5 dicas para dormir melhor se você tiver artrite psoriática

· 3 de maio de 2019
Os pacientes com artrite psoriática tendem a ter problemas de sono devido aos sintomas que resultam da doença. Colocar algumas dicas em prática antes de dormir pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.

A artrite psoriática é acompanhada por uma série de sintomas que diminuem a qualidade de vida. Portanto, os pacientes têm que seguir uma série de estratégias que lhes permitam minimizá-los. Hoje queremos rever algumas dicas para você dormir melhor caso tenha artrite psoriática.

Segundo a pesquisa da Dra. Kristina Callis Duffin, professora de dermatologia da Universidade de Utah, a coceira e a dor dessa condição podem levar à má qualidade do sono. Isso, por sua vez, aumenta o estresse e a exaustão durante o resto do dia.

Saiba como combater a alteração do sono nessa condição.

O que é a artrite psoriática?

Artrite psoriatica coça

Antes de entrar em detalhes sobre como dormir melhor se você tiver artrite psoriática, é importante rever brevemente os conceitos básicos da doença. A artrite psoriática é uma condição que combina dor e inchaço nas articulações com psoríase.

A psoríase é uma doença de pele cujos sintomas incluem manchas vermelhas e escamosas na pele e no couro cabeludoEstima-se que 30% dos casos de psoríase correspondam à artrite psoriásica. A partir dela podemos distinguir vários subtipos:

  • Simétrica: este tipo de artrite psoriática afeta as mesmas articulações em ambos os lados do corpo. Seus sintomas são semelhantes aos da artrite reumatoide (AR).
  • Assimétrica: afeta uma articulação ou algumas articulações em apenas um lado do corpo. As articulações podem ficar vermelhas.
  • Interface distal predominante: envolve as articulações próximas às unhas.
  • Espondilite: envolve a coluna e pode tornar os movimentos dolorosos.
  • Artrite psoriática mutilante: é uma das formas mais graves de artrite psoriática. Pode causar a deformação das mãos e dos pés.

Não deixe de ler: Aveia para descansar melhor: 5 motivos para consumi-la antes de dormir

Sintomas da artrite psoriática

Os sintomas da artrite psoriática podem variar em cada pessoa. Na verdade, eles podem ser apresentados de forma intermitente. De vez em quando elas são leves e, em outros momentos, podem piorar. Os mais comuns são:

  • Inflamação e sensibilidade articular
  • Rigidez matinal
  • Dor muscular
  • Manchas escamosas na pele
  • Couro cabeludo escamoso
  • Sensação de fadiga
  • Separação da unha do leito ungueal
  • Vermelhidão dos olhos (conjuntivite)

Relação da artrite psoriática com o sono

Relação da artrite psoriática com o sono

Uma investigação que foi realizada no ano de 2017 determinou que 84% dos pacientes com artrite psoriática têm uma má qualidade de sono. Sintomas como coceira, dor por lesões e estresse impactam significativamente essa consequência da doença.

Embora não seja uma causa direta da insônia, seus efeitos colaterais podem reduzir o período de descanso. Muitas vezes, os pacientes têm dificuldade em dormir em horários regulares ou têm interrupções no descanso. Além disso, eles correm mais risco de apneia obstrutiva do sono.

Dicas para dormir melhor se você tiver artrite psoriática

Para dormir melhor se você tiver artrite psoriática, é preciso iniciar uma série de estratégias dentro dos seus hábitos. De fato, muitos deles são recomendados pelo médico durante o controle da doença. Você sofre desta condição? Você tem problemas para dormir? Coloque essas dicas em prática!

1. Use roupas confortáveis

Casal de idosos dormindo

Embora possa parecer irrelevante, escolher boas roupas pode ajudá-lo a dormir melhor se você tiver artrite psoriática. Escolha manter sua pele seca e a coceira sob controle escolhendo roupas de algodão soltinho ou de seda. Estes materiais previnem a irritação da pele enquanto você descansa.

2. Faça terapias de calor e frio

A terapia de temperatura é uma das maneiras de relaxar as articulações antes de ir para a cama. Em algumas pessoas, a temperatura fria funciona melhor, enquanto em outras é a quente. Experimente os dois e escolha aquele que proporciona mais relaxamento. Mesmo se você preferir o frio ou o quente, alterne entra as duas temperaturas.

Confira ademais: 5 dicas para evitar os surtos de psoríase

3. Hidrate a pele

Mãos de pessoa co arttrite

Uma das medidas mais simples para manter os sintomas da doença sob controle é hidratar a pele regularmente. Se os sintomas tendem a piorar durante a noite, pode ser conveniente usar um hidratante antes de dormir. Opte por usar alternativas naturais, como o óleo de coco ou a manteiga de karité.

4. Aplique uma técnica de relaxamento

Ioga, meditação e outros métodos de relaxamento são excelentes alternativas para dormir melhor se você tiver artrite psoriática. Estas terapias favorecem o relaxamento das articulações e reduzem o estresse que deriva dos sintomas. Eles podem ser colocados em prática cerca de 30 minutos antes de ir para a cama.

5. Aromaterapia

Óleos essenciais para tratar artrite psoriática

Os benefícios da aromaterapia são usados ​​como complemento para reduzir os sintomas de muitas condições. Graças às propriedades de alguns óleos essenciais, eles são uma boa opção para reduzir o estresse e outros desconfortos da artrite psoriática. Eles podem até mesmo favorecer a redução da dor.

Certifique-se de usar fragrâncias como:

  • Lavanda
  • Camomila
  • Hortelã
  • Limão
  • Sândalo
  • Romero

Finalmente, não se esqueça de conversar com seu médico sobre os problemas de sono que você tiver devido à artrite psoriásica. É muito importante avaliar a possibilidade de você ter apneia obstrutiva do sono. Esta condição requer outra atenção e, de fato, em geral, às vezes é necessário recorrer a certos medicamentos.

  • Gladman, D. D., Antoni, C., Mease, P., Clegg, D. O., & Nash, O. (2005). Psoriatic arthritis: Epidemiology, clinical features, course, and outcome. In Annals of the Rheumatic Diseases. https://doi.org/10.1136/ard.2004.032482
  • Ritchlin, C. T., Kavanaugh, A., Gladman, D. D., Mease, P. J., Helliwell, P., Boehncke, W. H., … Taylor, W. J. (2009). Treatment recommendations for psoriatic arthritis. Annals of the Rheumatic Diseases. https://doi.org/10.1136/ard.2008.094946
  • Callis Duffin, K., Wong, B., Horn, E. J., & Krueger, G. G. (2009). Psoriatic arthritis is a strong predictor of sleep interference in patients with psoriasis. Journal of the American Academy of Dermatology. https://doi.org/10.1016/j.jaad.2008.10.059
  • Dhir, V., & Aggarwal, A. (2013). Psoriatic arthritis: A critical review. Clinical Reviews in Allergy and Immunology. https://doi.org/10.1007/s12016-012-8302-6
  • Ian Y.H. Wong, Vinod Kumar Mozhikunnam Chandran, Suzanne Li, Dafna D Gladman. (2017). Sleep Disturbance in Psoriatic Disease: Prevalence and Associated Factors. The Journal of rheumatology. DOI:10.3899/jrheum.161330