5 hábitos que podem impedir a gravidez

Seu estilo de vida pode ter relação com a impossibilidade de ficar grávida. É o momento de fazer algumas mudanças em seus hábitos para conseguir resultados melhores 

Se você está tentando ficar grávida e ainda não conseguiu, siga tentando. Além dos fatores biológicos, existem hábitos que podem impedir a gravidez, como o estresse, as emoções e até mesmo condições ambientais. Ao falar de infertilidade, todo mundo tem o “remédio mágico”.

Alguns dizem que devemos ter relações sexuais com o quadril elevado, que devemos relaxar ou que devemos visitar um curandeiro para tomar uma poção para ser mais fértil.

Ainda que algumas técnicas de apoio emocional e psicológico ofereçam grandes benefícios, devemos levar em consideração que a infertilidade é uma condição médica que não será solucionada sozinha, nem bebendo um chá de ervas.

Se você quer ser mamãe e ainda não conseguiu, mantenha a calma e evite culpar a si mesma. Até mesmo os tratamentos médicos mais efetivos podem variar seus resultados de acordo com a paciente, momento ou lugar.

Seu corpo deve estar preparado e em ótimas condições no momento de conceber. Talvez algumas coisas que você faz diariamente estão complicando a fertilização.

A depressão pode impedir a gravidez

Hábitos que podem impedir a gravidez e que talvez você desconheça

1. Uso precoce de pílulas contraceptivas

Muitas mulheres que iniciam sua vida sexual durante a adolescência optam por utilizar contraceptivos orais. O grande erro que cometem é não consultar um médico. Além disso, pela falta de informação, chegam a fazer mau uso da pílula.

Um dos métodos que as mulheres abusam desde a adolescência é a pílula do dia seguinte. Se acostumam a tomá-la toda vez que tem relações sexuais, sem considerar as graves consequências que traz.

Tomá-la de maneira contínua reduz sua efetividade e causa irregularidades na menstruação. Além disso, seu uso prolongado pode causar infertilidade a longo prazo. Por outro lado, algumas pílulas contraceptivas podem aumentar a quantidade de prolactina no sangue.

A prolactina é o hormônio que inibe a ovulação. Por isso, se você abusa dos contraceptivos pode ter os valores deste hormônio elevados, o que pode afetar sua ovulação e dificultar a gravidez.

Saiba mais: Como deixar a pílula?

2. Uma dieta deficiente

Quando não comemos de forma suficiente, ou sofremos de extrema magreza, os ciclos menstruais se tornam irregulares, e até mesmo desaparecem. Em outras palavras o ciclo hormonal se modifica por completo e as chances de ficar grávida reduzem.

O peso tem uma grande influência na capacidade para conceber. Para a correta ovulação, o organismo requer cerca de 22% de gordura corporal.

Se você é muito magra, e seu nível de gordura corporal está abaixo dos parâmetros normais, sofrerá dificuldades na hora de ter um filho. O mais recomendado é visitar um especialista, que de maneira saudável, te ajude a alcançar o peso ideal.

Uma má alimentação pode impedir a gravidez

3. Viver com estresse

Ter um ritmo de vida muito agitado e cheio de estresse pode ser um dos hábitos que podem impedir a gravidez. Isso acontece, pois, o estresse altera o ritmo hormonal. No geral, o estresse vem acompanhado de poucas horas de descanso, uma má alimentação e sedentarismo.

Se você está buscando ficar grávida e não obtém resultados satisfatórios, isso pode ser um agravante para o estresse e a ansiedade. Cria-se um círculo vicioso do qual pode ser complicado escapar.

No entanto, não foque no problema, melhor buscar alternativas que ajudem a relaxar. Saia para caminhar, dance ou procure um profissional que ensine técnicas para manejar o estresse.

Você sabe Como aumentar a fertilidade nas mulheres?

4. Dormir pouco

A fertilidade está estreitamente vinculada com nosso relógio biológico e seus ritmos de luz e escuridão. Estes desempenham um papel fundamental na hora de conseguir a gravidez. Até mesmo os ritmos circadianos da mãe chegam a incidir nos ritmos do feto no útero.

Além disso, dormir pouco reduz o hormônio leptina, encarregado da fertilidade feminina. A falta de sono não pode ser recuperada em uma noite ou dormindo mais horas no dia seguinte. Por isso é recomendado dormir pelo menos 7 horas diárias.

5. Fumar

Fumar pode impedir a gravidez

Fumar é um vício prejudicial para a saúde. É considerado um dos hábitos que podem impedir a gravidez. Este provoca transtornos hormonais e dificuldades para ficar neste estado.

A nicotina, o alcatrão e o monóxido de carbono que é inalado dos cigarros limitam a capacidade do corpo de se oxigenar.

Concluindo

Antes de buscar ficar grávida, analise seu estilo de vida: É saudável? Está abusando dos excessos? Tem uma vida tranquila?

Se a resposta é não, comece a incluir hábitos mais saudáveis em sua rotina como uma alimentação balanceada, realizar atividade física com frequência, ingerir a quantidade necessária de minerais e vitaminas.

Também nunca é demais fazer uma visita ao médico se acredita que é infértil. Um especialista te explicará qual é o melhor método para conceber de acordo com as características de seu organismo.

Recomendados para você