à noite. Se não há um bom sistema de ventilação, pode-se instalar um ventilador de teto.

Também é preciso considerar a umidade da casa. Se for excessiva, é conveniente conseguir um desumidificador, o qual ajudará a ajustar os níveis e prevenir transtornos de saúde.

Saiba mais: Coisas que devemos evitar ter no quarto

4. Um quarto minimalista é a chave

O quarto é o lugar da casa no qual mais devemos procurar ser minimalistas e evitar o excesso de objetos. É preferível ter bons sistemas de armazenamento, como caixas debaixo da cama, para não deixar muitas coisas à vista.

Além disso, é bom evitar que o quarto seja um lugar de trabalho. É melhor separar o quarto de qualquer outra atividade.

Curiosamente, recomendamos orientar a cabeceira da cama na direção norte, sempre que possível, para melhorar o descanso noturno.

Além disso, é preferível não colocar espelhos que reflitam a cama. Estas são orientações do Feng Shui que podem trazer muitos benefícios.

quarto-minimalista

5. Um aroma personalizado

Qual é o aroma do seu quarto? Cada lugar tem seu aroma particular, que depende dos produtos de limpeza que usamos, dos móveis, etc.

No quarto, é muito importante buscar os aromas de que mais gostamos. Nesse sentido, pode-se obtê-lo com velas aromáticas ou óleos essenciais, por exemplo:

  • Para um espaço mais relaxante: lavanda, camomila, jasmim.
  • Propriedades estimulantes e afrodisíacas, ou para oferecer calor: canela, baunilha, gengibre.
  • Para dar uma sensação de limpeza e frescor: limão, menta.
  • Para melhorar o humor e proporcionar alegria: laranja e tangerina.
  • Para criar um espaço romântico: rosa, jasmim, hamamelis.
  • Efeitos antissépticos e antibacterianos: árvore do chá, eucalipto, limão e lavanda.