5 exercícios que não ajudam a emagrecer
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Costumamos pensar que fazer exercício somente serve para emagrecer, mas isso é falso. Existem exercícios que não ajudam a emagrecer, mas que são perfeitos para quem tem uma condição física ótima ou desejam fortalecer somente os músculos.
Siga lendo que a seguir comentaremos sobre estes exercícios. Lembre-se que, mesmo que você precise perder peso, é vital trabalhar outros aspectos do corpo. O ideal é incluir esportes para queimar gordura e para fortalecer os músculos por igual.
Lista de exercícios que não ajudam a emagrecer
A seguir, mostraremos uma lista de exercícios que não ajudam a emagrecer. No entanto, eles são ideais para manter sua forma atual e melhorar sua resistência física.
1. CrossFit
O CrossFit é um dos exercícios que não ajuda a emagrecer, mas ficou na moda nos últimos anos. Na verdade, se você investigar um pouco, é possível que encontre uma academia especializada nesta técnica próxima a sua casa.
Mesmo que seja um esporte muito intenso, não é apto para eliminar quilos a mais. O que você pode causar se praticar sem ter a condição física adequada é uma lesão grave, de acordo com artigo publicado no Orthopedic Journal of Sports Medicine.
- Recomendamos praticar o CrossFit se estiver com o peso ideal, se tiver uma boa condição e estiver acostumado a fazer exercícios.
- Além disso, seria recomendado iniciar com rotinas básicas e vigiar sua dieta para evitar descompensações.
No entanto, só porque o CrossFit não ajuda a emagrecer, não significa que não melhore a composição corporal. Sua massa muscular aumentará e a quantidade de gordura no corpo será reduzida. No entanto, como o músculo pesa mais do que o tecido adiposo, seu peso pode ser aumentado. No entanto, essa situação é positiva para a saúde.
2. Ioga
A ioga é a contraparte do CrossFit, ainda que também seja um dos exercícios que não ajuda a emagrecer. Enquanto que o anterior é extenuante e muito intenso, a ioga é relaxante e extremamente tranquila. Tem estado na moda muito antes do CrossFit e é uma boa opção para começar a introduzir o esporte em sua vida e melhorar a respiração, de acordo com um estudo publicado em 2015.
- No que se refere às calorias, uma hora de Ioga implica na queima de umas 150 calorias.
- Ao caminhar 30 minutos, você conseguirá queimar cerca de 311 calorias.
Se você não treinar há algum tempo, comece com este para fortalecer os músculos.
3. Sessões longas de cardio
Você deve se lembrar que, há alguns anos, as longas sessões de cardio ficaram na moda. Em todos os lugares você pode encontrar uma maneira de praticá-la. No entanto, o que ninguém sabia é que se trata de um dos exercícios que não o vai ajudar a emagrecer. Na verdade, melhora principalmente a resistência aeróbia. Os exercícios de cardio são uma ótima alternativa para:
- Melhorar a força.
- Aumentar a elasticidade.
- Fortalecer os músculos.
- Acelerar o metabolismo.
Embora você não vá queimar grandes quantidades de gordura com uma sessão de cardio, recomendamos esta atividade para melhorar a sua condição física. Certifique-se de que a sua rotina semanal inclua duas sessões de cardio de 30 minutos.
Com o tempo, você notará que sua respiração melhora e sua capacidade de realizar tarefas que agora podem custar muito trabalho. Dois bons exemplos de melhorias são o aumento da velocidade ao subir escadas e a melhora da respiração.
Leia também: 6 exercícios para fazer cardio
4. Pilates
O Pilates é outro dos exercícios que não te ajudarão a emagrecer e é muito similar à Ioga. É um exercício que vem sendo praticado por vários anos e que tem benefícios extraordinários para a saúde, incluindo:
- Melhora a flexibilidade.
- Ajuda a relaxar e elimina a tensão por isso que é perfeito para os dias de mais estresse.
- Fortalece os músculos.
- Permite se recuperar de lesões de forma suave e sem se colocar em risco.
É uma opção esportiva para idosos que não podem realizar esportes mais exigentes. Caso tenha passado por uma lesão que te impeça de se mover de forma normal, pergunte ao médico se pode praticar o Pilates. Na maioria dos casos é recomendado e muito benéfico para recuperar o movimento.
5. Exercícios que trabalham somente uma parte do corpo
Outros exercícios que não ajudam a emagrecer são aqueles que somente trabalham uma área do corpo. Na maioria dos casos, os praticamos porque nos prometem queimar a gordura de uma área problemática específica.
A realidade é que a maioria de nós prefere economizar o máximo de esforço possível. Por isso, quando uma rotina nos promete resultados imediatos, tendemos a acreditar. No entanto, devemos saber que para estar saudável temos que trabalhar o corpo em seu conjunto.
- Se preferir trabalhar zonas específicas, então organize sua rotina esportiva para trabalhar uma área todo dia.
- Lembre-se também se lembre de que será necessário contar com a supervisão de um especialista que guie e controle seus avanços para evitar desajustes ou lesões.
Nem todos os exercícios ajudam a emagrecer
Se o seu objetivo for emagrecer, nem todos os exercícios são válidos para você. Alguns, como o CrossFit, aumentam a massa muscular e, portanto, também o peso. Outros são excessivamente leves, como ioga ou Pilates.
Caso necessite reduzir quilos, a melhor opção são os exercícios intervalados, acompanhados de uma orientação dietética de acordo com as suas necessidades nutricionais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Weisenthal BM., Christopher A., Beck MA., et al., Injury rate and patterns among crossfit athletes. Orthopaedic Journal of Sports Medicine, 2014.
- Lau C., Yu R., Woo J., Effects of a 12 week hatha yoga intervention on cardiorespiratory endurance, muscular strength and endurance, and flexibility in hong kong chinese adults: a controlled clinical trial. Evid Based Complement Alternat Med, 2015.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.