5 hábitos matinais para começar bem o dia

Aproveitando o potencial dos hábitos matinais, podemos começar cada dia muito mais dispostos.

Precisamos escolher bem os nossos hábitos matinais para começar bem o dia. Eles definem como será nosso ritmo durante o resto do dia. Por esta razão, é essencial cuidar das nossas primeiras ações logo depois de acordar.

Quando despertamos, precisamos ativar nosso organismo para podermos realizar todas as tarefas que temos à frente. Embora consideremos que essa “ativação” começa ao beber o primeiro gole de café, ela começa na cama.

Sim, o primeiro hábito da manhã que nos dá energia e entusiasmo durante o dia pode ser feito quando ainda estamos deitados. Quando nos espreguiçamos, alongando os braços, pernas e a coluna, estamos dizemos ao corpo que é hora de passar da inatividade à atividade. Nós também liberamos tensões musculares e eliminamos a sensação de dormência.

Neste artigo comentamos quais são os 5 melhores hábitos matinais para começar bem o dia. Você verá que eles são energizantes e extremamente positivos para a nossa saúde.

Hábitos matinais para começar bem o dia

1. Massagem nas orelhas

Mulher com dor nos ouvidos

As orelhas contam com um grande número de terminações nervosas conectadas ao resto do nosso corpo. Por esse motivo, uma massagem nos ouvidos é um dos melhores hábitos matinais para começar bem o dia.

Uma simples massagem nos ouvidos após o despertar ajuda o organismo a se preparar para as atividades com disposição. Se realizarmos a massagem com firmeza e rapidamente, ativaremos a circulação e isso nos ajudará a acordar.

2. Um copo de água com limão

Entre os hábitos matinais que fornecem mais energia está a hidratação. Depois de ter passado várias horas sem beber líquidos, o corpo precisa se hidratar para ativar suas funções.

Uma boa ideia para hidratar-se pela manhã é trocar o café por um copo de água morna com limão. Isso ajuda a melhorar o funcionamento do nosso sistema digestivo. Além disso, também ajuda o nosso fígado e os intestinos, melhorando a nossa flora intestinal.

Outra propriedade da água morna com limão é que elimina toxinas e fortalece nosso sistema imunológico, proporcionando benefícios para todo o corpo.

Só será necessário espremer um quarto ou meio limão num copo de água morna e consumi-lo entre 20 e 30 minutos antes do café da manhã, todas as manhãs.

3. Limpe sua língua

Língua esbranquiçada

Certamente todos nós fomos ensinados, quando éramos crianças, que temos que escovar os dentes duas ou três vezes por dia para manter nossa saúde bucal. Bem, essa ação também faz parte dos hábitos matinais que nos ativam.

É importante que, quando escovarmos os dentes pela manhã, não nos esqueçamos da língua. Por quê? Porque nela se acumula uma grande quantidade de bactérias que podem levar ao surgimento de micro-organismos e odores desagradáveis, além do tártaro, cáries e problemas nas gengivas.

4. Uma colher de mel

O mel tem múltiplas propriedades e benefícios. Um deles é que ajuda a estimular a memória, por causa das vitaminas e minerais que contém. Algumas pessoas só lembram do mel como um remédio natural para aliviar os sintomas do resfriado comum, da tosse ou mesmo da alergia.

Para estimular a memória, não há nada melhor do que tomar uma colher de mel todas as manhãs. Você deve fazer isso entre 10 e 15 minutos antes do café da manhã.

Por outro lado, é preferível que o mel seja fresco e natural. Se achar o sabor muito doce, você pode dissolvê-lo em um copo com água ou leite. O efeito será o mesmo. Muitas pessoas optam por adoçar seu primeiro café do dia com uma colher de mel.

5. Enxaguar a boca com uma solução de peróxido de hidrogênio

Conta-gotas de água oxigenada

Além de escovar os dentes e a língua, outro dos hábitos matinais que podemos adotar para melhorar nossa saúde bucal é enxaguar a boca com uma solução de peróxido de hidrogênio, substância mais conhecida como água oxigenada.

Basta colocar entre 5 e 7 gotas em meio litro de água e enxaguar a boca todas as manhãs com a mistura, pois dessa forma ajudaremos a clarear os dentes. Também ajuda a eliminar os odores produzidos pelo mau hálito e prevenir ou curar algumas doenças das gengivas.

Recomendados para você