5 dicas para controlar o colesterol

8 de abril de 2018
Mudanças na dieta e no exercício podem efetivamente reduzir o colesterol. Propomos 5 dicas para controlar seus níveis elevados no sangue e desfrutar de uma vida mais saudável.

Colesterol, essa palavra terrível que é comumente associada a doenças crônicas importantes e com uma série de malefícios que degeneram a qualidade de vida das pessoas.

Alguma vez você já se perguntou como pode controlá-lo, o que precisa saber e quais melhorias deve aplicar ao seu estilo de vida?

Aqui, nós trazemos uma série de 5 dicas para controlar o colesterol para que você possa encontrar esses pequenos detalhes que melhorarão sua saúde e evitarão uma série de consequências negativas para o seu corpo.

O colesterol não deve ser algo que tomemos de consciência leve, você deve estar ciente disso.

Mas primeiro, deve entender ao que estamos nos referindo com bastante precisão, para que possa agir sobre o assunto e assim dar a direção ideal para a saúde do seu corpo. Lembre-se, “você é o que você come”, tal como diz o ditado popular. 

O colesterol é esse componente adiposo do nosso corpo, produzido pelo fígado, mas também por nossa dieta. Divide-se em dois tipos bem conhecidos:

  • HDL ou colesterol bom, que reduz o risco de doenças cardiovasculares.
  • E o LDL ou colesterol ruim, prejudicial ao corpo.

Não obstante, mostraremos uma série de chaves para levar em consideração e ser capaz de reduzir consideravelmente os possíveis problemas relacionados à sua saúde. Não se preocupe, de uma forma bem simples você notará a diferença e se sentirá mais equilibrado e saudável.

5 dicas para controlar o colesterol

1. Definitivamente “não” ao estilo de vida sedentário

E estresse aumenta os níveis de colesterol

Faça exercícios cardiovasculares, pelo menos por 90 minutos, para uma melhor saúde cardíaca e para perder peso. O exercício cardiovascular é qualquer atividade que usa os grupos musculares repetidamente e aumenta o ritmo de exigência, combatendo a inatividade física tão prejudicial.

Pense em sair para caminhar ou usar cintas, ande de bicicleta, faça remo, ou natação. Qualquer atividade que desejar fará bem. As consequências de um estilo de vida sem atividade física são muitas e pior ainda quando acumula colesterol devido à falta de exercício.

Visite este artigo: Exercícios em casa para combater a celulite. Você vai adorar!

2. Inclua mais vegetais em sua dieta

Faça uma refeição sem carne uma vez por semana. Substitua a proteína animal (vaca, porco, peixe, ovos, queijo) por uma proteína de origem vegetal, como feijão, lentilhas, tofu ou quinoa. Experimente estas proteínas vegetais em saladas, sopas ou omeletes para reduzir o consumo de gorduras saturadas.

Se for difícil para você não comer carne, pelo menos tente incluir em sua dieta vegetais de alto valor nutricional, como cenouras, brócolis e repolhos. Assim consegue contrariar as quantidades de gordura que você costuma comer.

3. Reduza o consumo de gorduras animais

Diminua o consumo de carnes gordurosas para controlar o colesterol

Esta seção é muito importante em relação à qualidade da saúde de suas artérias e veias. Lembre-se, parte do colesterol que consumimos provém de alimentos, e alimentos com alto teor de gordura animal são carregados com altos níveis de colesterol. Evite essa bomba relógio!

Esqueça os alimentos ricos em gorduras, como carnes processadas, embutidos e carnes gordas vermelhas como costelas e cortes mais gordos de carne bovina, vitela, porco e cordeiro. Além disso, remova a pele da galinha ou peru. Evite alguns produtos lácteos como o leite, o queijo e a manteiga.

4. Fibra, um grande aliado

Nós tendemos a pensar na fibra como um grande sacrifício que temos que fazer para alcançar um objetivo. A verdade é que não é assim. Você pode conciliar uma dieta equilibrada com baixo teor de colesterol e, ao mesmo tempo, ter uma boa qualidade de alimentos e um organismo saudável.

Em particular, você deve incluir mais alimentos ricos em fibras solúveis na dieta. Nos intestinos, a fibra solúvel pode se unir à bile, que é feita de colesterol, e o elimina. Procure fibras solúveis em aveia, sementes de linhaça, cevada ou legumes, frutas e vegetais de raiz, além dos cereais tradicionais.

Você quer saber mais? Leia: Os 6 cereais integrais saudáveis que vale a pena incluir na dieta

5. É hora de fazer algo contra a obesidade

o Sobrepeso gera colesterol

O detonador mais temível desta bomba relógio chamado colesterol é definitivamente a obesidade. Em tópicos anteriores, mencionamos as dicas para controlar o colesterol, mas se você não tem controle estrito com seu peso corporal, isso pode levá-lo a um caminho muito perigoso.

Se você estiver com excesso de peso ou sofrer de obesidade, deve perder esses quilos extras. Perder peso ajuda a reduzir o colesterol ruim e mesmo uma perda moderada na balança de cerca de 4 ou 8 quilos pode ter um impacto muito grande nos níveis de colesterol.

Recomendados para você