5 dicas para auxiliar a prisão de ventre

· 30 de junho de 2014
Além de nos hidratar, um copo de água quente ou morna em jejum pode nos ajudar a solucionar esta condição.

A prisão de ventre é um sintoma da diminuição da frequência dos movimentos intestinais, em geral, devido ao fato de consumirmos menos água do que o normal.

Em alguns casos, certos medicamentos também podem desencadear o problema. Nesse artigo, explicaremos como aliviar a prisão de ventre com rapidez, utilizando algumas alternativas naturais e ingredientes disponíveis em praticamente qualquer lugar do mundo.

Passos contra a prisão de ventre

1. Beba água

Beba de dois a quatro copos de água morna quando sofrer episódios de prisão de ventre. Caso tenha sofrido constipações durante vários dias, beba água pura todas as manhãs ao se levantar.

Geralmente é aconselhável beber pelo menos 10 copos de água morna todos os dias. A água é um dos melhores líquidos para limpar os resíduos e toxinas de nosso organismo.

Outras bebidas, como os sucos e refrigerantes, não possuem um efeito comparável ao da água, por mais que sejam naturais ou pareçam saudáveis, pois tendem a conter açúcares em excesso, o que pode realmente piorar a prisão de ventre.

2. Coma frutas e verduras

Frutas-cancer

Coma frutas, verduras e outros alimentos ricos em fibras para aumentar a ingestão diária de fibras. Consuma pelo menos entre 24 a 38 gramas de fibra por dia.

A prisão de ventre é resultado do consumo excessivo de gorduras, açúcar refinado e produtos lácteos.

Considere tomar um suplemento de fibras, mesmo que você acredite ser capaz de consumir todo o teor de fibras que o organismo precisa em suas refeições diárias.

A fibra dietética não pode ser ingerida pelas enzimas do corpo humano, portanto, não é absorvida pela corrente sanguínea. Por isso a fibra permanece no cólon, onde absorve água e amolece as fezes.

Conheça: Incrível dieta depurativa para limpar o cólon

Alguns alimentos ricos em fibra são: framboesas, peras e maçãs, macarrão integral (cozido), cevada (cozida) e farelo, grão-de-bico (cozido), feijão, lentilhas, alcachofra, ervilha (cozida) e brócolis.

3. O café pode ajudar

Muitas pessoas consideram o café uma solução rápida para a prisão de ventre. Isso porque a cafeína que a bebida contém pode estimular os músculos do sistema digestivo, causando uma evacuação intestinal.

Por outro lado, o café também é um diurético, o que significa que reduz a umidade das fezes, tornando-as mais difíceis de expulsar.

Os médicos recomendam evitar os diuréticos como o café, o álcool, os refrigerantes à base de cola e o chá (aquele que contiver cafeína), justamente por esse motivo

4. Coma ameixas

suco-de-ameixa

Coma quatro ameixas ou beba dois copos de suco de ameixas. Essa fruta é especialmente rica em fibras e contém sorbitol, um açúcar que ajuda a amolecer as fezes e aliviar a prisão de ventre.

O sorbitol é um estimulante leve do cólon, que ajuda a reduzir o tempo do trânsito das fezes e, assim, diminuir o risco de prisão de ventre.

Se a textura enrugada ou o sabor único da ameixa não te agrada, o suco pode ser uma alternativa mais aceitável.

O efeito pode vir em poucas horas, por isso é importante tomar o primeiro copo e observar o resultado antes de tentar tomar outro, já que, do contrário, corre-se o risco de sofrer de diarreia.

Leia também: 5 infusões de origem natural para cortar a diarreia

Considere que a ameixa seca tem 14,7 g de sorbitol a cada 100 g, enquanto o suco da ameixa tem 6,1 g da substância para cada 100 g.

Ou seja, será necessário tomar mais suco de ameixa para conseguir os mesmos benefícios que a ameixa pura oferece.

5. Pratique exercícios

Se possível, evite permanecer sentado durante mais de 10 minutos e mantenha o corpo em movimento.

O exercício físico moderado é melhor, e inclusive um passeio de 30 minutos te ajudará a promover os movimentos saudáveis no intestino.